Ter um aplicativo próprio de delivery para franquias é um salto enorme rumo à autonomia, fidelização de consumidores, reforço da marca, redução de gastos com pagamento de taxas, aumento da eficiência no recebimento dos pedidos, melhora na experiência do cliente, e muito mais!
Um app de delivery é um canal de venda digital que pode funcionar paralelamente aos outros que o seu negócio já utiliza, tais como site e aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp.
Também é um ótimo recurso para negócios que atuam no varejo omnichannel, pois permite que o cliente compre on-line e retire na loja física, por exemplo.
O investimento inicial pode ser um desafio? Precisamos dizer que sim. Porém, em médio e longo prazo, ter um aplicativo próprio de delivery vale mais a pena do que manter as vendas digitais em plataformas no formato marketplace que oferecem esse tipo de serviço.
Além das taxas, que tendem a ser elevadas e que impactam negativamente o preço final cobrado dos clientes, nesses apps há ainda a concorrência que precisa ser enfrentada diretamente.
Essa é uma questão que você está tentando solucionar? Então, siga a leitura deste artigo e descubra se é o momento certo para a sua franquia ter o próprio aplicativo de delivery, como criar esse sistema e todas as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio.
Quando usar um aplicativo próprio de delivery?
Existem alguns fatores que, quando analisados, ajudam a decidir se chegou a hora, ou não, de ter um app de delivery próprio para a sua loja.
Os principais pontos que você deve considerar são:
- público-alvo;
- porte do seu negócio;
- tipo de produto vendido;
- valor disponível para investimento e manutenção do sistema.
Quando fizer essa avaliação, pense no seguinte: seu negócio está começando agora, ainda tem poucos clientes e o orçamento está apertado? Então, por mais que essa seja uma ideia tentadora e vantajosa, este pode não ser o melhor momento para colocá-la em prática.
Outra situação que leva ao adiamento desse projeto é quando os seus clientes não são muito tecnológicos, digamos assim.
Sabemos que isso é raro, pois, hoje em dia, as pessoas usam os smartphones para praticamente tudo. Porém, dependendo do público-alvo, pode acontecer de os consumidores terem dificuldades com tecnologia. Neste caso, investir em um app de delivery não daria o retorno esperado.
Agora, se o seu negócio já tem tempo no mercado, conquistou clientes fiéis e essa base está aumentando, quer oferecer-lhes experiências melhores, busca mais controle sobre as vendas, e tem dinheiro para investir, um aplicativo de delivery próprio é uma ótima opção!
As vantagens de decidir por esse sistema? Falaremos sobre elas mais adiante.
Dica de leitura: “7 estratégias de vendas on-line para sua franquia“
Como criar um aplicativo próprio de delivery?
Para criar um app de delivery próprio para a sua franquia, verifique o orçamento disponível. Não temos como precisar um custo inicial porque esse número varia conforme as funcionalidades que pretende colocar.
Detalhes como para qual sistema operacional é a solução — somente Android, somente iOS, ou os dois —, se quer uma interface simples ou personalizada, se permitirá propaganda ou não nas telas, tipo de login para o cliente acessar o app, entre outras, fazem bastante diferença no preço.
Segundo o site Quanto Custa um Aplicativo, o investimento mínimo costuma ser de R$ 10 mil, mas pode passar de R$ 100 mil dependendo das funções. Além disso, é preciso colocar nessa conta os custos com manutenção, hospedagem web, atualizações, entre outras relacionadas.
O que não pode faltar na criação de um app próprio de delivery
Resolvida a questão do orçamento, para criar um aplicativo próprio, você também precisa pensar em:
- layout;
- fotos e descrição dos produtos;
- opção de acompanhamento do status do pedido e da entrega em tempo real;
- meios e formas de pagamento que serão oferecidos;
- adotar boas estratégias de marketing para aplicativos de delivery.
Lembre-se sempre de considerar a experiência do cliente com o app próprio. Afinal, de nada adianta criar uma solução incrível, com um visual moderno e chamativo, se as pessoas tiverem dificuldade de usar, concorda?
Então, cuide de toda a parte técnica da solução, valorize a sua marca e seus produtos, mas faça testes para confirmar se os clientes conseguirão usar o sistema sem problemas e garantir que esse canal de vendas melhore significativamente a jornada de compra deles.
E uma dica extra! Pesquise sobre estudos de caso em franquias com aplicativos próprios, pois isso pode inspirar você nas suas decisões e na montagem do seu plano para criar essa solução.
Sugestão de leitura: “Formas de pagamento: quais não podem faltar na sua loja?“
7 vantagens do aplicativo próprio de delivery para sua franquia
Logo na abertura deste artigo dissemos que um app de delivery próprio gera diversas vantagens, lembra?
Para os clientes, os principais pontos positivos são, sem dúvidas, a comodidade, a praticidade e a possibilidade de comprar da loja preferida por um canal de vendas que está, literalmente, na palma da mão.
Já para a sua franquia, os benefícios que mais se destacam são:
- redução de custos operacionais: por não precisar pagar taxas para as plataformas de marketplace;
- aumento da margem de lucro: também pelo motivo anterior e por não ter que dividir percentuais sobre cada venda;
- crescimento no volume de venda e na fidelização: retorno por melhorar a experiência de compra dos clientes e facilitar as aquisições e pagamentos;
- diminuição da concorrência: afinal, o aplicativo é somente da sua loja, e não há outras no mesmo ambiente on-line oferecendo produtos semelhantes para o público;
- reforço da marca: pela personalização que ter o próprio app de delivery permite, e também por expandir a atuação no mercado;
- autonomia: você fica livre para definir as regras de vendas, formas de entrega, taxas, entre vários outros pontos relacionados;
- otimização da gestão financeira: principalmente por não precisar esperar o repasse dos valores, fluxo que acontece quando se usa uma plataforma de delivery terceira.
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