As ferramentas de gestão para franquias são softwares e sistemas que simplificam a rotina dos gestores e profissionais que estão à frente desse negócio. Elas podem ajudar no gerenciamento financeiro, conciliação bancária, emissão de nota fiscal e muito mais!
Pense com a gente: a ideia é fazer sua loja crescer, certo? Entretanto, quanto mais ela expandir, mais tarefas precisarão ser realizadas. Mesmo se você tiver uma equipe à sua disposição que assuma parte dessa responsabilidade, concorda que fazer tudo manualmente é perda de tempo e chances maiores de erros?
Essas soluções vêm justamente para isso: aumentar a produtividade, reduzir falhas e contribuir para a sua empresa ser administrada da maneira mais precisa possível.
Porém, com tantas opções no mercado, como escolher as ferramentas de gestão para franquias certas para o seu modelo de negócio?
Para ajudar você, neste artigo trouxemos os cinco principais critérios que não podem faltar nesse tipo de análise. Veja quais são e acerte na sua escolha!
O que são ferramentas de gestão?
As ferramentas de gestão podem ser definidas como todos os sistemas, softwares e recursos tecnológicos que ajudam no gerenciamento de uma empresa. Em um primeiro momento, elas transformam tarefas manuais em automáticas, diminuindo o tempo necessário para realizá-las, bem como as chances de erros.
Ao automatizar os mais variados processos da sua loja, você e sua equipe têm uma visão muito mais completa de tudo o que acontece.
É possível, por exemplo, gerar relatórios que mostram como estão as finanças, realizar planejamento orçamentário com índices comparativos entre despesas previstas e realizadas, projetar resultados e muito mais.
Além de contribuir para acompanhar os resultados da sua franquia, as soluções de gerenciamento ajudam nas tomadas de decisão. Isso porque elas permitem que você veja sua empresa como um todo e que extraia partes para avaliações mais pontuais.
Dica de leitura: “Software de gestão para varejo: quais as principais soluções da F360?“
Por que usar uma ferramenta de gestão?
Existem inúmeros motivos pelos quais você deve usar recursos como esse para gerenciar sua franquia. Alguns dos principais são:
- reduz o tempo gasto para finalizar diferentes atividades;
- aumenta a sua produtividade e dos seus funcionários;
- diminui erros que, geralmente, acontecem quando as tarefas são feitas manualmente;
- otimiza o monitoramento dos resultados;
- permite o uso os dados gerados para embasar suas decisões;
- ajuda a identificar erros e pontos de melhoria mais rapidamente;
- facilita a gestão simultânea de mais de uma unidade franqueada, caso tenha;
- aumenta a eficiência dos processos administrativos;
- garante que sua empresa atue em conformidade, pois as ferramentas de gestão para franquias evitam, por exemplo, pagamento de impostos em atraso;
- aprimora o acompanhamento do volume de vendas e do faturamento.
Não deixe de ler este artigo: “Controle de vendas: guia completo para alcançar eficiência!“
Como escolher uma ferramenta de gestão para franquias?
Com tantas opções disponíveis no mercado, nossas dicas para você escolher a melhor para a sua loja são:
- verifique as funcionalidades disponíveis
- pesquise sobre a reputação da empresa no mercado
- analise o tipo de armazenamento oferecido
- mensure a facilidade de integração
- observe quanto o sistema pode ajudar no seu dia a dia
1. Verifique as funcionalidades disponíveis
O primeiro passo para escolher as ferramentas de gestão para franquias certas para você é verificando quais funções os sistemas que pretende contratar têm.
Em um gerenciador financeiro, por exemplo, não pode faltar:
- conciliação automática de cartão de crédito e cartão de débito;
- acompanhamento de contas a pagar e a receber;
- controle de fluxo de caixa com visualização de todas as entradas e saídas de valores;
- elaboração de Demonstrativo do Resultado do Exercício.
Não deixe de verificar também se as funcionalidades do sistema de gerenciamento são compatíveis com o que a sua loja precisa. Afinal, de nada adianta várias formas de uso se elas não atenderem ao perfil do seu negócio!
Dica extra! Veja, no vídeo abaixo, como funciona o F360 Finanças.
2. Pesquise sobre a reputação da empresa no mercado
O sistema oferece diversas funcionalidades? Legal! Porém, será que é considerado realmente bom por quem utiliza?
Para descobrir, você pode fazer uma breve pesquisa na internet e verificar, por exemplo, sites de reclamação e comentários nas redes sociais da empresa para encontrar o ponto de vista dos clientes.
Outra maneira de avaliar a reputação do fornecedor do sistema é vendo quais são as redes de franquia que ele já atende. Quanto mais histórias de sucesso e tempo de mercado tiver descritos no site, mais indicadas são as soluções e menos riscos você corre ao contratá-las.
3. Analise o tipo de armazenamento oferecido
Outra análise que não pode faltar na hora de escolher ferramentas de gestão para franquias é verificar o tipo de armazenamento. O ideal é que ele seja em nuvem e não nos computadores da sua loja.
Essa é uma forma muito mais segura de guardar dados e informações, além de ajudar na expansão da sua franquia — já que, quanto mais ela crescer, mais espaço digital você precisará para armazenar tudo.
4. Mensure a facilidade de integração
Uma loja utiliza vários sistemas, certo? Para facilitar o uso de todos, eles precisam conversar entre si. Por esse motivo, você deve analisar também se a solução permite integração com outros softwares e se esse processo é fácil de ser feito.
A integração com a SEFAZ (Secretaria da Fazenda), por exemplo, é essencial para a emissão de notas fiscais.
5. Observe quanto o sistema pode ajudar no seu dia a dia
E para decidir, de uma vez por todas, quais das ferramentas de gestão para franquias é a ideal para a sua loja, analise qual tem mais potencial para facilitar o seu dia a dia e da sua equipe.
Reveja as funcionalidades oferecidas, formas de integração, entre outras características, e compare com o que precisa para deixar seu gerenciamento mais preciso e dinâmico.
Como comentamos, o mais importante é escolher uma solução que atenda pontualmente às necessidades da sua unidade.
Qual a melhor ferramenta de gestão para franquias?
O F360 Finanças é uma das ferramentas de gestão para franquias mais completas do mercado, pois foi criado por e para varejistas. Voltado para a parte financeira, ele atende todos os critérios que mencionamos e também:
- conciliação bancária;
- planejamento orçamentário;
- integração com PDV e adquirentes;
- e muito mais.
Precisa de um sistema para emitir notas fiscais de maneira simples, rápida e segura? Então, a ferramenta perfeita para você é o F360 Emissor. Integrado à SEFAZ, com ele você:
- emite notas de serviço e notas de produto;
- faz download das notas fiscais geradas;
- tem armazenamento em nuvem;
- entre diversas outras funcionalidades.
Não perca mais tempo! Agende agora mesmo uma demonstração grátis e conheça todas as ferramentas de gestão para franquias que a F360 oferece para você!