Presentes de natal
Gestão 05/12/2023

Ideias para vendas no Natal: manual para fazer boas escolhas

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De boas ideias para vendas no Natal, o varejo está cheio. A questão é entender quais delas realmente funcionam na prática e, claro, possuem um ótimo retorno sobre o investimento.

Afinal, essa é considerada a maior data no varejo e, por isso, é a época de “engordar” o caixa e/ou sair do vermelho, caso seja seu caso.

O que queremos dizer é que, naturalmente, as pessoas gastam mais no Natal. A distribuição de presentes, nem que seja uma lembrancinha, faz parte da cultura brasileira. E você, assim como todo bom varejista, deve aproveitar esse momento ao máximo. 

Se quiser inspiração e conhecer estratégias que funcionam, continue a leitura e aprenda como atrair mais clientes no Natal, dicas para vender mais e os produtos mais vendidos, inclusive as categorias que elevaram seu faturamento ano passado.

Preparado? Boa leitura!

O que fazer para vender mais no Natal?

São tantas demandas no fim do ano que é comum o lojista ficar perdido e não saber exatamente o que fazer para vender mais no Natal.

Bem, para começar, o primeiro passo é se antecipar à data e fazer um planejamento minucioso. Ou seja: comece sua preparação, pelo menos, dois meses antes.

Porém, como preparar todos os pontos de vendas para o Natal? Separamos dicas valiosas abaixo.

1- Avalie os resultados anteriores

Para saber o que fazer para vender mais no Natal, é fundamental entender o que deu certo ou errado nos últimos anos. Para isso, a chave é baixar relatórios completos em seus sistemas de gestão financeira e de vendas e analisar os resultados.

A sua análise deve incluir, por exemplo:

  • receita e faturamento;
  • dias e horários com maior pico de vendas;
  • período total da análise;
  • produtos com maior demanda;
  • perfil dos clientes da empresa;
  • ticket médio das compras;
  • quantidade de novos clientes;
  • taxa de recompra;
  • retorno sobre o investimento.

A partir dos resultados, é possível decidir quais produtos terão descontos e quais serão o “carro-chefe” das campanhas de marketing.

Não se esqueça de incluir o e-commerce nessa análise e acompanhar toda a jornada de compra do visitante/cliente no site. Faça testes e descubra quais imagens, textos e produtos recebem mais acesso, por exemplo.

Leia também: Análise da performance financeira: conheça 13 indicadores

2-Determine metas e objetivos

Sabemos que o objetivo maior é elevar as vendas, o faturamento e o lucro. Só que para atingi-lo é indispensável ter em mente que outras metas interferem no resultado.

Logo, defina metas realistas e alcançáveis, mas ao mesmo tempo desafiadoras, para:

  • captação de leads;
  • quantidade de clientes novos;
  • quantidade de recompra;
  • percentual de aumento no volume de vendas e no faturamento;
  • retorno sobre o investimento;
  • entre outros.

3-Decore a loja física e online com antecedência

Não adianta esperar a semana do Natal para enfeitar a loja física ou o e-commerce com tema natalino. Até porque a concorrência costuma iniciar suas ações focadas nessa data a partir de outubro, no máximo novembro.

E a decoração faz toda a diferença na hora de cativar os clientes e colocá-los no clima dessa data festiva.

4-Mantenha o catálogo e o estoque de produtos atualizado

Prepare sua loja para receber um grande movimento e não perca vendas porque os produtos não estão atualizados no site, foram esquecidos de serem expostos no espaço físico ou estão em falta no estoque.

Além disso, com a análise das vendas no Natal anterior, é possível identificar os produtos que precisam de uma quantidade maior de armazenagem.

E ainda verificar os que saem menos e estão parados no estoque. Uma promoção “compre um e leve dois” é ótimo para isso.

5-Use o remarketing

O remarketing se trata de anúncios online para quem visitou o site, o blog ou das redes sociais da marca, ou seja, o cliente que realizou qualquer tipo de interação on-line com a empresa.

Invista nessa ação para elevar a conversão e vender mais. E, para ter sucesso nas campanhas de remarketing, é preciso buscar dados de quais páginas, cadastros e produtos foram acessados pelos futuros clientes.

6-Use gatilhos mentais

Crie senso de urgência e conexão com os clientes com campanhas emotivas. Nessa época é comum ver ações de marketing com forte apelo emocional. Afinal, as pessoas estão nesse clima.

Por isso, invista em gatilhos que levem os clientes a comprarem, como histórias em torno de produtos ou da própria marca.

7-Ofereça frete grátis

Uma das maiores causas do abandono de carrinho é o preço do frete. Logo, pense em oferecer frete grátis para seus clientes para elevar o ticket médio das compras.

Isso pode ser feito limitando um período para o frete grátis, estipular um valor mínimo para o cliente ter acesso a esse benefício ou então definir quais regiões impactam menos a empresa financeiramente em caso de entregas gratuitas.

Produtos que vendem mais no Natal

Outra dica é entender quais são os produtos que vendem mais no Natal. E não só os da sua marca, mas também os do mercado como um todo. Assim, fica mais fácil projetar a demanda e possibilidades de divulgação e descontos.

De modo geral, as categorias mais vendidas no Natal são:

  • moda (roupas e calçados);
  • chocolates e doces (como panettone);
  • comidas natalinas;
  • perfumes e cosméticos;
  • brinquedos;
  • acessórios;
  • artigos de decoração;
  • games;
  • eletrônicos.

Os produtos mais vendidos no Natal englobam as categorias de semiduráveis e não-duráveis, diferentemente da Black Friday, que tem itens duráveis mais comprados.

Fique de olho nas categorias que tiveram alta de venda no Natal 2022, segundo o ICVA:

  • Turismo e Transporte (26,1%);
  • Cosméticos e Higiene Pessoal (23%);
  • Livrarias, Papelarias e afins (22,%);
  • Óticas e Joalherias (17,%);
  • Drogarias e Farmácias (15,3%).

Como atrair mais clientes no Natal?

O Natal também é um período excelente para conquistar novos clientes. Confira algumas dicas para atraí-los e, claro, vender ainda mais!

  1. Estude seu público-alvo e entenda padrões de comportamento para investir em campanhas de captação de leads que realmente podem se tornar clientes.
  1. Crie kits e combos: ótimo modo de aumentar o ticket médio e conquistar novos clientes é criar kits de produtos diferenciados para serem o presente ideal.
  1. Invista no marketing digital: com a possibilidade de analisar os resultados das campanhas de perto, planeje ações nas redes sociais e outros canais, além de criar uma landing page exclusiva e personalizada para captar leads. Peça para que as pessoas se cadastrem a fim de receber ofertas em primeira mão.
  1. Faça parcerias com outras marcas: outro modo de se destacar é fazer parcerias com marcas que possuem público similar, mas sem produtos concorrentes.
  1. Diversifique os meios de pagamento: entenda os meios de pagamentos mais usados no mercado e pelo seu público e disponibilize-os. O Pix, por exemplo, não para de crescer na preferência dos clientes.
  1. Treine a equipe: para atrair novos clientes, é preciso que todos que cheguem à sua loja física ou ao atendimento do seu site sejam muito bem-atendidos. Treine sempre seus colaboradores para padronizar a comunicação e desenvolver habilidades comportamentais.

Percebeu que ideias para vendas no Natal não faltam, certo? O importante é entender o que é válido para seu público e, claro, para o bolso. Porém, várias ações não precisam de grandes investimentos, só um planejamento adequado e eficiência no contato com clientes. 

Se quiser continuar aprendendo a elevar a performance da sua loja, leia mais artigos em nosso blog, como: Software de gestão para varejo: quais as principais soluções da F360?.

Boas vendas!

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Escrito por:

Tálita Gonçalves

Redatora e analista de conteúdo F360

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