Implantar uma gestão de rede de lojas de sucesso requer dedicação, seja qual for o nicho do negócio. A implacável concorrência exige o melhor desempenho do empreendedor que deseja alcançar seus objetivos com excelência.
Tão importante quanto aplicar bem os recursos financeiros, é fazer um planejamento voltado para a otimização de resultados. Além disso, é preciso trabalhar com foco no fortalecimento da marca, buscar novas tecnologias e soluções inteligentes para se destacar no mercado.
No post de hoje, confira nove passos para você implantar uma boa gestão de lojas!
1. Estude o seu público-alvo
Quem é o seu público-alvo e por que o seu produto é útil para ele? Esses questionamentos são muito importantes para as futuras ações. Por exemplo, conhecer o perfil do seu cliente pode ajudar a saber exatamente o que fazer para atrai-lo.
Outros benefícios de conhecer o seu público são: mais facilidade para escolher a melhor localização dos pontos de venda, saber o tamanho ideal da loja que você precisa, qual o tipo de decoração adequada para as vendas e muitas outras vantagens.
2. Pesquise muito antes de calcular o preço do produto
Faça uma pesquisa para saber quanto os concorrentes estão cobrando pelo mesmo produto ou outro similar. Desconfie de valores abaixo do convencional; analise e compare a qualidade.
Caso você ofereça algo diferenciado, é possível trabalhar com um preço mais justo, de acordo com o benefício proporcionado. Lembre-se de que o lucro é calculado com o valor total de vendas — menos as taxas de despesas fixas e variáveis.
3. Faça um recrutamento eficiente
Você precisará de uma equipe competente para fazer a magia acontecer na sua rede de lojas. Avalie currículos, faça entrevistas e evite contratar pessoas que buscam apenas empregos, mas não construir carreiras. Priorize aqueles que demonstram interesse em servir e aprender.
4. Exerça a sua liderança para gerenciar pessoas
Ser um bom gestor significa saber liderar equipes, delegar tarefas, encorajar as pessoas para que elas trabalhem com entusiasmo e alegria. Promova treinamentos, palestras motivacionais e reuniões informais para oferecer mais conhecimento e interação entre os colaboradores.
5. Gerencie bem o estoque dos produtos
Para garantir que os recursos financeiros sejam bem aplicados, você precisará automatizar o controle de estoque por meio do código de barras dos produtos. Assim, é possível consultar o estoque real antes de fechar os pedidos.
Isso evita erros que prejudicam o orçamento e as vendas, como mercadoria em excesso ou o contrário: estoque em falta. A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda.
Os indicadores de desempenho para gerenciar bem o estoque são os seguintes:
Giro de estoque
O giro de estoque é o número de vezes em que os recursos investidos na compra de produtos foram recuperados por meio das vendas. Quando o valor arrecadado é superior ao custo direto do produto, esse resultado é uma margem da contribuição da venda que pagará os custos fixos das despesas.
Cobertura do estoque
O nível de cobertura do estoque representa o período de tempo em que o estoque consegue suprir futuras vendas, sem que seja renovado. Para conseguir esse número, é preciso dividir a quantidade do estoque de determinada data pelo valor de previsão de vendas.
Se o índice de cobertura for muito alto, é importante avaliar se o estoque está obsoleto, saber qual o motivo e viabilizar soluções.
Nível de serviço ao cliente
Esse indicador mede o número de ocorrências na falta de estoque, ou seja, um bom número significa que o sortimento da empresa predominou nas prateleiras. Isso significa que, durante o período analisado, nenhuma venda seria perdida por falta de produto no estoque.
6. Defina o sortimento dos produtos de cada loja
Para definir o sortimento ou a variedade dos produtos, é necessário conhecer o volume de consumidores na região do ponto de venda, tamanho da loja, equipamentos disponíveis, fornecedores, categoria de produtos que pretende trabalhar e alinhar essas informações com os objetivos de cada unidade.
7. Padronize os canais de atendimento
Dentro de uma rede de lojas ou franquia, é preciso oferecer uma homogeneidade no atendimento. Por exemplo, se um cliente foi bem atendido por telefone na loja X e teve um problema resolvido, o mesmo deve acontecer em outras unidades.
Essa realidade deve fazer parte da cultura da empresa nos mais diversos canais de atendimento: contato pessoal, telefone, e-mail, formulário de contato, chat online, entre outros. Caso o cliente fique insatisfeito com a interação, isso se refletirá negativamente na imagem de toda a organização.
8. Automatize a sua gestão de rede de lojas
Independentemente do tamanho de um negócio, hoje é praticamente impossível gerenciar as finanças e toda a parte burocrática de uma empresa sem os recursos da tecnologia, que é uma das principais responsáveis por oferecer mais praticidade na rotina administrativa.
Um software de gestão financeira ajuda você a gerenciar as contas de forma simples e automática, permite integrar o sistema de cartão de crédito com o fluxo de caixa, fornece informações para a contabilidade e emite relatórios com precisão, entre outras vantagens.
9. Invista em marketing digital
As pessoas já se acostumaram a procurar informações sobre os produtos no Google. Se a sua empresa não aparece nos resultados do buscador mais popular do mundo, é porque já passou da hora de você adotar estratégias para marcar presença na internet.
Use as informações pesquisadas sobre o perfil do cliente para produzir conteúdos úteis para eles. Publique posts no seu blog, crie uma sequência de vídeos com dicas interessantes, adote um perfil nas principais redes sociais e avalie a possibilidade de formatar uma loja virtual para expandir o seu negócio.
Não se esqueça de que é fundamental ter uma identidade visual marcante. Isso inclui logotipo, nome, tipo da letra, enfim, todos os símbolos não verbais que apresentam a personalidade da sua marca.
Como você viu, fazer uma boa gestão de redes de lojas requer ações que, trabalhadas em conjunto, ajudam você a enfrentar os desafios de empreender e a alcançar os objetivos esperados.
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