De boas ideias para vendas no Natal, o varejo está cheio. A questão é entender quais delas realmente funcionam na prática e, claro, possuem um ótimo retorno sobre o investimento.
Afinal, essa é considerada a maior data no varejo e, por isso, é a época de “engordar” o caixa e/ou sair do vermelho, caso seja seu caso.
O que queremos dizer é que, naturalmente, as pessoas gastam mais no Natal. A distribuição de presentes, nem que seja uma lembrancinha, faz parte da cultura brasileira. E você, assim como todo bom varejista, deve aproveitar esse momento ao máximo.
Se quiser inspiração e conhecer estratégias que funcionam, continue a leitura e aprenda como atrair mais clientes no Natal, dicas para vender mais e os produtos mais vendidos, inclusive as categorias que elevaram seu faturamento ano passado.
Preparado? Boa leitura!
O que fazer para vender mais no Natal?
São tantas demandas no fim do ano que é comum o lojista ficar perdido e não saber exatamente o que fazer para vender mais no Natal.
Bem, para começar, o primeiro passo é se antecipar à data e fazer um planejamento minucioso. Ou seja: comece sua preparação, pelo menos, dois meses antes.
Porém, como preparar todos os pontos de vendas para o Natal? Separamos dicas valiosas abaixo.
1- Avalie os resultados anteriores
Para saber o que fazer para vender mais no Natal, é fundamental entender o que deu certo ou errado nos últimos anos. Para isso, a chave é baixar relatórios completos em seus sistemas de gestão financeira e de vendas e analisar os resultados.
A sua análise deve incluir, por exemplo:
- receita e faturamento;
- dias e horários com maior pico de vendas;
- período total da análise;
- produtos com maior demanda;
- perfil dos clientes da empresa;
- ticket médio das compras;
- quantidade de novos clientes;
- taxa de recompra;
- retorno sobre o investimento.
A partir dos resultados, é possível decidir quais produtos terão descontos e quais serão o “carro-chefe” das campanhas de marketing.
Não se esqueça de incluir o e-commerce nessa análise e acompanhar toda a jornada de compra do visitante/cliente no site. Faça testes e descubra quais imagens, textos e produtos recebem mais acesso, por exemplo.
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2-Determine metas e objetivos
Sabemos que o objetivo maior é elevar as vendas, o faturamento e o lucro. Só que para atingi-lo é indispensável ter em mente que outras metas interferem no resultado.
Logo, defina metas realistas e alcançáveis, mas ao mesmo tempo desafiadoras, para:
- captação de leads;
- quantidade de clientes novos;
- quantidade de recompra;
- percentual de aumento no volume de vendas e no faturamento;
- retorno sobre o investimento;
- entre outros.
3-Decore a loja física e online com antecedência
Não adianta esperar a semana do Natal para enfeitar a loja física ou o e-commerce com tema natalino. Até porque a concorrência costuma iniciar suas ações focadas nessa data a partir de outubro, no máximo novembro.
E a decoração faz toda a diferença na hora de cativar os clientes e colocá-los no clima dessa data festiva.
4-Mantenha o catálogo e o estoque de produtos atualizado
Prepare sua loja para receber um grande movimento e não perca vendas porque os produtos não estão atualizados no site, foram esquecidos de serem expostos no espaço físico ou estão em falta no estoque.
Além disso, com a análise das vendas no Natal anterior, é possível identificar os produtos que precisam de uma quantidade maior de armazenagem.
E ainda verificar os que saem menos e estão parados no estoque. Uma promoção “compre um e leve dois” é ótimo para isso.
5-Use o remarketing
O remarketing se trata de anúncios online para quem visitou o site, o blog ou das redes sociais da marca, ou seja, o cliente que realizou qualquer tipo de interação on-line com a empresa.
Invista nessa ação para elevar a conversão e vender mais. E, para ter sucesso nas campanhas de remarketing, é preciso buscar dados de quais páginas, cadastros e produtos foram acessados pelos futuros clientes.
6-Use gatilhos mentais
Crie senso de urgência e conexão com os clientes com campanhas emotivas. Nessa época é comum ver ações de marketing com forte apelo emocional. Afinal, as pessoas estão nesse clima.
Por isso, invista em gatilhos que levem os clientes a comprarem, como histórias em torno de produtos ou da própria marca.
7-Ofereça frete grátis
Uma das maiores causas do abandono de carrinho é o preço do frete. Logo, pense em oferecer frete grátis para seus clientes para elevar o ticket médio das compras.
Isso pode ser feito limitando um período para o frete grátis, estipular um valor mínimo para o cliente ter acesso a esse benefício ou então definir quais regiões impactam menos a empresa financeiramente em caso de entregas gratuitas.
Produtos que vendem mais no Natal
Outra dica é entender quais são os produtos que vendem mais no Natal. E não só os da sua marca, mas também os do mercado como um todo. Assim, fica mais fácil projetar a demanda e possibilidades de divulgação e descontos.
De modo geral, as categorias mais vendidas no Natal são:
- moda (roupas e calçados);
- chocolates e doces (como panettone);
- comidas natalinas;
- perfumes e cosméticos;
- brinquedos;
- acessórios;
- artigos de decoração;
- games;
- eletrônicos.
Os produtos mais vendidos no Natal englobam as categorias de semiduráveis e não-duráveis, diferentemente da Black Friday, que tem itens duráveis mais comprados.
Fique de olho nas categorias que tiveram alta de venda no Natal 2022, segundo o ICVA:
- Turismo e Transporte (26,1%);
- Cosméticos e Higiene Pessoal (23%);
- Livrarias, Papelarias e afins (22,%);
- Óticas e Joalherias (17,%);
- Drogarias e Farmácias (15,3%).
Como atrair mais clientes no Natal?
O Natal também é um período excelente para conquistar novos clientes. Confira algumas dicas para atraí-los e, claro, vender ainda mais!
- Estude seu público-alvo e entenda padrões de comportamento para investir em campanhas de captação de leads que realmente podem se tornar clientes.
- Crie kits e combos: ótimo modo de aumentar o ticket médio e conquistar novos clientes é criar kits de produtos diferenciados para serem o presente ideal.
- Invista no marketing digital: com a possibilidade de analisar os resultados das campanhas de perto, planeje ações nas redes sociais e outros canais, além de criar uma landing page exclusiva e personalizada para captar leads. Peça para que as pessoas se cadastrem a fim de receber ofertas em primeira mão.
- Faça parcerias com outras marcas: outro modo de se destacar é fazer parcerias com marcas que possuem público similar, mas sem produtos concorrentes.
- Diversifique os meios de pagamento: entenda os meios de pagamentos mais usados no mercado e pelo seu público e disponibilize-os. O Pix, por exemplo, não para de crescer na preferência dos clientes.
- Treine a equipe: para atrair novos clientes, é preciso que todos que cheguem à sua loja física ou ao atendimento do seu site sejam muito bem-atendidos. Treine sempre seus colaboradores para padronizar a comunicação e desenvolver habilidades comportamentais.
Percebeu que ideias para vendas no Natal não faltam, certo? O importante é entender o que é válido para seu público e, claro, para o bolso. Porém, várias ações não precisam de grandes investimentos, só um planejamento adequado e eficiência no contato com clientes.
Se quiser continuar aprendendo a elevar a performance da sua loja, leia mais artigos em nosso blog, como: Software de gestão para varejo: quais as principais soluções da F360?.
Boas vendas!