mulher e homem dentro de uma loja conversando sobre visual merchandising
Empreendedorismo 04/10/2024

O que é visual merchandising e como ajuda a vender mais?

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Se você está com dificuldade de atrair mais clientes e se destacar no mercado, é preciso saber o que é visual merchandising e conhecer o seu poder de despertar o desejo do público pela marca.

A princípio, saiba que o conceito vai além da boa organização da loja e decoração da vitrine, e envolve detalhes que resultam em uma ótima experiência oferecida ao cliente.

Sendo assim, é um dos caminhos para elevar a vantagem competitiva no seu setor de atuação e usar estratégias de marca para ampliar a base de clientes e as vendas, é claro.

Vamos aprender como fazer isso? Leia até o final e descubra o que é visual merchandising, seu objetivo, principais elementos e as melhores práticas para aplicar e vender mais!

O que é visual merchandising?

O visual merchandising é uma estratégia de marketing que usa elementos visuais para despertar a atenção e o interesse do público, bem como influenciar o comportamento do cliente em lojas. De modo geral, abrange desde a organização da vitrine até a embalagem do produto. 

Sabe quando você entra em um restaurante e se sente envolvido pela atmosfera do local? Ou então quando compra uma roupa e se sente confortável e feliz no ambiente? Tudo isso acontece por meio das sensações provocadas pelas técnicas de visual merchandising.

Logo, já pode imaginar que, quanto mais criatividade tiver, mais clientes e vendas a marca conquistará. E isso vale não apenas para o dia a dia, mas também para se destacar durante datas comemorativas, como Black Friday, Natal e Dia das Mães.

Quais os elementos do visual merchandising?

Para entender melhor o que é visual merchandising, conheça os principais elementos dessa técnica de marketing:

  • layout da loja: planejamento e organização do espaço e disposição das mercadorias;
  • vitrine: organização e decoração da vitrine, com o devido destaque dos produtos;
  • displays internos: uso de elementos visuais com ou sem tecnologia para apresentar os itens na loja;
  • iluminação: usada para destacar mercadorias e criar um ambiente confortável, que contribui para afetar a percepção do cliente;
  • uso de cores e temas: planejamento da paleta de cores e temas sazonais para criar uma atmosfera com a cara da marca;
  • comunicação visual: uso de sinalizações para dar informações e orientar os clientes no espaço.

Leia também: Como aumentar o fluxo de clientes e manter as vendas em alta?

Qual o objetivo do visual merchandising?

O objetivo central do visual merchandising é atrair clientes e proporcionar uma experiência de compra agradável e inesquecível ao público. Como consequência, a estratégia visa aumentar as vendas e o faturamento da marca, gerar fidelidade do consumidor e melhorar o posicionamento no mercado.

A expressão “a primeira impressão é a que fica” faz todo sentido quando falamos sobre as práticas de visual merchandising. Afinal, a ideia é captar rapidamente a atenção do cliente e impactá-lo com a sensação de bem-estar e pertencimento ao ambiente.

Qual a função do visual merchandising?

A função do visual merchandising é fortalecer a marca no mercado e gerar mais vendas por meio de técnicas e elementos visuais que chamam a atenção do público. Portanto, se divide em várias finalidades:

  • melhorar a exposição de produtos;
  • conquistar novos clientes e fidelizar os atuais;
  • aumentar as vendas, o ticket médio e a lucratividade;
  • reforçar a identidade visual da marca;
  • melhorar a experiência de compra e a satisfação do cliente;
  • destacar-se da concorrência.

Como fazer visual merchandising?

Antes de colocar qualquer estratégia em ação, conheça seu público-alvo e suas preferências e faça uma pesquisa de mercado aprofundada. Depois, crie um planejamento, considere as datas sazonais e entenda como alinhar o visual merchandising à identidade da marca.

O planejamento deve considerar não apenas o público-alvo, mas também a localização da loja, a arquitetura e o layout do espaço, a organização de vitrine, os produtos mais vendidos e com maior ticket médio e os temas abordados ao longo do ano.

Para entender melhor, confira dicas de como fazer visual merchandising com pontos cruciais para envolver o cliente e aumentar suas vendas!

1 – Planeje o layout da loja

    O layout da loja e sua ambientação são fatores extremamente importantes para cativar e orientar os clientes no espaço. E isso envolve organização dos produtos, que precisam ser divididos em subdepartamentos para facilitar a compra.

    Além disso, pode-se incluir placas de sinalização, como de departamentos, de saída, de provadores de roupas e de sanitários.

    De modo geral, o layout precisa seguir o conceito da marca, com suas cores e identidade visual desde a fachada até a embalagem de produtos. A decoração precisa envolver o público no interior da loja e não se limitar apenas à vitrine.

    Hoje em dia, até os banheiros e os provadores de roupa podem receber uma decoração criativa e se tornarem “instagramáveis”, o que ajuda a divulgar a marca nas redes sociais de quem frequenta o espaço.

    2 – Invista na vitrine

      A vitrine é o chamariz de uma loja, seja qual for sua localização, na rua ou no shopping. Sendo assim, precisa ser muito bem pensada.

      A dica é incluir elementos visuais com base no storytelling, isto é, que contem uma história ao cliente, envolvendo-o no conceito da coleção e dos produtos destacados.

      Por isso, entenda que a vitrine precisa de atualização periódica e não só em datas comemorativas, ok? Explore a criatividade e mescle instalações artísticas, iluminações especiais, exibições de vídeos e muito mais.

      3 – Defina produtos para destacar

        Uma das técnicas do visual merchandising é o destaque de produtos em diversos espaços da loja. Só que, para elevar as vendas, é preciso estratégia: identifique os produtos mais vendidos ou escolha quais itens da nova coleção têm mais chances de agradar os clientes conforme o histórico de compras.

        Assim, é mais fácil entender quais produtos merecem destaque e como. E isso vale também para mercadorias em promoção que devem ser bem posicionadas para atrair os consumidores.

        Continue aprendendo: Como fazer promoções de sucesso e ter lucro? Veja estratégias!

        4 – Estimule os sentidos dos clientes

          Outra alternativa é estimular os cinco sentidos dos clientes (audição, visão, olfato, tato e paladar) por meio do visual merchandising.

          • Audição: crie playlists para tocar na loja com músicas que combinam com o gosto do público-alvo. Se possível, disponibilize a seleção musical em plataformas de streaming para gerar maior identificação com a marca.
          • Visão: explore a identidade visual e mescle cores, formas e símbolos em elementos espalhados estrategicamente pelo espaço.
          • Olfato: muitas lojas criam essências personalizadas para tornar a experiência do cliente mais agradável no ambiente. Uma dica é adicionar o aroma da marca às roupas e embalagens de produtos também.
          • Tato: lojas físicas permitem que os clientes toquem e experimentem os produtos, logo, ofereça sempre amostras para teste e manuseio.
          • Paladar: o estabelecimento comercial pode escolher certas datas sazonais e oferecer comidas típicas e bebidas aos clientes, como drinks, aperitivos e doces. Algumas marcas têm balas com logo da empresa na embalagem, por exemplo.

          5 – Determine as zonas quentes e frias da loja

            É difícil destacar todos os produtos que deseja no espaço da loja. Por isso, o merchandising considera a divisão do ambiente em zonas quentes e frias.

            A zona fria é a área por onde os clientes passam poucas vezes. Já a quente é o espaço com mais circulação de pessoas.

            Para reduzir a região com pouco tráfego de consumidores, invista em uma melhor iluminação, organize os produtos de forma diferente, retire móveis e prateleiras que dificultem a passagem e inclua itens de necessidades básicas ou mais vendidos para chamar a atenção.

            Já nas zonas quentes, com alta concentração de pessoas, como a entrada da loja, pense em destacar produtos com maior margem de lucro ou da nova coleção.

            O objetivo é reduzir as zonas frias e aumentar as quentes para estimular a venda.

            Lembramos que é de extrema importância manter espaço vazios na loja para deixar o ambiente mais organizado e agradável, sem aquela sensação de mercadorias “entulhadas” nas prateleiras. Isso até dificulta encontrar produtos para comprar.

            6 – Mais dicas de visual merchandising

              • Pense na iluminação da loja para gerar um ambiente agradável e destacar os produtos de forma estratégica.
              • Não deixe a decoração ofuscar o item em destaque, tanto na vitrine quanto no interior do estabelecimento.
              • Tenha uma climatização agradável conforme a temperatura externa.

              Por fim, destacamos a importância de contar com um sistema de gestão simples e completo para gerenciar as vendas e as preferências dos clientes, afinal, é possível identificar produtos com mais e menos demanda para criar estratégias de visual merchandising eficazes.

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              Escrito por:

              Carolina Ferrari

              Gerente de marketing da F360

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