Se você perde vendas por falta de produtos disponíveis ou tem excesso de armazenagem que eleva as despesas mensais, deve aprender tudo sobre o inventário de estoque.
Pode até parecer uma burocracia chata e sem sentido, mas saiba que é de vital importância para reduzir custos da loja e aumentar as vendas — ou seja, lucrar mais.
Quando atualizado, o inventário contribui para prever a demanda, ajustar as compras com fornecedores, identificar itens com alta e baixa rotatividade e minimizar perdas de produtos obsoletos. Fora a melhora operacional, já que evita inconsistências nos registros e tomadas de decisão erradas.
Estes são apenas alguns motivos para você adotar essa prática de gestão de estoque na sua franquia. Para saber mais, acompanhe a leitura e aprenda o que é inventário de estoque, seus tipos e como fazer um completo e eficiente!
O que é inventário de estoque no varejo?
O inventário de estoque em lojas e franquias é o processo de registrar fisicamente todos os produtos e materiais, com dados sobre quantidade, valor e localização no espaço.
Esse processo deve ser sistemático, ou seja, atualizado de forma periódica para comparar o que tem no estoque com o que está registrado no sistema.
Por contar todos os itens que entram e saem da loja, a prática permite gerenciar os recursos de forma eficiente, controlar os custos e assegurar o equilíbrio de estoque.
Se você tiver 100 camisetas brancas de manga comprida no sistema, mas, na contagem física, encontrar apenas 93, é sinal de inconsistências, erros no registro ou até desvios. E só o inventário pode mostrar esses problemas ao varejista.
Quais os tipos de inventário de estoque?
De modo geral, o inventário de estoque é classificado em dois tipos: periódico e permanente. Porém, se desdobram em outros subtipos, como geral, dinâmico, cíclico e anual.
Descubra como cada um deles funciona.
Inventário geral
O inventário geral é a abordagem mais completa para o inventário de estoque. Isso porque envolve a contagem física de todos os itens armazenados em determinado momento.
Feito uma vez por ano, geralmente, pode exigir a interrupção das operações por mais tempo, já que a contagem é total. O método oferece uma visão completa e detalhada do estoque, mas pode ser disruptivo e exigir um grande investimento de tempo e recursos.
Inventário dinâmico ou parcial
O tipo dinâmico, também chamado de parcial, diz respeito à contagem de apenas uma parte do estoque, como por seções ou categorias, em um intervalo de tempo.
Sem precisar fazer o inventário de todos os itens de uma vez, ajuda a manter o registro atualizado sem gastar longos períodos na operação.
Inventário cíclico
O modelo cíclico, como o nome indica, é a maneira sistemática de contar o estoque em intervalos específicos, mas também não monitora detalhadamente todos os produtos e materiais.
Um exemplo é escolher uma categoria para registrar a cada mês. O inventário cíclico possibilita verificar constantemente o setor e identificar discrepâncias de forma mais ágil.
Inventário periódico
O periódico acontece com a contagem de todo o estoque em intervalos regulares, como mensal, trimestral, semestral ou anualmente. Logo, contribui para ajustar os registros e descobrir inconsistências.
Por outro lado, a agilidade na tomada de decisão varia conforme a periodicidade da contagem.
Inventário anual
O inventário anual é a contagem completa do estoque feita uma vez por ano, geralmente para coletar dados para fins contábeis e financeiros. Esse modelo compara a quantidade de produtos no começo e no fim de um ano fiscal.
Devido ao longo intervalo entre uma contagem e outra, essa análise é longa e gera mais interrupções nas operações.
Inventário permanente
Já o permanente se refere ao registro contínuo das entradas e saídas de produtos da loja, ou seja, a cada operação de compra e venda, em tempo real. É o modelo que oferece mais precisão de controle de estoque, mas também é o mais trabalhoso.
Não existe um tipo de inventário certo ou errado, porque deve se adaptar às necessidades da sua marca, à variedade do mix de produtos e à quantidade de itens no estoque.
Aprenda também: Gestão de lojas e PDVs: estratégias para elevar a sua performance
Quais os benefícios do inventário de estoque?
Seja qual for o modelo escolhido para fazer a gestão do estoque, a prática fornece muitos benefícios à franquia, como:
- melhor controle de recursos;
- redução de custos;
- melhor planejamento de compras;
- aumento da satisfação do cliente;
- tomada de decisão mais informada e precisa.
Como fazer um inventário de estoque?
Diante da importância de adotar essa prática na sua gestão, saiba como fazer um inventário de estoque etapa a etapa.
1 – Comece pelo planejamento
Determine o objetivo do inventário e escolha o método que mais se adequa à marca e sua periodicidade (frequência de contagem).
A preparação também inclui definir os registros necessários, como lista de itens, valor, quantidade, data de entrada e saída e localização no espaço.
2 – Classifique o estoque
Na segunda etapa, você deve categorizar os produtos e materiais conforme seu tipo, localização e importância, revelada pelo método da curva ABC.
Além disso, aproveite para deixar o estoque 100% limpo, organizado e acessível para facilitar o inventário e reduzir erros.
3 – Faça a contagem física
Você pode contar os itens armazenados de forma manual com anotações em cadernos e planilhas, ou com apoio de um software de controle de estoque com inventário realizado por meio do leitor de código de barras. A tecnologia agiliza bastante a operação e ajuda a diminuir erros.
4 – Compare a contagem com os registros
O maior objetivo do inventário é conciliar os dados da contagem física com os registros de estoque da loja. Assim, compare os resultados e identifique possíveis inconsistências e motivos dos erros.
5 – Atualize regularmente o inventário
Siga o planejamento e atualize o inventário conforme a frequência escolhida. É importante acompanhar de perto as discrepâncias para identificar a perda de recursos, que diminui o lucro.
Quanto melhor você monitorar o estoque, mais precisas serão as estratégias de otimização dos processos.
6 – Tenha um planejamento de inventário por ponto de venda
Essa etapa é a “cereja do bolo” para você acertar a gestão de diversos canais e pontos de venda. Afinal, cada loja tem suas particularidades e, por isso, é importante planejar o estoque conforme a demanda e os produtos mais vendidos de cada uma.
Aprenda mais sobre gestão de estoque para definir o custo de seus produtos: PEPS, UEPS e MPM: qual a diferença entre essas metodologias?
Use a tecnologia para um inventário multicanal!
A tecnologia é a melhor aliada para gerenciar o estoque de uma ou mais lojas físicas e on-line de forma automatizada e eficiente. Ao integrar um sistema de controle de estoque a um de gestão financeira, por exemplo, você organiza todas suas operações de modo seguro em um só local.
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