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A expansão de franquias consiste em um processo voltado para o aumento do número de unidades da rede, por meio da formalização de parcerias com novos franqueados.
Essa é uma ótima abordagem para amplificar a presença da marca em diferentes regiões do país, bem como para aumentar a rentabilidade decorrente desse modelo de negócio. Além disso, trata-se de um segmento bastante promissor.
De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias no Brasil superou R$ 211 bilhões e cresceu 14,3% em 2022.
Quanto ao número de unidades, o estudo apontou uma expansão de 7,8%, o que resultou em mais de 184 mil operações. No caso das redes, o crescimento foi de 6,8%, superando 3 mil marcas.
Os setores de destaque foram alimentação (food service), hotelaria, turismo, saúde, beleza e bem-estar.
Para 2023, a Associação Brasileira de Franchising projetou um crescimento de franquias na ordem de 9,5% a 12%.
Como você pôde ver, realmente é um mercado que está em notável progresso. Quer saber como aproveitar esse momento? Então siga a leitura deste artigo e confira as seis melhores dicas de expansão de franquias e muito mais sobre esse tema.
Principais aprendizados deste artigo:
- A expansão de franquias é o aumento planejado do número de unidades da marca. O processo se dá por meio de ações que garantam a identidade visual e a padronização do atendimento e dos produtos em todas as lojas.
- Ao pensar em abrir novas unidades, é importante analisar o potencial de mercado do empreendimento e sua capacidade de aumentar a produção sem comprometer as atividades diárias.
- Um projeto de expansão de franquias considera o perfil do franqueado, as informações sobre a nova localização, o perfil dos clientes locais para entender o potencial de consumo e a análise dos concorrentes.
- Expandir as operações de uma marca permite que o franqueador aumente seu faturamento e a quantidade de clientes de maneira orgânica, além de elevar seu poder de atuação no mercado.
- Para o franqueado, a expansão de franquias entrega uma possibilidade mais segura de retorno sobre o investimento e a facilidade para começar e gerenciar um negócio próprio, pelo acesso aos manuais da marca.
O que é expansão de franquias?
Expansão de franquias é um processo que tem por objetivo aumentar o número de unidades de um negócio, de modo que as novas lojas sigam o mesmo padrão visual, de atendimento, produtos, serviços e demais características.
Como comentamos logo na abertura deste artigo, essa é uma prática que ajuda bastante a elevar o poder de atuação da marca, por meio da amplificação da sua presença em diversas regiões. Dependendo do modelo empresarial e das soluções oferecidas, esse crescimento pode envolver ainda a atuação em mercados internacionais.
Por consequência, esse crescimento no número de franquias é uma ótima maneira de o franqueador aumentar a lucratividade a partir da liberação de licença de uso de imagem, marca, produtos, serviços e modelo de atuação.
Sugestão de leitura: “O que é franquia home based?“
Como saber se a rede de franquias está pronta para expansão?
Para saber se a rede de franquias está pronta para expandir, é sugerido considerar alguns pontos, sendo os principais:
- análise de fatores internos e externos que apontam potencial de crescimento, ou não, da marca, a exemplo da demanda de mercado para o produto e/ou serviço oferecido;
- avaliação da real capacidade de a empresa suportar a expansão, como ter uma infraestrutura suficiente para treinar adequadamente os franqueados e seus funcionários;
- existência de processos devidamente estruturados, como manuais operacionais e de funcionamento das unidades;
- existência de um plano de negócios bem construído, com dados financeiros realistas, bem como projeções de crescimento que justificam a abertura de novas unidades;
- comprovação do reconhecimento da marca, com existência de consumidores fiéis e diferencial de mercado que a destaca de possíveis concorrentes;
- garantia da entrega de um modelo de negócio de sucesso, possível de ser replicado na sua totalidade e potencial para alcance dos mesmos resultados.
O que avaliar para a expansão de franquias?
Para realizar uma expansão de franquias de sucesso, é bastante indicado avaliar questões práticas pertinentes ao modelo de negócio.
Nesse cenário, é fundamental que você considere:
- perfil do franqueado ideal: que é a definição das características e formação essenciais para um empreendedor ser considerado com potencial para abrir e gerenciar uma nova unidade da rede;
- dados territoriais: incluindo informações como o número mínimo necessário de habitantes que valida a abertura de uma nova loja na região;
- perfil dos consumidores do local: a fim de constatar se realmente têm interesse nos produtos e/ou serviços oferecidos pela marca;
- faixa etária e renda média: com o objetivo de confirmar se as soluções oferecidas são compatíveis com a realidade dos habitantes da região;
- potencial de consumo: ajuda a verificar quanto o público-alvo do local está disposto a gastar com os produtos/serviços da empresa;
- fluxo de passantes: importante para confirmar se o local tem uma boa movimentação de pessoas;
- análise de concorrentes: essencial para verificar se há concorrentes próximos, condição que pode impactar negativamente no volume de vendas.
Quais as principais vantagens de fazer a expansão de franquias?
Apesar da necessidade de avaliar todos esses pontos, a expansão de franquias traz uma série de vantagens, especialmente para quem cede a licença da marca.
Entre as que mais se destacam, estão:
- aumento da receita;
- crescimento no número de clientes;
- aumento da visibilidade da marca;
- possibilidade de elevar o poder de atuação da empresa sem gerar custos (escalabilidade).
Já para os franqueados, as vantagens da expansão de franquias são:
- abrir um negócio a partir de um modelo já formatado e com resultados sólidos;
- não ter que apresentar uma marca do zero para os consumidores;
- potencial para expandir a empresa conforme a rede franqueada aumenta o portfólio de soluções, sem precisar se preocupar com desenvolvimento de produtos/serviços.
Como planejar a expansão de franquias? 6 melhores dicas!
Com tudo isso em mente, confira, agora, nossas seis dicas de como planejar a expansão de franquias corretamente. São elas:
- analise o mercado com dados;
- use os instrumentos jurídicos necessários;
- prepare equipe para o momento de crescimento;
- revise e aperfeiçoe os processos;
- ouça os franqueados;
- aproveite os feedbacks recebidos;
- promova o bem-estar da rede.
Analise o mercado com dados
Buscar a expansão de sua franquia pode ser um indicativo de que seu negócio está rentável e de que você tem bom conhecedor do mercado de atuação, visto que identificou essa oportunidade de crescimento, certo? A ideia não está errada, no entanto, não está completamente correta.
Ao almejar esse crescimento, é importante dedicar ainda mais atenção ao mercado do seu negócio. Isso significa analisar a localidade, o comportamento do público, ticket médio de consumo, negócios adjacentes, mobilidade e todas as outras variáveis que já comentamos neste artigo.
Por isso, antes de traçar metas e planos de abertura de novas unidades por meio de franqueados, organize uma pesquisa de mercado e um estudo de expansão de franquias. A ideia é identificar pontos fortes e fracos dessa possibilidade, a fim de evitar contratempos e alcançar o resultado esperado.
Um dos critérios dessa análise deve ser, por exemplo, verificar se já houve outros negócios parecidos nas regiões que pretende explorar, bem como se existem concorrentes nessas localizações.
É importante estar ciente de que não existe uma expansão de franquia 100% segura e confiável.
Todavia, quando é realizada uma análise de mercado ampla, é possível identificar tendências e, até mesmo, prever possíveis complicações. Logo, em vez de achismos, você embasa suas decisões em dados, a partir de um bom estudo de expansão de franquias.
Use os instrumentos jurídicos necessários
Agora que você já tem uma noção de como funciona o novo mercado, não se esqueça que essa expansão envolve vários pontos jurídicos que são essenciais.
Um deles consiste em verificar a chamada Lei de Franquias (Lei n° 13.996/2019), que alterou diretrizes importantes desse modelo de negócio, tais como:
- inaplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor nas relações entre franqueador e franqueado;
- inexistência do vínculo empregatício da franqueadora com o franqueado ou seus funcionários;
- a franqueadora tem agora, a legitimidade para propor ação renovatória;
- entre outros.
A dica aqui é contar com a ajuda de uma consultoria especializada na área jurídica, a fim de obter auxílio na elaboração de um plano de expansão de franquia alinhado com as normas e leis vigentes.
Prepare sua equipe para o momento de crescimento
Ciente de como está o mercado e o que pode ou não fazer judicialmente, é importante também preparar sua equipe com treinamentos para capacitar todos os funcionários atuais — já que as demandas e as responsabilidades serão maiores — e também os futuros colaboradores que serão contratados.
Quanto a isso, é essencial oferecer um programa de treinamento eficiente e prático para orientar mais de uma pessoa ao mesmo tempo e, assim, não perder tempo e atrasar o desenvolvimento do negócio.
O treinamento é fundamental, pois permite que todos fiquem na “mesma página”, entendendo os objetivos da expansão, alinhando-os ao novo posicionamento da empresa, e até para facilitar a meta de faturamento da rede.
O interessante também é que o treinamento desenvolva novas skills e potencialize competências para deixar a franquia ainda mais inovadora.
Dica! Aproveite e leia também: “A importância da valorização de seu time“
Revise e aperfeiçoe os processos
Outro passo bem importante na hora de projetar a expansão de franquia é analisar os processos atuais.
Se existir uma ou mais falhas, busque solucioná-las o quanto antes. Lembre-se de que, quando expandir seu negócio, a demanda de trabalho também crescerá, o que poderá potencializar falhas em variados processos.
Se não tomar o devido cuidado, até o que está dando certo pode passar a dar errado, por conta do aumento no volume de atividades.
A dica para essa etapa é buscar por bons softwares de gestão que automatizem as tarefas, principalmente a parte financeira, como fechamento do caixa, gerenciamento de contas, plano orçamentário, entre outros.
O uso dos sistemas certos ajuda a evitar falhas, retrabalho, bem como eleva a produtividade dos profissionais.
Ouça os franqueados
Franqueamento não é uma associação que requer a aprovação de todos, ou da maioria, dependendo de cada caso. Mesmo assim, quando optar por uma expansão de franquia, é importante ouvir o que os franqueados têm para dizer.
Esse momento é importante, pois pode complementar sua análise de mercado com dicas e dificuldades que eles passam em suas respectivas localizações. Se houver muitas reclamações iguais e pertinentes, pode ser a hora de pensar sobre os pontos de melhoria e traçar um planejamento para solucionar o que está incomodando.
Aproveite os feedbacks recebidos
Por falar em franqueados, lembre-se de que o feedback deles também pode ajudar a sua equipe de marketing a traçar estratégias para ocasiões atuais e futuras.
Por isso, incentive os seus franqueados a estudarem o mercado de atuação, de modo que eles possam identificar facilmente problemas e sugerir soluções inteligentes.
Dessa forma, a equipe de marketing poderá traçar campanhas mais direcionadas, o que impactará diretamente a sua expansão de franquia.
Promova o bem-estar da rede
Você recebe relatórios dos franqueadores? Sobre isso, tenha em mente que é fundamental acompanhar todas as informações das unidades franqueadas para manter a qualidade dos produtos e/ou serviços comercializados, bem como o atendimento ao cliente.
Nesses relatórios, é importante constar números sobre as vendas, satisfação dos clientes e funcionários, pois eles ajudaram a traçar as metas da sua franquia.
Considera ainda que outras unidades levam o nome da sua marca, e por isso, é preciso garantir que todas sejam bem avaliadas pelos consumidores.
Como a F360 ajuda no processo de expansão de franquias?
A F360 ajuda no processo de expansão de franquias ao oferecer para você o F360 Painel. Trata-se de uma ferramenta que transforma a gestão financeira da sua franqueadora.
Com o F360 Painel, é possível:
- consolidar todas as informações em uma plataforma única;
- automatizar processos e avaliar resultados;
- padronizar indicadores e definir metas;
- criar clusters;
- padronizar DRE e DFC;
- gerenciar plano de contas;
- e muito mais!
Confira mais sobre essa incrível ferramenta de gestão assistindo a este vídeo!
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FAQ – Perguntas frequentes sobre expansão de franquias
Quais são os principais passos para planejar a expansão de uma franquia?
Ao planejar a expansão de uma franquia, é necessário:
- analisar se há mercado para o produto ou serviço;
- estudar a capacidade da marca de arcar com a amplificação das operações;
- estruturar os processos internos a fim de garantir sua padronização;
- elaborar um plano de negócios completo;
- preparar a equipe para atender o aumento de demanda.
Como escolher o melhor ponto comercial para a expansão de franquias?
Ao escolher um ponto comercial para expandir sua franquia, considere:
- as características do seu público-alvo;
- a acessibilidade do local;
- o fluxo de pessoas no setor;
- a presença de concorrentes diretos;
- o potencial econômico da região.
Quais são os desafios comuns na expansão de uma rede de franquias?
Dois dos desafios mais comuns na expansão de uma rede de franquias envolvem a análise de viabilidade do modelo de negócios e de demanda do mercado. Ou seja, entender se é possível alavancar as operações e se há público para adquirir os produtos (ou serviços) na nova localidade.
Como avaliar a viabilidade financeira antes de expandir uma franquia?
Para avaliar a viabilidade financeira da franquia antes de planejar uma expansão, considere sua capacidade de atrair (e reter) clientes e gerar lucros a partir da projeção de receitas. Também estude a demanda de mercado para os produtos e os possíveis custos para abrir a nova unidade.
Qual a importância do suporte ao franqueado durante a expansão?
O suporte da marca franqueadora ao franqueado durante o processo de expansão entrega os recursos necessários para implementar e alavancar o negócio, como treinamentos específicos, planos de negócios, sistemas de gestão e até procedimentos padrões internos.