Ao abrir uma loja ou investir em uma franquia, é comum o varejista pensar em qual momento o estabelecimento vai começar a dar lucro. E é exatamente essa a função da ferramenta financeira chamada de Break Even Point (BEP) ou ponto de equilíbrio.
De modo geral, ela serve para o empresário entender quando o negócio vai parar de dar prejuízo e começar a gerar receita o suficiente para, pelo menos, atingir o ponto de equilíbrio de suas finanças. Em outras palavras, “sair no zero a zero”.
Calcular o BEP e acompanhar a evolução desse indicador é vital para ter uma boa gestão financeira no varejo e criar estratégias para elevar a rentabilidade e lucratividade.
Então, vamos aprender a calcular a previsão do ponto de equilíbrio da sua loja ou franquia? Leia até o final e confira o que é Break Even Point, sua importância e como fazer o cálculo!
O que é Break Even Point?
Break Even Point (BEP) é um indicador que estima o ponto de equilíbrio das finanças da loja. Ele revela o momento em que as receitas se igualam às despesas, ou seja, quando o negócio para de dar prejuízo e aproxima-se da hora de começar a lucrar.
Sendo assim, ele é fundamental para realizar o planejamento de abertura de franquias. É preciso saber se até o momento do Break Even haverá capital de giro para sustentar os custos operacionais, tanto os fixos quanto os variáveis.
O BEP também contribui para entender a quantidade e o valor de vendas necessários para chegar ao zero a zero durante determinado período.
Diferença entre payback e Break Even Point
A maior diferença entre payback e Break Even Point é a seguinte: o BEP é o ponto de equilíbrio, quando os ganhos e custos se igualam, sem haver lucro nem prejuízo; já o payback é o tempo que demora para o investimento inicial ser pago em sua totalidade.
Ambos os indicadores financeiros são essenciais para projetar cenários futuros e orientar estratégias da sua gestão ao longo dos meses e anos.
Qual a importância do Break Even Point?
O BEP é importante porque revela a saúde financeira da sua loja. Ele mostra se ela está perto ou longe de atingir o equilíbrio entre despesas e receitas e, de fato, começar a dar lucro.
Além disso, ele é vital para compreender se vale a pena fazer determinado investimento, como abrir uma franquia, pois mostra o momento em que as contas irão se igualar e assegurar a sustentabilidade da loja.
Esse indicador também é importante para fazer uma boa gestão financeira, pois permite:
- perceber onde reduzir custos;
- identificar operações para serem otimizadas;
- melhorar o plano de vendas;
- definir objetivos e metas do negócio;
- planejar investimentos;
- otimizar as tomadas de decisão.
Como calcular o Break Even Point?
O cálculo do Break Even Point envolve também a apuração de outros elementos, como o valor dos custos operacionais fixos e variáveis e a margem de contribuição da loja durante determinado período. Ele é feito pela fórmula:
Break Even Point = Custos fixos totais / Margem de contribuição
Entenda como calcular o Break Even Point e aprenda sobre cada elemento da fórmula.
Custos fixos e variáveis
Descobrir os custos operacionais da loja é o primeiro passo para encontrar o Break Even, afinal, ao mapear as entradas e saídas, é possível entender como funciona seu fluxo de caixa.
Os custos operacionais são classificados entre fixos e variáveis:
- custos fixos: não dependem das vendas, como aluguel, internet, água, gás, luz, folha de pagamento, financiamentos, seguros, licenças e taxa de franquia, entre outros;
- custos variáveis: variam de acordo com a quantidade de produção e vendas, como impostos, compras de insumos e matérias-primas, comissão de vendedores, contrato de trabalho temporário, horas extras de colaboradores etc.
Leia também: Despesas de franquias: as 9 principais que você precisa saber!
Margem de contribuição
A margem de contribuição é o valor residual da receita de uma venda, que colabora para quitar os custos fixos e dar lucro à marca. Ela é calculada depois de subtrair os custos variáveis associados ao produto vendido.
Para calcular a margem de contribuição de um produto/serviço, use a fórmula:
Margem de contribuição unitária = Preço de venda – Custos variáveis unitários
Como calcular o Break Even Point? Exemplo prático
Agora que você já entendeu os elementos que fazem parte do cálculo do BEP, é hora de ver um exemplo prático para compreender melhor!
Imagine que uma franquia de vestuário feminino tenha:
- custos fixos mensais: R$5.000
- custo variável unitário: R$50
- valor de venda do produto: R$100
O primeiro passo é calcular a margem de contribuição:
- Margem de contribuição unitária = Preço de venda – Custos variáveis unitários
- Margem de contribuição unitária = 100 – 50
- Margem de contribuição unitária = 50
Depois, aplique a fórmula do Break Even Point:
- Break Even Point = Custos fixos totais / Margem de contribuição
- BEP = 5.000 / 50
- BEP = 100
E o que significa?
Para alcançar o Break Even Point ou ponto de equilíbrio, é preciso vender 100 peças de roupas mensalmente.
A partir dessa quantidade de vendas e a manutenção dos valores dos custos fixos e variáveis, a loja pode começar a lucrar.
Porém, como vários fatores impactam o BEP, especialmente a mudança do valor das despesas, o recomendado é calcular esse indicador a cada mês.
Qual o tempo ideal para o Break Even Point?
Não existe um tempo ideal para todos os tipos de varejo, mas, de modo geral, quanto menor for, melhor. Afinal, ele mostra que a franquia conseguirá equilibrar suas contas de forma mais rápida.
Uma dica para entender a viabilidade do negócio pelo Break Even é comparar a média histórica do BEP no seu setor de atuação com o da sua loja.
O ideal é que ele seja o mais baixo possível, porém, se perceber que o valor do indicador está crescendo ao longo dos meses, fique atento à sua gestão financeira e desenvolva planos de ação para reduzir custos e elevar a receita.
E como fazer isso? Use a tecnologia a seu favor: o F360 Finanças é um sistema de gestão financeira que automatiza diversos processos, facilitando o controle das entradas e saídas da loja.
Ainda, ele oferece recursos essenciais para tomar decisões que levem logo ao Break Even Point da sua marca, como fechamento de caixa, conciliação bancária e de cartões, gestão de fluxo de caixa, elaboração de DRE, contas a pagar e a receber e muito mais!
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