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Franquias 11/09/2024

Franchisee success: como ser uma franquia de sucesso?

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O franchisee success ou sucesso do franqueado é a estratégia-chave para os empresários melhorarem os resultados de suas unidades e para a marca franqueadora expandir seu negócio.

Esse conceito diz respeito em adotar práticas para os franqueados superarem desafios financeiros e operacionais e conquistarem seus objetivos com maior facilidade e precisão. Logo, pode ser aplicado tanto pela rede franqueadora quanto pelo próprio dono da franquia.

Quando usado na gestão de uma rede, toda a empresa desenvolve processos e projetos para garantir a satisfação dos franqueados, que, quando faturam mais, geram resultados mais expressivos à marca.

Caso seja praticado pelo franqueado, o franchisee success foca no desenvolvimento técnico e pessoal para ser um bom gestor de negócio e líder de uma equipe de alta performance.

Para aprofundar o conhecimento sobre esse assunto, continue a leitura e saiba o que é franchisee success e como aplicar essa estratégia na prática!

O que é franchisee success?

O franchisee success diz respeito ao conjunto de práticas e estratégias para priorizar o sucesso do franqueado. Sendo assim, todos os processos operacionais e administrativos são 100% focados em garantir bons resultados de cada unidade.

Essa estratégia envolve políticas e ações que colocam a satisfação do franqueado e o seu relacionamento com a franqueadora em primeiro lugar, como objetivo central de todo o negócio.

Logo, deve se tornar uma mentalidade na empresa e não apenas ter um ou outro processo focado no sucesso do franqueado. É importante lembrar que a expansão de toda a rede depende diretamente dos bons resultados de todos os parceiros.

Qual a importância do franchisee success?

O franchisee success é crucial para o crescimento sustentável e a expansão da rede e o fortalecimento da relação entre os franqueados e a franqueadora. Além disso, quando todos os donos de franquias obtêm bom desempenho, a reputação e o valor da marca no mercado tendem a subir.

Por proporcionar um acompanhamento contínuo da performance das lojas, essa estratégia permite à rede se destacar no mercado e atrair mais investidores, clientes e novos franqueados. Portanto, representa uma excelente oportunidade de crescimento para todos os envolvidos no negócio.

A importância do franchisee success pode ser dividida entre os benefícios gerados à marca franqueadora e aos seus parceiros. Confira a seguir quais são eles!

Vantagens do franchisee success para os franqueados

  • Suporte da franqueadora para superar desafios operacionais.
  • Melhora da gestão financeira do negócio.
  • Otimização dos processos internos.
  • Aumento da base de clientes.
  • Maior fidelização do público.
  • Mais vendas.

Vantagens do franchisee success para a rede franqueadora

  • Maior satisfação e retenção de franqueados.
  • Melhora dos resultados financeiros.
  • Expansão da rede no mercado.
  • Redução de erros na padronização das lojas.
  • Atração de investidores e novos franqueados.
  • Aumento da lucratividade.

Leia também: Expansão de franquias: as 6 melhores dicas de como realizar!

Como ser uma franquia de sucesso?

Para obter todos esses benefícios, é preciso entender como o franchisee success funciona na prática. Para o franqueado, essa estratégia deve ser aplicada desde o primeiro momento, ou seja, na pesquisa da franquia certa, até o acompanhamento regular do desempenho da loja.

Confira nossas dicas de como ser uma franquia de sucesso!

1 – Escolha a franquia certa

    Um grande erro é escolher uma franquia olhando apenas para seu valor de investimento e retorno financeiro. É fundamental que o franqueado alinhe seus interesses pessoais e habilidades técnicas e comportamentais à marca que deseja administrar.

    O que queremos dizer é que deve-se fazer uma pesquisa aprofundada das franquias disponíveis no mercado, analisando a vontade de trabalhar naquele setor e o conhecimento necessário para levar o negócio à frente.

    Saiba mais em nosso artigo: Como escolher a franquia ideal e fazer um bom investimento? Aprenda!

    2 – Aproveite os treinamentos da rede franqueadora

      Uma das maiores vantagens de se tornar um franqueador é obter o conhecimento e o suporte de uma marca já solidificada no mercado. Porém, o franqueado precisa participar e se envolver nos treinamentos e programas de capacitação oferecidos pela rede.

      E até mesmo usar o suporte da marca sempre que precisar otimizar processos, tirar dúvidas e ter outra opinião para enfrentar novos desafios.

      É importante que a franqueadora também mostre aos seus franqueados que eles não estão sozinhos e são parceiros do negócio, onde a troca de conhecimentos e experiências é valiosa para o desenvolvimento de todos.

      3 – Tenha um ponto comercial estratégico

        As franquias de sucesso têm um ponto em comum: a localização estratégica na região. Por isso, pesquise bastante antes de definir onde será o ponto comercial da loja.

        Além de contar com o suporte da franqueadora, é possível fazer pesquisas on-line e conversar com os empresários locais. Procure também dados sobre a população e conheça a demanda da região para o setor de atuação da franquia.

        Não adianta ter uma loja de roupas infantis e brinquedos se a maior parte dos moradores são estudantes e solteiros, por exemplo.

        4 – Faça uma boa gestão financeira

          O sucesso de qualquer negócio está diretamente vinculado ao seu desempenho financeiro. Logo, é fundamental controlar os custos, o fluxo de caixa, o capital de giro, os investimentos, entre outras operações relacionadas às entradas e saídas de dinheiro.

          Para isso, use um sistema de gestão financeira, como o F360 Finanças, que permite controlar as movimentações de capital de uma ou mais franquias em uma só plataforma. 

          Para as redes franqueadoras, o software F360 Painel possibilita gerenciar a performance de todas as unidades e identificar pontos fortes e fracos para ajudá-las a crescer por meio das práticas de franchisee success.

          5 – Aplique as estratégias de marketing 

            No setor de franchising, o marketing fica sob responsabilidade da rede franqueadora. Entretanto, não significa que o franqueador não possa pensar em campanhas locais.

            Invista no poder da internet para ampliar o alcance dos clientes. Alguns exemplos que podem ser explorados pela franquia são as redes sociais e o engajamento pelo WhatsApp.

            Estratégias de franchisee success

            Já para a rede de franquias aplicar o franchisee success, é preciso planejamento, execução e acompanhamento contínuo dos resultados. Afinal, o sucesso da marca depende da satisfação e do bom desempenho dos franqueados, certo?

            Para ajudar, separamos algumas estratégias de franchisee success que não podem ficar de fora:

            • construa um relacionamento sólido com o franqueado;
            • engaje os parceiros com eventos, treinamentos e suporte eficiente;
            • ofereça um atendimento rápido e eficaz;
            • foque em inovação com otimização de processos e uso de tecnologia;
            • use um software de gestão de franquias.

            A F360 possui soluções para simplificar e transformar a gestão financeira de franquias e marcas franqueadoras.

            O F360 Finanças e o F360 Painel permitem controlar todas as movimentações financeiras de diversas lojas, marcas e canais de vendas em um só local. Com recursos automatizados e personalizáveis, é possível fazer a gestão do fluxo de caixa, das contas a pagar/receber, da emissão de notas fiscais, de demonstrativos (como o DRE) e muito mais.

            Agende uma demonstração gratuita e veja como o software de gestão financeira para franquias pode ser usado para aplicar o franchisee success com sabedoria!

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            Avatar photo
            Escrito por:

            Henrique Carbonell

            CEO & CoFounder at F360 - Franchisee at O Boticário. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Alvares Penteado - FAAP e pelo Ibmec Business School / IBMEC - SP.

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