Payback
Finanças 05/03/2024

Payback: descubra em quanto tempo sua franquia dará retorno!

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Payback é o nome dado à métrica financeira que aponta em quanto tempo o investimento de um projeto ou negócio pode demorar para gerar retorno ao investidor. Em outras palavras, revela o prazo de recuperação do dinheiro aplicado.

Essa resposta pode ser em meses, em anos, ou em outra unidade de tempo, e descobri-la é importante para você se programar financeiramente e evitar surpresas desagradáveis ao abrir uma franquia.

Além disso, o payback ajuda a descobrir se a loja vale a pena ou não, do ponto de vista monetário. Por esse motivo, ele também contribui para tomadas de decisão.

Porém, para chegar a tudo isso, é preciso saber como funciona e como calcular essa métrica. É sobre esse assunto que falaremos agora. Então, siga a leitura e confira!

O que é o payback?

Traduzindo para o português, payback significa “retorno”. Trata-se de uma forma de descobrir qual será o prazo de retorno de um investimento, que pode ser em um novo projeto, uma aplicação financeira, ou mesmo para a abertura de uma empresa, a exemplo de uma franquia.

Para fazer esse cálculo, são considerados e separados os períodos em dias, meses ou anos. Essa definição depende das suas metas e da maneira como você administra os seus resultados financeiros.

Então, se quer saber se há a chance de obter retorno com os investimentos, se está no positivo ou no negativo com suas aplicações, se está ganhando ou perdendo dinheiro, calcular o payback é uma das melhores maneiras de conseguir essas respostas.

Isso porque essa é uma forma de saber quanto tempo precisa para algo “se pagar”, digamos assim. 

No caso de uma loja, por exemplo, essa métrica mostra o período necessário para os valores levantados com as vendas cubra tudo o que foi gasto com a abertura da franquia.

Dica de leitura: “Entenda a importância do controle financeiro empresarial

Para que serve o payback?

Em um primeiro momento, o payback serve para que investidores e empreendedores confirmem a viabilidade de um negócio, pontualmente, sobre quanto tempo é preciso esperar para ter de volta o dinheiro aplicado.

Aqui, é importante deixarmos claro que essa métrica não serve apenas para quando você vai abrir uma franquia. Na verdade, ela pode ser usada em diversos momentos da gestão financeira da sua loja, tais como para decidir sobre:

  • compra de novos equipamentos e maquinários;
  • aquisição de uma nova tecnologia;
  • expansão do quadro de funcionários;
  • abertura de filiais.

Ao calcular o payback, você descobre se vale a pena esperar esse tempo, ou se ele demora tanto a ponto de elevar os custos do seu negócio, comprometer o fluxo de caixa e, consequentemente, afetar a lucratividade.

Aproveite e leia também: “5 erros de gestão financeira no varejo que prejudicam sua eficiência” 

Quais são as vantagens dessa métrica?

Assim como outros indicadores de desempenho, o payback também gera diversos pontos positivos para o gerenciamento da sua loja. 

Entre os que mais se destacam, estão:

  • é um KPI fácil de ser calculado, especialmente se for usada a versão simples, o que é ótimo para gestores que não têm conhecimentos profundos ou experiência com práticas financeiras;
  • ajuda muito nas tomadas de decisão, pois deixa claro se o investimento que pretende fazer vale a pena ou não — no que se refere a tempo de recuperação do dinheiro gasto;
  • gera mais segurança e assertividade nos processos financeiros definidos para a sua loja;
  • contribui na análise do grau de riscos do que será feito, a liquidez, assim como o efeito da decisão sobre o seu fluxo de caixa;
  • atua como um complemento a outros KPIs, tais como Valor Presente Líquido (VPL) e Retorno sobre o Investimento (ROI).

E as desvantagens?

Existem diversas formas de mensurar os resultados da sua franquia e, com isso, melhorar a sua gestão financeira.

Porém, é fundamental escolher o indicador, ou os indicadores, certos. Assim, esses KPIs precisam estar alinhados com o que você quer descobrir e mensurar.

Estamos falando isso porque, apesar de facilitar muito o gerenciamento da sua loja e potencializar suas tomadas de decisão, o payback tem alguns pontos que podem ser considerados negativos, dependendo do seu modelo de negócio.

As principais desvantagens dessa métrica são:

  • seu uso é indicado para descobrir o tempo de retorno de projetos e investimentos de curto prazo, por conta das mudanças de custos, taxas, juros, e até mesmo influência da inflação que costumam surgir em longo prazo;
  • também não é um indicador para o que já está em andamento, pois ele desconsidera os ganhos obtidos após o tempo de recuperação financeira, ou seja, depois que já houve um retorno sobre o investimento inicial;
  • ele não é compatível com empresas de grande porte, devida à complexidade da gestão dos processos financeiros;
  • não considera a desvalorização do dinheiro que costuma acontecer com o passar do tempo.
Payback
O payback mostra em quanto tempo você terá o retorno do dinheiro que investiu no seu negócio

Como funciona o payback?

Assim como diversas métricas e técnicas de cálculo para a gestão das finanças do seu negócio, o payback não trabalha sozinho.

Como a base para calcular esse indicador são em dias, meses ou ano, acaba se tornando inevitável utilizar outros KPIs. Por esse motivo, o payback está diretamente relacionado ao:

  • TIR (Taxa Interna de Retorno);
  • ROI (Retorno sobre Investimento);
  • VPL (Valor Presente Líquido).

Outro ponto importante sobre o funcionamento dessa métrica que você precisa saber é que ela conta com duas versões, que são a simples e a descontada.

O que é payback simples?

O payback simples é o cálculo que mostra a base necessária para analisar a viabilidade e as possibilidades de retorno de um investimento.

Essa é a maneira mais simples dessa técnica, na qual só é preciso utilizar os valores do fluxo de caixa de todos os períodos avaliados. 

Apesar da facilidade, vale ressaltar que ela não considera as diversas variáveis que costumam afetar a valorização ou desvalorização do dinheiro com o passar do tempo.

O que é payback descontado?

Com o payback descontado, é possível descobrir quando o dinheiro levantado com as vendas, ou outras fontes de receita, pagará pelos investimentos iniciais feitos.

Para isso, ele considera a taxa de desconto, que, geralmente, é a TMA (Taxa Mínima de Atratividade). 

Isso significa que os próximos fluxos de caixa também são descontados dessa taxa, considerando o período de cada fluxo. 

Essa forma de cálculo também inclui o Valor Presente Líquido (VPL), que é a métrica usada para descobrir o potencial de atração de um investimento, desconsiderando a TMA do período.

Como calcular o payback simples?

A fórmula básica para calcular o payback simples é:

payback = investimento inicial / ganho no período.

Para ficar mais fácil de você entender, usaremos um exemplo. Suponhamos que a sua empresa investiu R$ 60 mil em um projeto. Agora, considere que você calcula o fluxo de caixa mensalmente e que ele foi de R$ 2 mil. 

Aplicando a fórmula, quer dizer que o seu payback será de 30 meses, e você levará, em média, 2 anos e meio para ter o retorno esperado.

Como calcular o payback descontado?

Agora, para calcular o payback descontado, é preciso incluir também a TMA e o VLP. Nesse caso, as fórmulas que você deve usar são:

  • cálculo do VPL:

VPL = Fluxo de Caixa (FC) ÷ (1+TMA)¹

Destacando que ¹ deve ser substituído pelo período de fluxo de caixa considerado para a conta

  • cálculo do payback desconto:

payback descontado = investimento inicial ÷ VPL

Para exemplificar esse cálculo, imagine um investimento de R$ 20 mil na aquisição de um novo sistema que gera um retorno mensal de R$ 1 mil. No caso, a conta ficaria assim:

  • VPL = 1.000 / (1+0,10)¹
  • VPL = R$ 909,09 
  • PD = 20.000 / 909,09
  • PD = 22 meses

Isto é, demorará 22 meses para você ter o retorno sobre o dinheiro aplicado.

Qual a relação entre payback x ROI?

Ambas são métricas usadas para avaliar a viabilidade e o desempenho de um investimento. 

A principal diferença entre elas é que o payback deve ser usado para descobrir o tempo de recuperação do dinheiro aplicado. Já o ROI, Retorno sobre Investimento, revela quanto de ganho é possível obter, em percentual.

Sugestão de artigo para você: “Custo de Aquisição de Clientes: como calcular e analisar o resultado?

Como implementar o payback na sua franquia?

Para usar essa métrica corretamente, existem algumas boas práticas que devem ser adotadas. Isso é importante porque nelas as chances de obter resultados precisos sobre seus cálculos são maiores e, consequentemente, o sucesso da sua loja também.

Assim, as melhores dicas de implementação desse KPI são:

  1. mantenha os registros de valores atualizados;
  2. faça relatórios;
  3. defina o período do seu payback;
  4. tenha projetos realistas;
  5. use bons sistemas de gestão financeira.

1. Mantenha os registros de valores atualizados

Para obter o valor correto do payback, você deve sempre atualizar as informações do seu fluxo de caixa, e isso inclui despesas e ganhos. 

Lembre-se que essa atitude precisa fazer parte da sua rotina de administração, pois não beneficia somente o cálculo de payback, mas também todos os demais processos financeiros da sua loja.

2. Faça relatórios

Ter completo conhecimento sobre como andam as finanças e o orçamento da sua empresa também é um requisito para a implementação do payback. Para isso, faça relatórios ou inventários referentes às despesas e receitas, inclusive para as previsões de expansão e investimentos.

3. Defina o período do seu payback

Para determinar o período em que payback deve ser colocado em prática, é preciso considerar as necessidades e o andamento da sua franquia. Esse intervalo de tempo pode ser de 6 meses, 1 ano ou 3 anos, por exemplo.

4. Tenha projetos realistas

Nem só de ganhos vive um empreendimento, não é mesmo? Por esse motivo, não se esqueça de considerar também as perdas e prejuízos do período analisado, além de só realizar investimentos em processos que a sua empresa suporte bem, financeiramente falando.

5. Use bons sistemas de gestão financeira

O gerenciamento eficaz de todas as entradas e saídas de valores é essencial para chegar ao valor exato do payback. Porém, controles manuais levam tempo e aumentam as chances de erros. Assim, o ideal é contar com ajuda da tecnologia.

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  • conciliação de cartões;
  • fluxo de caixa;
  • contas a pagar e a receber;
  • DRE;
  • planejamento orçamentário;
  • conciliação com vouchers;
  • integração com PDV e adquirentes;
  • conciliação bancária.

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Escrito por:

Tálita Gonçalves

Redatora e analista de conteúdo F360