Homem de óculos olhando computador com cadeado
Finanças 03/03/2017

Como garantir a segurança financeira do seu negócio?

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Um grande desafio para os empreendedores é garantir a segurança financeira de suas empresas. Afinal, para alcançar esse feito, é preciso aplicar diversas estratégias, como diversificar os clientes e ter uma boa produtividade. 

Mas também há outros fatores que podem impactar positivamente as finanças de um negócio. Um deles é o planejamento financeiro. 

Talvez você pense: “como fazer tudo isso para garantir que minha empresa tenha sucesso?” Bem, este post vai responder essa pergunta. O objetivo deste conteúdo é mostrar todas as etapas que você precisa seguir para assegurar a saúde das finanças da sua organização.

Que tal conhecer mais sobre esse assunto? Continue a leitura e veja dicas práticas que você pode adotar agora mesmo!

Principais aprendizados deste artigo:

  • Segurança financeira é uma maneira de garantir que sua empresa se mantenha sem dívidas por meio da adoção de ferramentas e estratégias que visam controlar as despesas e rendimentos.
  • A saúde financeira é influenciada por diversos fatores, como as mudanças do mercado, queda na produtividade da equipe e o nível de endividamento do negócio. 
  • Para garantir a segurança financeira, é importante ter uma boa gestão. Para alcançar esse feito, é necessário planejar suas finanças adequadamente, diversificar a carteira de clientes, controlar os gastos e aumentar a produtividade. 
  • Também vale a pena adotar um software de gestão financeira, já que esse tipo de plataforma ajuda a centralizar as finanças em um só lugar, o que facilita a análise dos dados. 

O que é segurança financeira?

Segurança financeira é um termo que engloba a aplicação de ferramentas e táticas cujo objetivo é reduzir os riscos aos quais uma empresa é exposta e prejudicam a saúde das suas finanças. Para simplificar, é uma maneira de fazer com que o negócio fique sempre “no azul”. 

O procedimento envolve o planejamento financeiro empresarial, o acompanhamento das finanças e ainda o uso de softwares que automatizam atividades de rotina, como a geração de relatórios e o monitoramento de indicadores de desempenho. 

Quais os principais riscos à segurança financeira das empresas?

É importante saber que a segurança financeira de uma empresa depende de diversos fatores, tanto internos quanto externos. 

Por exemplo, as flutuações do mercado de atuação podem prejudicar as finanças em determinado momento, já que situações como crises ou problemas na distribuição de insumos atrapalham as vendas.

A falta de uma reserva financeira ou a queda na produtividade também afetam o faturamento e, consequentemente, trazem consequências negativas para a saúde financeira. 

Outro claro exemplo de risco à segurança financeira dos empreendimentos é o endividamento. 

Para você ter uma noção, um levantamento do Serasa Experian mostrou que no começo de 2024 o Brasil tinha quase 7 milhões de empresas em situação de inadimplência. Os débitos somavam mais de R$ 127 bilhões

E como não ser uma vítima desses problemas? A resposta é simples: como uma gestão financeira eficaz que você consegue fazer ao seguir as seis dicas que trouxemos no próximo tópico!

Como fazer a gestão financeira eficaz do seu negócio?

O passo a passo para fazer uma boa gestão e garantir a segurança financeira do seu negócio demanda que você: 

  1. tenha um bom planejamento financeiro empresarial;
  2. diversifique seus clientes;
  3. aumente sua produtividade;
  4. monte um planejamento estratégico;
  5. reduza suas despesas;
  6. automatize sua gestão.

Veja mais detalhes logo abaixo!

1- Tenha um bom planejamento financeiro empresarial 

A primeira dica para ter uma gestão financeira eficaz e garantir a segurança do seu negócio em longo prazo é planejar as finanças. Ou seja, fazer o bom uso dos recursos a fim de evitar desperdícios. 

Para controlar as despesas, é necessário receber mais do que se gasta. Ou seja, é preciso monitorar os custos fixos e variáveis e analisar diariamente o fluxo de caixa para verificar qualquer empecilho que prejudique o pagamento das contas.

De qualquer maneira, o planejamento das finanças é fundamental para controlar as contas. O procedimento pode ser feito por meio de uma planilha ou software financeiro, que registra todas as despesas fixas e as receitas de determinado período.

A partir desse cenário, o empreendedor reconhece as contas a pagar e a receber e consegue controlar melhor os recursos financeiros. Ainda existem outras dicas que aumentam a eficácia do planejamento, as melhores são:

  • elaborar um planejamento anual para uso dos recursos; 
  • acompanhar as movimentações financeiras (o fluxo de caixa) regularmente; 
  • antecipar pagamentos sempre que possível; 
  • evitar contrair dívidas; 
  • separar as finanças pessoais das empresariais.

Outra dica é sempre avaliar as finanças individualmente. Não use fórmulas prontas de como usar os recursos, em vez disso, analise a situação mês a mês para criar estratégias personalizadas. 

Por último, crie uma reserva financeira para empresas, que é bastante útil em momentos de crise. O ideal é que esse dinheiro fique em uma conta separada, que você não movimente com frequência, para evitar usá-lo sem necessidade, OK?

2 – Diversifique seus clientes

Sem clientes, não há empresa e todo mundo sabe desse fato. Contudo, o principal obstáculo em relação a esse quesito é conseguir diversificar os consumidores sem esquecer dos antigos.

Philip Kotler, consultor de marketing dos Estados Unidos, afirmou que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Ou seja, não basta empregar esforços para captar consumidores, é preciso investir na construção de um relacionamento a longo prazo.

Diversificar clientes, portanto, é uma maneira de assegurar o equilíbrio financeiro da sua empresa. A ideia é elevar o fluxo de consumidores sem esquecer dos antigos, que já optaram por adquirir seus produtos ou serviços.

O resultado, nesse caso, é a ampliação da carteira, ao mesmo tempo que aplica estratégias de fidelização. A grande dúvida é: como trazer diversidade para sua carteira? Bem, você pode empregar algumas estratégias, como:

  • analisar as operações do seu negócio para entender qual seu público-alvo e o que você já faz para atraí-lo; 
  • ter uma equipe diversificada, que representa as pessoas com potencial de se tornarem clientes; 
  • variar as estratégias de atração de consumidores;
  • revise seus produtos e serviços;
  • participar de eventos da sua área a fim de fazer networking.

3 – Aumente sua produtividade 

Chegamos a uma das formas mais eficazes de garantir que as finanças da sua empresa estejam seguras. Aumentar a produtividade permite aumentar os ganhos, e, se você mantiver essa elevação e os custos, consegue alcançar um patamar de equilíbrio financeiro.

A dúvida é: como aumentar a produtividade? Há uma série de dicas que melhoram esse quesito. Confira algumas ideias:

  • encontre as falhas na execução ou gestão dos processos a fim de identificar desperdícios de recursos; 
  • planeje todas as operações antes de colocá-las em prática a fim de ter mais eficiência
  • tenha uma equipe capacidade e engajada; 
  • invista na comunicação interna para agilizar a colaboração entre os diferentes setores;
  • monitore os resultados por meio de reuniões estratégicas;
  • instaure uma cultura de feedback. 

4 – Monte um planejamento estratégico 

Ter um planejamento sólido é sinônimo de conquistar vantagem competitiva, pois essa ferramenta considera os objetivos estratégicos e a missão do negócio para direcionar o empreendedor no caminho do sucesso.

Os passos para a elaboração de um planejamento da estratégia começam pela definição dos objetivos e da missão. Depois, é preciso definir a estratégia em si e desdobrá-la para que os objetivos sejam alcançados.

Para deixar mais claro, veja, a seguir, os pontos que deve cumprir!

Objetivos

Os objetivos são inerentes ao planejamento estratégico e tudo começa com a determinação da missão, da visão e dos valores organizacionais. A ideia é saber exatamente onde você está, onde quer chegar e quais são os propósitos de ter começado um negócio.

Diagnóstico do mercado

É necessário entender como o mercado funciona para saber quais aspectos podem influenciar a sua empresa. Por exemplo: a economia está em crise? Existe demanda para o produto ou o serviço que você vende? O segmento em que você atua está em expansão ou em retração?

Todos esses questionamentos podem ser respondidos por meio de uma pesquisa de mercado. Com essa técnica, você conhece melhor o segmento, a concorrência, os clientes e os fornecedores, e isso permite ter uma visão mais ampla do negócio.

Esse também é um bom momento para fazer uma análise de riscos financeiros e oportunidades. Por exemplo: se os clientes reclamam do atendimento da concorrência, essa é uma oportunidade da sua empresa se destacar.

Diagnóstico interno

Você percebeu, na etapa anterior, que a análise do mercado e da concorrência faz você pensar em pontos positivos e negativos do seu negócio. No entanto, vale a pena reforçar que essa análise comparativa deve ser realizada.

Lembre-se: esse é o momento certo de você começar a identificar aquilo que pode melhorar. Essa análise também passa pela implantação da inovação (seja pela escolha de algo realmente revolucionário, seja pela adoção de uma prática que transforma a execução das atividades do dia a dia).

Plano de ação

Você analisou as oportunidades e as ameaças e verificou as práticas da concorrência. Agora, é só construir um plano de ação. O documento prevê:

  • elaboração de metas;
  • criação de lista de ações para cada objetivo;
  • preparação de um cronograma;
  • alocação de recursos.

Tudo a fim de que você possa efetivamente melhorar aquilo que precisa de ajustes.

Monitoramento de ações

Não basta colocar o plano de ação em prática, é necessário monitorar as ações. Esse processo é importante porque possibilita reavaliar a estratégia e ver se ajustes são necessários. Para isso, use indicadores e métricas.

A definição desses parâmetros acontece previamente. Uma dica interessante é utilizar o balanced scorecard (BSC), ferramenta específica do planejamento da estratégia. O objetivo do BSC é verificar 4 indicadores de avaliação organizacional:

  • financeiro: tem a finalidade de criar indicadores de performance para haver mais rentabilidade do negócio para os acionistas;
  • clientes: mensura o nível de satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos;
  • processos internos: objetiva identificar possíveis produtos com problemas e verificar se as mercadorias são entregues no prazo, além de recomendar o investimento em inovação;
  • aprendizado e crescimento: está relacionado à motivação, à capacidade pessoal e à implantação de um sistema de informação melhor.

Quando esses 4 pontos do BSC se equilibram, a empresa tem uma performance melhor e pode aplicar novas estratégias.

1 -Reduza suas despesas 

Outra estratégia de proteção financeira é reduzir (e, se possível, eliminar) as despesas supérfluas. O corte destes gastos desnecessários pode trazer retornos bastante positivos no futuro. 

Para conseguir, analise bem o seu planejamento financeiro e responda a seguinte questão: o que é realmente essencial para manter minha empresa em funcionamento? A partir daí, você consegue ver quais custos são descartáveis. 

2 – Automatize sua gestão 

Citamos brevemente ao longo deste post o uso de softwares direcionados para a gestão financeira e a verdade é que estes sistemas são bons aliados do controle das finanças e agora vamos explicar direitinho porque você deve fazer esse investimento.

O que acontece é que as plataformas do tipo servem para executar o controle de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, gerar e visualizar gráficos e relatórios financeiros e muito mais. Além disso, alguns softwares também permitem emitir boletos bancários para concretizar as vendas.

Quando falamos especificamente em gestão financeira, o sistema ainda concede um acesso fácil ao histórico de ganhos e despesas. Com a verificação desses dados, o planejamento do futuro é ainda melhor e mais embasado.

Você já deve ter se convencido de que esse investimento vale a pena. Mas se ainda tem alguma dúvida, saiba que algumas das vantagens dos sistemas de gestão financeira são:

  • acesso a informações precisas em tempo real sobre as finanças; 
  • facilidade para organizar as despesas;
  • análise estratégica e planejamento mais eficiente, uma vez que você usa dados reais; 
  • controle de estoque mais eficaz; 
  • acesso a relatórios financeiros completos e fáceis de entender.

Agora que você já sabe o que fazer para garantir a segurança financeira do seu negócio, que tal adotar uma ferramenta que oferece todos os recursos que você precisa, como controle de fluxo de caixa e gestão de contas?

A plataforma em questão se chama F360 Finanças e, além disso, oferece um painel de controle personalizável e é acessível de qualquer dispositivo. Ficou interessado? Então, solicite uma demonstração gratuita e entenda como funciona!

FAQ:

O que é segurança financeira?

Segurança financeira é o ato de empregar ferramentas e estratégias para cuidar das finanças de uma empresa a fim de manter o empreendimento livre de dívidas e menos exposto aos riscos do mercado.

Por que é importante garantir a segurança financeira dos negócios?

Manter a segurança financeira é importante, pois permite que você fique mais tranquilo em relação aos investimentos ou flutuações do mercado, já que conta com uma proteção contra perdas.

Como manter sua empresa segura financeiramente?

Para manter a segurança financeira do seu negócio, é importante:

  • elaborar um planejamento financeiro;
  • ter uma carteira de clientes diversificada;
  • aumentar o nível de produtividade para lucrar mais; 
  • planejar as ações de forma estratégica;
  • reduzir as despesas desnecessárias. 

Como a tecnologia ajuda a obter mais segurança financeira?

A adoção da tecnologia facilita a gestão financeira e, assim, traz mais segurança para suas operações, porque centraliza o controle das finanças em uma única plataforma, o que permite a análise e o compartilhamento dos dados. 

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Escrito por:

Mario

Conteúdo produzido por especialistas da plataforma F360, referência em Gestão Financeira de redes do varejo.

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