A previsão até o final de 2025 é de que o setor de foodservice registre uma expansão de 6,25%, o que corresponde a um consumo de R$ 241 bilhões. Os dados são do Instituto Foodservice Brasil. E, diante de números tão promissores, é natural que muita gente pense em aproveitar a boa fase para ampliar a operação.
Quem atua no setor de alimentos e bebidas sabe que gerir um restaurante envolve uma rede complexa de fornecedores e controles que precisam estar bem alinhados. Lidar com várias frentes, driblar os desafios de insumos perecíveis, gerenciar o estoque e, ao mesmo tempo, prezar pela experiência do cliente, não é uma tarefa simples, não é mesmo?
Por isso, é preciso ter planejamento e segurança para dar o próximo passo. Afinal, quando o volume de transações aumentar, é uma gestão financeira bem consolidada que garantirá a sustentabilidade. E contar com o uso de ferramentas que automatizam tarefas cotidianas pode ser um recurso valioso neste momento.
Principais aprendizados deste artigo
- Bons números do setor de foodservice levam muitos empresários a planejar a expansão. Mas, para que este crescimento seja sustentável, é necessário contar com uma gestão financeira sólida.
- O aumento das transações torna o gerenciamento mais complexo para os estabelecimentos do setor de alimentação. Isto porque é necessário manter o controle de entradas e saídas, custos envolvidos e desempenho das vendas.
- A conciliação de pagamentos manual gera riscos para o crescimento empresarial. Ausência de registros, erros de digitação, pedidos duplicados e pagamentos via voucher não conciliados comprometem o fluxo de caixa.
- Investir na automatização da rotina financeira proporciona mais segurança. Plataformas inteligentes oferecem precisão no armazenamento e acompanhamento dos dados e entregam relatórios em tempo real.
- O F360 Finanças é o sistema ideal para quem deseja expandir com segurança, porque oferece centralização das informações, monitoramento contínuo e relatórios gerenciais customizáveis para os gestores.
Quais são os desafios da gestão financeira no setor de alimentação?
Os obstáculos mais comuns enfrentados por gestores de foodservice que decidem crescer são:
- maior complexidade para administrar o pico de novas transações;
- dificuldade de integração dos canais de vendas;
- falta de padronização entre as unidades;
- informações fragmentadas;
- monitoramento inadequado de entradas e saídas;
- gestão de custos e de estoque.
Estes são problemas frequentes que podem comprometer o fluxo de caixa e reduzir a lucratividade do negócio. Inaugurar um estabelecimento traz novos processos e responsabilidades, e ser capaz de acompanhar todos os números com a mesma qualidade se torna uma missão quase impossível.
Neste contexto, transferir atividades manuais para um sistema é a escolha mais consciente. Assim, é possível centralizar todas as informações das filiais, checar o desempenho das vendas e a evolução das despesas diariamente e identificar oportunidades para reduzir desperdícios.
Além disso, rotinas financeiras podem ser automatizadas para liberar tempo da equipe. Entre essas atividades, está a conciliação. Para o setor de alimentação, esta tarefa é ainda mais detalhada, tendo em vista que envolve a conciliação de vouchers, por meio dos cartões nas modalidades alimentação e refeição.
Por que a conciliação manual afeta a expansão no foodservice?
A abertura de novas unidades aumenta a quantidade de vendas e o volume de dados para serem registrados. Neste cenário, alimentar planilhas ou diferentes sistemas para cada filial se torna um risco. Esses recursos não permitem a centralização das informações e estão sujeitos a falhas humanas.
Erros de digitação, divergências entre extratos bancários e pedidos duplicados são ocorrências frequentes que comprometem a confiabilidade das informações. Além disso, vouchers expirados não conciliados e taxas de cartão indevidas cobradas pelas operadoras podem gerar prejuízos que passam despercebidos no dia a dia diante de tantos números.
Para ter um negócio escalável, é primordial estruturar procedimentos robustos e replicáveis. Logo, automatizar a conciliação é uma atitude que agrega qualidade e segurança à gestão.
Como a inovação no setor de alimentos impulsiona o crescimento?
A adoção de softwares que promovem a conciliação financeira garante que as entradas e saídas de recursos sejam registradas com precisão. As plataformas integram dados de diferentes canais de vendas, como delivery, balcão e aplicativo. Desta forma, o empresário tem uma visão completa sobre o desempenho do negócio.
Além disso, é possível obter relatórios consolidados e atualizados continuamente. Assim, o gestor ganha agilidade para verificar inconsistências, negociar taxas elevadas com as operadoras de cartões e fazer um planejamento financeiro realista. Essa eficiência libera tempo da equipe e torna a gestão financeira estratégica e eficaz.
Por fim, a automação minimiza erros com a conciliação de vouchers. Vale lembrar que cada fornecedor pratica prazos distintos de repasse dos valores. Perder o controle dessas datas pode fazer com que a empresa faça estimativas incorretas e conte com os recebimentos nos momentos errados.
Investir na inovação no setor de alimentos, portanto, proporciona um acompanhamento mais efetivo e projeções coerentes. Estes fatores são decisivos para quem deseja expandir de forma sustentável no foodservice.
O que avaliar para expandir com segurança no setor de alimentos e bebidas?
Planejar o crescimento empresarial de uma rede de foodservice demanda verificar questões como:
- unificação de processos e sistemas para ter os mesmos parâmetros de registro;
- integração dos canais variados de vendas;
- automatização da conciliação de pagamentos;
- monitoramento de indicadores financeiros;
- e acompanhamento de resultados para tomar boas decisões.
Entre os números que exigem atenção estão o ticket médio de cada unidade, o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) e a margem líquida de lucro. São dados que refletem o desempenho da organização como um todo e acendem o alerta para eventuais problemas na gestão financeira.
Por envolver tantos detalhes, o gerenciamento de uma grande rede demanda mais do que talento e persistência. É preciso profissionalizar a gestão para construir uma base segura para alavancagem. E a tecnologia desponta como o investimento mais assertivo para quem busca ter mais agilidade sem perder o padrão de qualidade dos seus produtos e serviços.
Como a plataforma F360 Finanças pode revolucionar o seu negócio?
O F360 Finanças é o sistema ideal para gerenciar as finanças do seu negócio de foodservice. A ferramenta realiza conciliação bancária, administra entradas e saídas e apresenta uma visão global da rede atualizada em tempo real. É um motor de crescimento seguro para a sua empresa.
A plataforma oferece integração com o iFood. Com isso, processa e concilia todas as transações feitas pelo aplicativo diariamente. Além disso, o detalhamento dos custos da venda é classificado automaticamente nos planos de contas, o que elimina retrabalho e oferece uma visibilidade real do que entra no caixa do estabelecimento.
Como vimos, este tipo de automação é um grande diferencial para gerenciar operações em expansão, com clareza e sem perdas. E mais: o empreendedor pode gerar relatórios unificados ou segmentados por unidade para comparar o desempenho de suas filiais e identificar riscos de prejuízos com antecedência.
Conheça agora todos os benefícios do F360 Finanças para restaurantes e redes de alimentação e prepare-se para crescer sem medo!
Ainda tem dúvidas sobre o tema? A seguir, preparamos algumas respostas rápidas para você entender tudo que precisa!
FAQ
Por que a expansão do foodservice aumenta a complexidade financeira?
Porque toda a operação ganha volume. Portanto, é uma quantidade maior de transações, fornecedores e canais de venda, exigindo controle mais rigoroso sobre entradas, saídas e custos. Sem integração, as informações podem ficar fragmentadas entre as unidades, o que prejudica o monitoramento financeiro e fechamento contábil.
Quais são os riscos de continuar conciliando manualmente em redes em crescimento?
A execução manual desta tarefa eleva o risco de erros, como pedidos duplicados, lançamentos incorretos e vouchers não registrados. Além de comprometer a confiabilidade dos dados, o retrabalho consome tempo da equipe e pode gerar prejuízos por taxas indevidas, divergências contábeis e decisões baseadas em informações imprecisas.
Como a automação da conciliação ajuda na escalabilidade do negócio?
Por meio do processamento adequado dos dados e eliminação de falhas humanas. A conciliação automática permite a geração de relatórios precisos e que oferecem uma visão real sobre as finanças do negócio. Com isso, os gestores têm uma base sólida para planejar uma expansão sustentável.
Quais benefícios um sistema integrado como F360 traz para redes de foodservice?
As principais vantagens de adotar uma plataforma como a F360 Finanças em seu negócio de foodservice são:
- redução de erros operacionais;
- agilidade para elaboração do fechamento contábil;
- melhor visibilidade sobre a saúde financeira da empresa;
- apresentação de dados precisos para apoiar a tomada de decisão.
Como posso usar relatórios consolidados para tomar decisões estratégicas de expansão?
Estes documentos podem ser usados para avaliar a situação financeira da empresa como um todo ou para comparar os números das unidades. A partir destas análises, é possível identificar gargalos, definir metas realistas, fazer um bom planejamento futuro, disseminar boas práticas e direcionar investimentos de forma estratégica.





