homem calculando em frente a um notebook
Finanças 23/08/2024

Balanço patrimonial no varejo: manual prático para fazer o seu!

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O balanço patrimonial não é apenas mais um relatório financeiro e contábil de uma loja ou franquia. Isso porque esse documento é uma ferramenta extremamente importante para o empresário tomar decisões que impactem o sucesso e crescimento do negócio ano após ano.

Esse demonstrativo faz parte da gestão financeira varejista e, por isso, merece receber a devida atenção na sua elaboração e análise. Os dados revelados apontam o que fazer para manter a marca lucrativa.

Afinal, entre as contas do balanço patrimonial, estão detalhados os ativos e passivos da loja, mostrando a situação financeira atual do negócio. Diante dos resultados, é possível avaliar o melhor caminho a seguir para elevar o lucro e reduzir as despesas.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, leia até o final e confira o que é balanço patrimonial, quando deve ser feito e como estruturar um. Acompanhe!

O que é balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um relatório contábil-econômico que detalha todos os ativos (bens e fontes de recursos) e passivos (dívidas e obrigações) de uma loja. Sendo assim, descreve a situação do negócio em determinado período, mostrando o dinheiro que a empresa deve pagar e o valor de seu patrimônio líquido.

Seu nome não é à toa! O objetivo é o equilíbrio financeiro, mantendo o valor dos ativos igual ao dos passivos somados ao patrimônio líquido.  

Em outras palavras, o relatório apresenta quanto dinheiro sobraria ou faltaria caso o empresário decidisse vender todos os ativos e pagar todas suas dívidas. Logo, aponta indicadores de desempenho estratégicos para a gestão no varejo.

Cabe destacar que esse documento é obrigatório por lei no Brasil para mostrar a evolução do patrimônio das empresas ao fim de cada ano, exceto para as que atuam como Simples Nacional.

Diferença entre balanço patrimonial e DRE

Para ficar mais claro o que é balanço patrimonial, destacamos que o documento é diferente do Demonstrativo de Resultado do Exercício.

O DRE, relatório também fundamental para a gestão varejista, mostra o resultado financeiro do ano-exercício, revelando lucro ou prejuízo conforme o regime de competência do negócio, ou seja, relaciona as despesas e receitas em determinado tempo.

Por outro lado, o balanço patrimonial detalha quanto de ativos e passivos a empresa tem, análise que não faz parte do DRE. Sendo assim, os documentos se complementam no gerenciamento das finanças da loja.

Qual a importância do balanço patrimonial no varejo?

O balanço patrimonial é importante por vários motivos:

  • fornece uma visão objetiva e detalhada da situação financeira da franquia;
  • melhora a tomada de decisões, que são feitas com base em dado realistas;
  • pode ser usado para elaborar o planejamento estratégico e tributário;
  • ter certeza da quantidade de dinheiro disponível a curto prazo (com liquidez).

Quando fazer o balanço patrimonial no varejo?

O balanço patrimonial no varejo deve ser feito no final de cada ano-exercício, ou seja, a cada 12 meses. É recomendável iniciar em dezembro para apresentação no início de janeiro, o que agiliza a análise financeira da loja e o planejamento estratégico anual.

Qual é a estrutura do balanço patrimonial?

Por ser obrigatório por lei, existe um padrão de estrutura do balanço patrimonial, que, em resumo, é assim:

  • ativos;
  • passivos;
  • patrimônio líquido.

Entenda sobre cada um desses dados.

Ativos

Os ativos são todos os bens, direitos, recursos e dinheiro em caixa que a loja possui e possam gerar valor econômico ao negócio. Eles são divididos em dois tipos:

  • ativo circulante: com maior liquidez, ou seja, que pode ser transformado rapidamente em dinheiro (menos de um ano), como dinheiro em caixa, contas a receber, estoque, aplicações financeiras etc;
  • ativo não-circulante: com menor liquidez, isto é, que demora mais para se transformar, de fato, em dinheiro, como imóveis, terrenos, veículos, móveis, equipamentos, máquinas, direitos autorais, patentes, entre outros.

Passivos

Os passivos se referem às dívidas e obrigações, mostrando o que a loja deve e precisa quitar no futuro. Como representam a saída de dinheiro da empresa, reduzem o valor do patrimônio da marca.

Eles possuem duas classificações:

  • passivo circulante: dívidas e obrigações com vencimento em curto prazo (menos de um ano), como salários, fornecedores, impostos, tributos, financiamentos e empréstimos;
  • passivo não-circulante: dívidas e obrigações que possuem prazo de vencimento maior do que um ano, como empréstimos, financiamentos, debêntures etc.

Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido representa tudo o que o negócio tem como capital próprio, sendo a soma de todos seus recursos, valores investidos, as reservas de lucros, estrutura física, patentes, bens, imóveis, ações, equipamentos e maquinário.

Para calculá-lo, basta diminuir os passivos dos ativos.

Leia também: Entenda a importância da gestão de contas a pagar e receber e aprenda as melhores práticas

Como fazer o balanço patrimonial no varejo?

Fazer o balanço patrimonial não é um processo complexo, mas requer conhecimento sobre processos contábeis e financeiros para montá-lo de forma completa e correta. Uma alternativa é utilizar a tecnologia para automatizar operações e facilitar a criação de um relatório abrangente ― abordaremos isso posteriormente.

Primeiro, trouxemos um passo a passo para você aprender como fazer o balanço patrimonial no varejo, confira!

1 – Mapeie todos os ativos e passivos

    O mapeamento de todos os ativos e passivos circulantes e não-circulantes deve ser realizado de forma detalhada.

    Para facilitar a adição e análise desses dados no balanço, classifique cada um por grau de liquidez, natureza e datas.

    2 – Faça a conciliação contábil

      Depois de tudo organizado, faça a conciliação contábil, ou seja, compare os saldos com os Livros Diários e extratos bancários para verificar se estão corretos e aparecem em todos os registros.

      3 – Classifique as contas patrimoniais

        O objetivo é atualizar o saldo do período financeiro e econômico analisado pelo balanço patrimonial. Para isso, é necessário classificar as contas patrimoniais e apontar os resultados positivos como lucro, e os negativos como prejuízos.

        Lembramos que o valor do patrimônio líquido é o resultado da conta: ativos – passivos.

        4 – Faça a análise do balanço patrimonial

          A análise também é de extrema importância para elaborar seu balanço patrimonial. Afinal, é preciso entender se a loja tem patrimônio líquido positivo ou negativo; se está muito ou pouco endividada; e se tem caixa e ativos de curto prazo para cumprir suas despesas e obrigações.

          De modo geral, para fazer uma avaliação completa, é necessário realizar três tipos de análises do balanço patrimonial:

          Análise Vertical (AV)

          Compara cada linha do ativo ou passivo com o total dos valores de cada um, ou seja, mensura a participação dessa linha no montante total, transformando o resultado em um percentual.

          Exemplo: do total dos ativos circulantes, 1% é dinheiro em caixa, 29% aplicações financeiras e 41% de contas a receber dos clientes.

          Análise Horizontal (AH)

          Compara um ano com o ano anterior para avaliar a evolução e o crescimento do patrimônio empresarial. Para analisar o balanço dessa maneira, é preciso usar a seguinte fórmula:

          conta do ano / conta do ano anterior – 1 x 100

          Ela pode ser aplicada para analisar os ativos e passivos.

          Análise por indicadores

          Existem diversos indicadores econômicos-financeiros disponibilizados no balanço que são essenciais para a tomada de decisão do empresário. Esses índices também servem para comparar a empresa com negócios do mesmo setor para verificar o que precisa ser melhorado.

          Além disso, é possível avaliá-los a cada ano para verificar o crescimento da marca.

          Entre os principais indicadores estão:

          • de liquidez: liquidez corrente, seca, imediata e geral;
          • operacionais: prazo médio de estocagem, de cobrança e de pagamento.

          Dá para usar a tecnologia para fazer o balanço patrimonial?

          A tecnologia é a melhor aliada para ganhar tempo e eficiência na elaboração de relatórios contábeis e financeiros, como o balanço patrimonial e DRE.

          O F360 Contábil, por exemplo, centraliza em só lugar dados estratégicos para a tomada de decisão e a criação e análise de relatórios e demonstrativos.

          Com o cruzamento com a Receita Federal e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, o sistema ajuda a identificar prazos e créditos fiscais, além de fornecer indicadores baseados em suas declarações contábeis, como liquidez, rentabilidade, EBITDA, ROI e muito mais.

          Para facilitar, a ferramenta oferece ainda um canal do contador, perfeito para compartilhar dados, exportar arquivos e emitir relatórios para elevar a eficiência operacional do seu negócio.

          Quer saber como o F360 Contábil funciona na prática? Agende uma demonstração gratuita e conheça todos seus recursos e funcionalidades!

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          Escrito por:

          Maurício Galhardo

          Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

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