mãos de uma mulher colocando um pote de vidro com macarrão cru dentro em uma dispensa
Franquias 08/10/2024

O que é BPF em franquias e como cumprir as regras?

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Para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos vendidos por franquias, é crucial entender a fundo o que é BPF, que significa Boas Práticas de Fabricação. Já adiantamos que é um documento obrigatório por lei e sua aplicação é fiscalizada pelos órgãos reguladores do governo, como a Anvisa.

De modo geral, as BPF asseguram o cumprimento de determinados requisitos pelo empresário e suas equipes, como higiene, limpeza e capacitação dos colaboradores.

Apesar de esse tema ser mais sensível às franquias do setor de alimentação, todas as empresas que operam no Brasil devem seguir suas regras.

E para você cumprir as obrigações legais e focar na expansão do seu negócio, preparamos este guia rápido para ensinar o que é e para que servem as BPF e como fazer o controle de modo eficiente. 

Boa leitura!

O que é BPF em franquias?

BPF ou Boas Práticas de Fabricação é um conjunto de regras para garantir a segurança dos produtos e prevenir possíveis danos à saúde dos clientes. As exigências contemplam todo o ciclo produtivo, desde a armazenagem no estoque até a comercialização das mercadorias.

Além do setor alimentício, as regras das BPF são válidas para outros segmentos, como medicamentos, cosméticos e produtos químicos.

No setor de alimentação, por exemplo, o conjunto de procedimentos tem base na legislação sanitária do país, que regulamenta as normas em:

  • caráter geral: medidas voltadas a todos os tipos de indústria e estabelecimentos de alimentação;
  • caráter específico: regras aplicadas nas indústrias que processam certas categorias de alimentos ou insumos.

As regras básicas do BPF são estabelecidas pela Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fiscalizadas por órgãos e agências dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e da União.

Já as regras adicionais são criadas pelos serviços de vigilância sanitária estaduais e municipais, especificando aspectos relacionados à região.

Para que servem as BPF?

O objetivo das BPF, de modo geral, é assegurar um padrão mínimo de qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas franquias, o que impacta diretamente a reputação da marca no mercado e a satisfação dos seus consumidores.

Sendo assim, as boas práticas garantem conformidade com regulamentações sanitárias e de segurança, e geram vários benefícios ao varejo:

  • melhora da qualidade e uniformidade dos produtos/alimentos;
  • redução de riscos de contaminação;
  • aumento da confiança dos clientes na marca, assim como seus parceiros comerciais e investidores;
  • diminuição de custos operacionais;
  • mais competitividade no mercado;
  • otimização de processos;
  • mais vendas e lucratividade.

Leia também: Redução de custos em franquias: guia 100% prático para colocá-la em ação

Quais os requisitos das Boas Práticas de Fabricação?

A verdade é que as regras para criar o manual das Boas Práticas de Fabricação são diversas e têm normas adicionais conforme a região na qual a franquia está instalada. 

Porém, de todo modo, os requisitos principais são:

  • higiene e limpeza: higiene pessoal e limpeza adequada de máquinas, equipamentos, utensílios, e instalações para evitar contaminação. Também diz respeito a manter a temperatura adequada para guardar cada insumo/produto;
  • controle de processos: seguir os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) no recebimento dos insumos, em seu processamento e empacotamento, e ainda em sua armazenagem e distribuição (transporte);
  • operação: inspeções regulares, manutenções preventivas de equipamentos, a qualidade da água, entre outros fatores que devem cumprir a norma padrão;
  • pessoas: programas de capacitação e treinamentos contínuos, além de assegurar a saúde dos colaboradores e a contratação de fornecedores e parceiros de alta qualidade;
  • controle: registro, documentação, rastreamento e auditoria de documentos e procedimentos.

Como fazer o controle de BPF?

Aprender como fazer o controle de BPF garante que todos os requisitos legais sejam cumpridos, melhorando a eficiência operacional da franquia e, claro, elevando sua lucratividade ao longo dos anos.

Para entender melhor como controlar a segurança e a qualidade da sua produção e comercialização de produtos, preparamos o passo a passo abaixo. Veja!

1-Crie seu Manual de BPF

A primeira tarefa é desenvolver o Manual de Boas Práticas de Fabricação da sua marca, que, no setor de franchising, se aplica a todas as unidades franqueadas.

Para isso, faça uma avaliação inicial do negócio e mapeie as práticas atuais, analisando o que demanda mudança ou adição à rotina operacional. Não se esqueça de adicionar ao documento os itens dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) da empresa.

Pelo fato de cada setor de atuação ter normas de BPF mais específicas, é necessário consultar a Anvisa e os órgãos estaduais e municipais para verificar quais requisitos devem ser incluídos no manual.

Alguns requisitos obrigatórios são:

  • higiene e limpeza;
  • controle da potabilidade da água;
  • higiene e saúde dos colaboradores;
  • manejo dos resíduos;
  • manutenção preventiva de equipamentos;
  • controle de pragas urbanas;
  • seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens;
  • transporte e armazenagem dos produtos.

2 – Monte um plano de ação

    Após organizar todas as normas exigidas por lei, é hora de reestruturar os processos e as atividades do negócio. Para isso, crie um plano de ação para implementar as BPF sem impactar a produtividade dos colaboradores.

    No planejamento, inclua o objetivo, as ações e tarefas, seus responsáveis, e ainda metas e prazo de cumprimento de cada atividade.

    3 – Treine os colaboradores

      Com todos os documentos prontos e devidamente revisados, convoque todos os colaboradores para explicar, em detalhes, como será a implementação das BPF e do que se trata o manual.

      Lembramos que os programas de capacitação devem ser contínuos, portanto, pense em como oferecer cursos de atualização e reciclagem para todos estarem alinhados quanto aos procedimentos da marca.

      4 – Monitore e analise os resultados 

        O único jeito de saber se as boas práticas estão, de fato, bem-executadas e seguindo o que diz a lei, é fundamental fiscalizar e acompanhar os resultados. 

        Determine indicadores de desempenho que refletem as mudanças realizadas, como produtividade, perdas e danos, satisfação dos clientes e faturamento.

        Além disso, faça auditorias periódicas para assegurar o cumprimento das normas sanitárias e de segurança.

        5 – Implemente a cultura de melhoria contínua

          Com os resultados em mãos, verifique o que deu certo e errado e planeje melhorias constantes.

          A cultura de melhoria contínua deve ser implementada desde o cargo mais alto até o mais baixo, e estimula que todos acompanhem a qualidade do trabalho realizado e proponham ajustes para otimizar os processos e potencializar os resultados.

          Se for preciso, altere ou inclua mais normas no manual de BPF para não deixar passar nenhum detalhe que impacte a saúde ou segurança do colaborador ou cliente na hora do consumo ou uso do produto.

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          Escrito por:

          Maurício Galhardo

          Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!

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