Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
O ROI no varejo é uma métrica que aponta quanto uma empresa obteve de retorno financeiro a partir dos investimentos feitos em áreas como vendas e marketing. Isto é, quanto do dinheiro investido em determinadas ações resultou em lucratividade.
Outra maneira simples de entender esse conceito é descobrindo o significado dessa sigla. ROI é a abreviação do termo em inglês Return on Investment que, na tradução para o nosso idioma, quer dizer Retorno sobre o Investimento.
Considerado um dos indicadores financeiros mais importantes para qualquer modelo de negócio, o ROI ajuda a avaliar, por exemplo, se as decisões estão gerando o faturamento esperado, para onde direcionar valores, entre outros pontos relacionados.
Entretanto, para isso, o primeiro passo é aprender como calcular o ROI no varejo. E é justamente sobre isso que falaremos agora. Então, siga a leitura e confira tudo sobre Retorno sobre o Investimento e como essa métrica pode ajudar no crescimento da sua loja!
O que é ROI em vendas?
ROI em vendas é um indicador que revela o valor do retorno financeiro gerado pelos os investimentos nessa área, isto é, a métrica indica se houve lucro.
Para ajudar você a entender melhor, usaremos um exemplo.
Imagine que sua loja esteja investindo R$ 1 mil por mês em um CRM de vendas.
Nesse caso, a ideia é dar aos vendedores acesso rápido a dados de leads e clientes, a fim de identificarem oportunidades de vendas.
No primeiro trimestre de uso da solução, você percebeu que houve um aumento no volume de vendas, resultando para sua empresa um faturamento de R$ 5 mil por mês.
Fazendo um cálculo bruto, nesse exemplo, o investimento foi de R$ 1 mil mensais e o retorno sobre ele de R$ 5 mil, o que dá um lucro de R$ 4 mil. Isso é o ROI em vendas!
Como calcular o ROI no varejo?
Para calcular ROI no varejo, é preciso aplicar a seguinte fórmula:
ROI = [(ganho obtido – valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial] x 100
Assim, você deve levar os ganhos obtidos por uma determinada ação, a exemplo de estratégias voltadas para marketing ou vendas. Em seguida, precisa ter o valor que foi investido nessa atividade.
Um número deve ser subtraído pelo outro, e o resultado dessa conta precisa ser dividido pelo valor aplicado inicialmente. Por fim, deve-se multiplicar por 100 para chegar ao percentual.
Usando o mesmo exemplo que demos anteriormente, o cálculo de ROI no varejo ficaria desta forma:
- ganho obtido = R$ 5 mil
- valor do investimento inicial = R$ 1 mil
Aplicando a fórmula, temos:
- ROI = [(5.000 – 1.000) / 1.000] x 100
- ROI = (4.000/1000) x 100
- ROI = 4 x 100
- ROI = 400%
Dica de leitura: “Orçamento empresarial: elabore o seu em 7 passos!“
O que é um ROI alto? Qual o valor ideal de ROI?
No exemplo que demos, o resultado foi um ROI alto, que é quando o resultado da conta é igual ou superior a 100%. Isso significa que o investimento foi positivo e trouxe lucros para a empresa.
Logo, um ROI baixo é aquele cujo percentual é inferior a 100%, apontando que o negócio teve prejuízo com os investimentos realizados.
Neste momento, você deve estar se perguntando qual o valor ideal de ROI, certo? Obviamente, é aquele que gera mais receita para a empresa em relação ao investimento feito.
Contudo, tenha em mente que não existe um percentual único ou exato, pois isso varia de negócio para negócio devido a critérios, como:
- qual é a ação que está sendo mensurada;
- como está o mercado de atuação naquele momento;
- como está o comportamento e o interesse dos clientes pelos produtos ou serviços vendidos.
Assim, uma ação executada hoje pode não apresentar os mesmos resultados daqui seis meses, por exemplo. E isso vale tanto para ROIs altos quanto para os baixos.
Por esse motivo, você também deve considerar o momento do investimento antes de se animar, ou desanimar, com a estratégia adotada.
Aproveite e leia também: “Relatórios gerenciais: por que são importantes na tomada de decisão?“
Como melhorar o ROI no varejo? 9 dicas!
Para melhorar o ROI de empresas varejistas, existem algumas boas práticas que podem ser adotadas tanto por quem atua presencialmente quanto por quem vende virtualmente são:
- tenha objetivos claros para as estratégias que serão implementadas;
- estabeleça um limite de investimento, e não saia dele;
- identifique formas de reduzir os custos dos investimentos;
- conheça bem o público-alvo para garantir que as medidas tomadas sejam compatíveis com as necessidades e preferências dos clientes;
- ajuste a precificação dos seus produtos e serviços;
- aposte em upselling e cross selling para gerar mais vendas sem precisar investir mais;
- adote boas estratégias de marketing digital;
- aprenda a fidelizar seus clientes;
- automatize diferentes processos por meio das tecnologias certas.
Quanto a essa última dica é preciso considerar que, quanto mais você vender, mais receita terá para gerenciar na sua loja, concorda?
O F360 Finanças é um sistema que ajuda no gerenciamento financeiro da sua empresa ao oferecer recursos como:
- conciliação de cartões;
- conciliação bancária;
- conciliação de vouchers;
- fluxo de caixa;
- contas a pagar e a receber;
- planejamento orçamentário;
- entre diversos outros recursos!
Agende agora uma demonstração grátis e confira, na prática, como funciona o F360 Finanças!