Mulher olhando computador em uma loja
Empreendedorismo 24/11/2023

Gerenciador financeiro: por que você deve usar? 14 vantagens!

Compartilhar

O gerenciador financeiro é um sistema que auxilia na gestão monetária de um negócio, contribuindo para melhorar a performance da empresa e, com isso, alcançar as metas e os objetivos definidos.

Na prática, trata-se de um software específico para controle financeiro empresarial, que conta com funcionalidades como:

  • gestão de gastos;
  • controle de entrada e saída de valores;
  • otimização de fluxo de pagamento;
  • entre outras funções relacionadas.

Está se perguntando por que estamos apresentando essa solução para você? Bem, podemos começar dizendo que o sucesso de um negócio está diretamente atrelado a uma boa gestão financeira, concorda?

Ao gerenciar corretamente todos os valores que entram e saem da sua empresa, você consegue visualizar pontos de perdas, quais produtos geram mais ganhos, oportunidades de melhorar a lucratividade, e muito mais.

Somente por meio da administração correta do fluxo monetário, é possível identificar, com clareza e precisão, em quais frentes a sua empresa precisa de investimento. A gestão também permite saber quais processos estão elevando os gastos e diminuindo a lucratividade.

Concorda que fazer tudo isso manualmente pode ser trabalhoso ou até inviável? Além de demandar muito tempo, processos manuais aumentam as chances de erros que podem impactar negativamente as suas tomadas de decisão.

É justamente por esse motivo que você deve considerar o uso de um gerenciador financeiro!

E como funciona a ferramenta? Quais as vantagens de utilizá-la? Quais recursos tem? Como escolher a melhor? Essas e outras respostas você confere agora, neste artigo.

Por isso, siga a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é um gerenciador financeiro?

O gerenciador financeiro é um sistema que promove o controle da movimentação monetária de uma empresa ou indivíduo. Trata-se de um software administrativo que ajuda a administrar a entrada e a saída de valores, fluxos de pagamento e de recebimento, gestão de dívidas e empréstimos, e muito mais.

Nessa solução, podem ser incluídos, por exemplo, recebimento de valores provenientes de vendas realizadas e pagamentos feitos a terceiros, como a fornecedores, independentemente das quantias ou origens. 

Outra aplicação é a ordenação automática de contas, inclusive futuras. Isso leva à simplificação das rotinas, deixando-as menos trabalhosas e mais favoráveis à saúde financeira da empresa.

O gerenciador financeiro também pode ser tratado como uma importante ferramenta de auxílio nas tomadas de decisão. Isso acontece porque a solução centraliza todo o fluxo financeiro da empresa, dando aos gestores uma visão ampla e precisa de como está o negócio.

A partir dessa fonte de informação é possível, por exemplo, definir metas e objetivos, determinar para quais áreas serão destinados os recursos financeiros, traçar estratégias de crescimento, entre diversas outras possibilidades.

O que mais um gerenciador financeiro faz?

Além de administrar as finanças empresariais, o gerenciador financeiro auxilia no planejamento e, consequentemente, no alcance de metas e na prevenção de diversos danos para o negócio

A segurança das informações transacionadas também aumenta, visto que é possível centralizar todos os dados financeiros em um único ambiente. Dessa forma, você evita que as informações se percam ou que sejam manuseadas por pessoas não autorizadas.

Tal aumento da segurança também acontece porque todo o processo é digital e automatizado, eliminando perigos que as planilhas desenvolvidas à moda antiga podem trazer — como os relacionados a erros de digitação e perda de dados ..

Dica! Aproveite e leia também: “9 mitos sobre gestão financeira de lojas e franquias

Como funciona um gerenciador financeiro?

O gerenciador financeiro funciona a partir da oferta de funcionalidades que contribuem com a gestão monetária da empresa — aqui, vale destacar que as funções oferecidas variam de acordo com o sistema adquirido. Por isso, você encontrará diferentes possibilidades no mercado.

Em linhas gerais, o sistema funciona via web, permitindo o acesso a partir de diferentes dispositivos, tais como computadores, notebooks, tablets, ou mesmo smartphones.

Os gerenciadores financeiros que operam no formato SaaS (Software como Serviço) tendem a ser os mais interessantes e vantajosos, visto que dispensam instalação e os dados são armazenados em nuvem. 

Para empresas que trabalham no formato home office ou híbrido, garantir que os funcionários acessem a ferramenta de onde estiverem é extremamente importante, concorda?

Somado a isso, soluções SaaS elevam a segurança e diminuem os custos operacionais, pois quem contrata não precisa se preocupar com gestão de bancos de dados, servidores, atualização de software, e vários outros pontos relacionados.

software de gestão financeira
Um software de gestão financeiro reduz despesas operacionais

Quais são os principais recursos de um gerenciador financeiro?

Como dissemos, os recursos oferecidos nesse tipo de sistema variam bastante. Porém, os mais comuns e necessários para a realização de uma boa gestão financeira são:

  • gestão de orçamento e faturamento;
  • monitoramento de dívidas e pagamentos;
  • mensuração de lucratividade;
  • controle de fluxo de caixa;
  • emissão de relatórios diversos, como de entrada e saída de valores.

Como funcionalidades extras, alguns softwares de gestão financeira disponíveis no mercado também pode oferecer opções como:

  • conciliação de cartões de crédito e/ou de débito, com apuração das taxas cobradas pelas administradoras;
  • conferência de caixa, proporcionando uma síntese da movimentação do negócio;
  • geração de Demonstrativo de Resultado e Exercício (DRE), no qual é possível verificar o resultado de operações realizadas em determinado período;
  • controle concomitante das movimentações de mais de uma companhia, a exemplo de várias unidades de uma mesma franquia ou de marcas franqueadoras diferentes.

Também é possível encontrar gerenciadores financeiros que contemplem soluções de pagamento e gerenciamentos relacionados, por exemplo:

  • emissão de boleto bancário;
  • geração de links de pagamento;
  • emissão, controle e envio automático de nota fiscal;
  • integração com PDV;
  • conciliação bancária;
  • conciliação de cartões;
  • integração multicanais (food apps, vouchers).

Não deixe de ler este artigo: “O guia completo da nota fiscal eletrônica: vantagens, tipos e como emitir“. 

Quais as vantagens de um gerenciador financeiro?

Após conhecer a definição e a importância do sistema, chegou o momento de descobrir as vantagens de usar o gerenciador financeiro. Prepare-se, pois a lista é grande. Veja!

Controle financeiro detalhado e mais preciso

O benefício é proporcionado por uma visualização completa de todas as movimentações financeiras realizadas, o que eleva a eficiência do fluxo monetário.

Economia de espaço

Com o gerenciamento digital da parte financeira da sua empresa, as centenas de papéis, comprovantes, planilhas e relatórios impressos não serão mais necessários. Isso dispensa a necessidade de espaços de armazenamento e organização de arquivos.

Ganho de tempo

Implementar o sistema leva ao ganho de tempo, uma vez que os cálculos são feitos automaticamente, assim como a geração de relatórios de desempenho do negócio.

Redução dos erros

O gerenciador ajuda a minimizar erros, já que o preenchimento manual de planilhas no Excel não existirá mais, evitando falhas de digitação que afetam seriamente o resultado financeiro do negócio.

Disponibilidade e facilidade de uso

O sistema pode ser acessado a qualquer momento, de qualquer lugar, por usuários devidamente autorizados.

Aumento da produtividade

O software otimiza e automatiza as tarefas, tornando o dia a dia dos profissionais muito mais simples, dinâmico, prático, rápido, ágil e preciso.

Mobilidade

Como comentamos, é possível acessar a solução de qualquer local. Sobrou um tempo no final do dia e você quer consultar as últimas movimentações feitas? O gerenciador permite isso, mesmo que você não esteja na empresa.

Unificação de categorias

O sistema permite acessar, em um único ambiente, diversas planilhas e contas, poupando tempo no processo. Assim, fica muito mais fácil visualizar todas as informações relativas às finanças da empresa em variados níveis.

Planejamentos estratégicos mais eficientes

Sejam eles de curto, médio ou longo prazo, os planejamentos realizados com o suporte dos dados armazenados no gerenciador financeiro contribuem para tomadas de decisão muito mais embasadas, precisas e com menos chances de falhas.

Auxílio para alcançar objetivos

Graças ao planejamento mais eficiente proporcionado pelo gerenciador, é possível definir metas alcançáveis e encontrar o melhor caminho para cumpri-las.

Aumento da segurança das informações geradas

Com os sistemas de gerenciamento financeiro, há um risco bem menor, quase nulo, de os dados serem perdidos ou extraviados. Além disso, eles estarão sempre atualizados e corretamente armazenados.

Praticidade

Característica que já não é atribuída a planilhas como as feitas em Excel, mas amplamente encontrada no gerenciador financeiro.

Automação

Além de os cálculos necessários serem feitos automaticamente, a importação dos dados ligados às contas bancárias relacionadas é realizada de forma imediata. Pode parecer mágica, mas é apenas modernidade!

Atualização constante e automática

Como já citado, os dados e os valores provenientes das transações da empresa passam a ser atualizados em tempo real, de modo organizado, sendo facilmente acessados e visualizados.

Quais são os benefícios diretos para sua empresa?

Com o sistema financeiro certo, o gerenciamento das finanças da sua empresa passa a ser feito de forma minuciosa, adequada e, o mais importante, de maneira rápida, prática e totalmente segura.

Organizando tudo o que acontece na gestão financeira da companhia, o software também fornece dados e informações fundamentais para melhorar o desempenho corporativo.

Como comentamos, o uso da ferramenta gera uma visão completa, e em tempo real, de todas as movimentações financeiras realizadas. 

Ao conhecer o fluxo financeiro do seu negócio, fica muito mais fácil encontrar gargalos operacionais e pensar em soluções para resolvê-los.

Em cenários de crise, e em mercados cada vez mais competitivos, ter essa base para tomadas de decisão faz toda a diferença, não é mesmo?

Identificar e cortar um gasto inadequado, por exemplo, reduz perdas financeiras que podem estar impactando a lucratividade, e você nem tinha percebido!  

Com tudo isso em mente, confira alguns, entre os vários benefícios, que poderão ser sentidos na sua rotina empresarial ao usar um gerenciador financeiro:

  • economia de tempo;
  • redução de despesas operacionais;
  • aumento da segurança de dados;
  • maior clareza dos processos financeiros;
  • planejamento financeiro e estratégico mais eficiente;
  • aumento do potencial de alcance de metas;
  • realocação correta dos recursos;
  • facilidade na detecção de erros ou de não aproveitamento financeiro.

Como escolher um gerenciador financeiro? 

O sucesso de uma empresa depende das decisões que o gestor toma. Entretanto, os colaboradores também são essenciais no desempenho, no crescimento e na obtenção de resultados positivos do negócio, não é mesmo?

Nessas horas, escolher um bom gerenciador financeiro pode fazer toda a diferença para ajudar no engajamento dos times. Com isso, a sua empresa sai na frente dos concorrentes, melhora a gestão da sua empresa e atrai mais clientes.

Ao conhecer melhor o negócio, fica bem mais fácil encontrar soluções eficientes e alinhadas ao seu estilo de administração. 

Tudo isso é potencializado quando você encontra um software de gestão financeira com as seguintes características:

  • atualizações constantes;
  • sistema adaptável;
  • equipe especializada.

Confira, a seguir, detalhes de cada um desses atributos.

Principais características de um bom gerenciador financeiro

Atualizações constantes

O mercado consumidor é inconstante e volátil: o que hoje é um suprassumo para seus clientes pode se tornar obsoleto quando menos se espera. 

Por esse motivo, sua organização precisa acompanhar as mudanças da melhor maneira possível, transformando, quando necessário, fragilidades em potencialidades.

Na hora de escolher um gerenciador financeiro, dê preferência a um que seja atualizado constantemente, seja para corrigir erros e problemas no funcionamento, ou para incluir novas funcionalidades e recursos. 

Assim, seu empreendimento fica alinhado às tendências do mercado, sempre levando em consideração o controle financeiro e as regras e legislações do setor.

Sistema adaptável

O diálogo sempre foi essencial em todas as relações de nossa sociedade — e não poderia ser diferente na hora de gerenciar uma empresa! Portanto, você deve se comunicar de forma clara e aberta com colaboradores e fornecedores. 

Trazendo isso para a escolha de um gerenciador financeiro, é primordial que ele atenda às necessidades e características do seu empreendimento. E isso será alcançado se você deixar claro para o vendedor do produto quais são seus objetivos.

O que queremos dizer é que, quando for escolher o sistema de gestão financeira, o ideal é conversar abertamente com quem está oferecendo a solução. Diga quais são suas expectativas e quais problemas de gerenciamento financeiro pretende resolver com a ferramenta.

Tenha em mente que, quanto mais adaptável for o software, mais fácil o alinhamento e maiores as chances de ele atender o perfil do seu negócio.

Ah! E não se esqueça de escolher uma ferramenta de fácil manuseio, a fim de evitar problemas na rotina de trabalho, como a não adequação dos funcionários, o que a tornaria um gasto desnecessário para o negócio.

Equipe especializada

A experiência de mercado faz toda a diferença na hora de tomar decisões e encontrar respostas para os problemas da sua companhia. Então, ao escolher um parceiro para fornecer o gerenciador, veja o quão experiente ele é.

Pesquise e descubra o que outros empreendedores que trabalham com a ferramenta dizem sobre o funcionamento da solução. Se puder contar com uma equipe especializada na gestão financeira, as chances de alcançar os resultados esperados são ainda maiores.

Qual é o melhor gerenciador financeiro?

O melhor gerenciador financeiro é aquele compatível com o tamanho, formato e modelo do seu negócio, que atende às necessidades da sua empresa e ajuda a aprimorar a sua rotina administrativa.

Atualmente, a tecnologia contribui bastante para otimizar o tempo dedicado ao seu negócio, além de abrir caminho para a exploração de diversas possibilidades, a exemplo da expansão da sua empresa. 

Para tanto, é preciso se desprender de ideias ultrapassadas e apostar nos novos modos de atuação empresarial.

Somente dessa forma, será possível desenvolver processos mais modernos e otimizados, como uma gestão financeira mais eficiente a partir do uso de inovações tecnológicas disponíveis no mercado.

Investir em um gerenciador financeiro, por exemplo, é uma ótima maneira de potencializar os resultados e o funcionamento do seu negócio!

Como a F360 ajuda a melhorar a gestão financeira da sua empresa?

A F360, plataforma de gestão financeira para lojas e franquias, ajuda a melhorar o gerenciamento monetário do seu negócio por meio do F360 Finanças.

O F360 Finanças é o melhor gerenciador financeiro do mercado, pois conta com todas as características que acabamos de citar, além de ser multiempresas!

Assista a este vídeo e entenda!

Com a solução, você consegue:

  • gerenciar o controle financeiro de várias lojas, marcas e canais de vendas em um mesmo sistema;
  • acessar o sistema pelo notebook ou dispositivos móveis (tablet e smartphone);
  • visualizar um painel com indicadores personalizáveis para analisar as informações de acordo com a sua necessidade;
  • realizar atividades como:
  • conciliação de cartões;
  • fluxo de caixa;
  • gestão de contas a pagar e a receber;
  • DRE;
  • conciliação bancária;
  • planejamento orçamentário;
  • integração com PDV e adquirentes;
  • conciliação com vouchers.

Que tal conferir, na prática, como tudo isso funciona? Então agende agora mesmo uma demonstração grátis!

Compartilhar
Avatar photo
Escrito por:

Tálita Gonçalves

Redatora e analista de conteúdo F360