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Empreendedorismo 10/10/2023

Como vender mais no Dia das Crianças? 11 dicas!

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Para vender mais no Dia das Crianças, é fundamental combinar diferentes estratégias para, assim, impulsionar as compras. Entre essas táticas, as de maior destaque são: treinar adequadamente o time, criar propagandas voltadas especialmente para o público infantil, adaptar os canais de vendas, oferecer ofertas exclusivas, entre diversas outras relacionadas.

O leque de possibilidades é bastante variado, e vai ao encontro do que todo varejista quer para esse evento tão esperado: atrair mais clientes e aumentar o faturamento do negócio.

E saiba que essa é uma possibilidade totalmente alcançável! O motivo é que os brasileiros pretendem consumir mais no segundo semestre de 2023, e uma das datas consideradas para isso é justamente o Dia das Crianças, segundo pesquisa mencionada em uma matéria da CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Em 2022, a previsão da CNDL para essa data comemorativa era que o comércio brasileiro movimentasse R$ 13,68 bilhões, visto que 73% das pessoas pretendiam ir às compras adquirir presentes para as crianças.

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado em uma reportagem do portal CNN Brasil, realmente houve um bom volume de vendas no Dia das Crianças de 2022: 11,7% a mais nas lojas físicas e 26% a mais no e-commerce, comparado a 2021.

Considerando que, em 2023, os brasileiros querem consumir mais nesse evento, nada melhor do que preparar sua empresa adequadamente para absorver essa demanda, concorda? 

Não sabe como fazer isso? Então siga a leitura deste artigo e confira 11 dicas de como vender mais no Dia das Crianças!

11 dicas para vender mais no Dia das Crianças

Para aumentar vendas em loja infantil, seja ela on-line ou física, nossas dicas são:

  1. crie campanhas voltadas para as crianças;
  2. adapte os canais de vendas para o evento;
  3. melhore a logística de entrega;
  4. otimize as formas e meios de pagamento;
  5. ofereça promoções exclusivas e descontos progressivos;
  6. adote o varejo omnichannel;
  7. identifique as atuais necessidades do seu público-alvo;
  8. personalize o atendimento;
  9. feche boas parcerias;
  10. prepare adequadamente os profissionais;
  11. cuide do pós-venda.

1. Crie campanhas voltadas para as crianças

Ainda que sejam os adultos os responsáveis por comprar e pagar pelos presentes, são as crianças que precisam ser encantadas com as campanhas publicitárias para que as vendas aconteçam. 

Por isso, é muito importante que as divulgações da sua loja considerem o perfil do público infantil atendido, por meio de critérios como idade, preferências e tendências, a exemplo da identificação de quais são os melhores produtos para vender no Dia das Crianças.

2. Adapte os canais de vendas para o evento

O mesmo princípio deve ser aplicado a todos os canais de vendas da sua empresa. Quanto a isso, tenha em mente que sites, aplicativos e lojas que adotam a temática da data comemorativa chamam mais a atenção das pessoas e, por isso, despertam o interesse dos potenciais compradores.

Para as vendas on-line, o ideal é fazer fotos voltadas para o universo infantil, com cores e visual interessantes para as crianças. 

Nas vendas presenciais, o ambiente deve estar totalmente inserido nesse contexto, indo desde a vitrine até o interior da loja. Então, atenção aos detalhes! Música ambiente, cheiros e texturas estimulam a criançada a ficar mais tempo no espaço, o que contribui para os adultos comprarem mais.

3. Melhore a logística de entrega

Quem opta por comprar on-line avalia diversos critérios antes de escolher entre um comércio eletrônico e outro. E a entrega, certamente, é um deles. Por isso, uma de nossas dicas de como vender mais no Dia das Crianças é melhorar a logística do seu e-commerce. 

Prazos menores de envio dos produtos ou disponibilização dos serviços, frete grátis atrelado a um valor mínimo de compra, por exemplo, são estratégias que destacam sua loja dos concorrentes e a torna mais interessante para os compradores.

4. Otimize as formas e meios de pagamento

As formas e meios de pagamento também são pontos decisórios para os clientes. Quer entender por quê? 

Imagine que você tenha adotado inúmeras estratégias para aumentar as vendas em loja infantil, mas, na hora que o comprador chega ao caixa, ele só tem duas opções de pagamento: cartão de débito ou cartão de crédito.

Se a preferência da pessoa for usar carteira digital, Pix, boleto bancário, ou qualquer outro meio, as chances de ela deixar de comprar com você e procurar um dos seus concorrentes são altas, concorda?

Por motivos como esses é que diversificar formas e meios de pagamento é tão importante para vender mais no Dia das Crianças.

5. Ofereça promoções exclusivas e descontos progressivos

Promoções pensadas especialmente para esse evento, geralmente atraem muitos compradores. Aqui você pode usar estratégias como “compre 1 e leve 2”, mas sempre tomando cuidado para não gerar vendas casadas, prática que é ilegal.

Descontos progressivos também são atrativos e configuram uma ótima abordagem, além de ajudar a aumentar o ticket médio do seu negócio.

6. Adote o varejo omnichannel

O varejo omnichannel é uma estratégia no qual todos os canais de vendas e de atendimento da empresa são integrados, permitindo que o cliente migre entre eles sem impactar sua jornada de compra.

Nesse formato, quem está comprando pode pesquisar o produto no site, experimentar na loja física e finalizar a compra pelo aplicativo, por exemplo.

Assim, se seu comércio conta com canais de vendas on-line e presencial, o formato omnichannel é uma ótima maneira de vender mais no Dia das Crianças, por entregar aos consumidores uma experiência de compra muito mais fluida, satisfatória e alinhada às suas preferências.

Ofereça uma experiência de compra que conquiste o seu cliente ideal.

7. Identifique as atuais necessidades do seu público-alvo

E por falar em preferências, o que as crianças querem ganhar este ano? Ter essa resposta é importante porque os gostos mudam com o passar dos anos, e os personagens favoritos também.

Filmes, livros, desenhos, músicas, são alguns fatores que influenciam as escolhas da criançada. Atender a isso ajuda a destacar seu negócio e a chamar a atenção dos compradores, elevando suas vendas.

8. Personalize o atendimento

Personalizar o atendimento é mais do que chamar o cliente pelo nome. É também entender suas preferências, como já comentamos, e adotar estratégias como:

  • estabelecer uma comunicação sincera e transparente;
  • ter empatia;
  • usar a linguagem certa;
  • atender com precisão e agilidade;
  • oferecer uma experiência de compra única;
  • entre outros pontos relacionados.

9. Feche boas parcerias

Você já deve ter ouvido falar em influencers, certo? São pessoas que trabalham com marketing digital e que, por meio dos conteúdos criados, divulgam  produtos, serviços e marcas.

Assim, uma forma de alavancar as vendas no Dia das Crianças é contratar influencers relacionados ao público infantil, e aproveitar o poder de alcance das redes sociais desses profissionais para tornar a sua loja mais conhecida.

Porém, se não quiser adotar uma estratégia tão ampla, você pode fechar parcerias com outros negócios que complementam o seu. Por exemplo, quem tem uma loja de roupas infantil pode se unir a uma sorveteria ou doceria e, juntos, oferecer descontos exclusivos a quem comprar nos dois negócios.

10. Prepare adequadamente os profissionais

Datas comemorativas como Dias das Mães, Dia dos Pais, Dias das Crianças, e outros, aumentam o volume de vendas de lojas físicas e virtuais. Para não perder nenhum negócio, é fundamental que seu time esteja devidamente preparado.

Para isso, você deve oferecer aos profissionais boas ferramentas e sistemas que facilitem o dia a dia e, principalmente, bons treinamentos, com estratégias de vendas, de comportamento, e outros pontos relacionados.

Aproveite e leia também o artigo: “Treinamentos para franquias: por que são tão importantes?

11. Cuide do pós-venda

E não caia no erro de se preocupar apenas com as semanas que antecedem o Dia das Crianças. Afinal, o relacionamento com seus clientes deve ir além dessa data. Somente trabalhando dessa forma você eleva as chances de vender mais nesse evento e nos outros que virão após ele.

Como fazer isso? Cupons de descontos para serem usados em compras futuras é uma ótima abordagem. Programas de fidelização são outra estratégia que vale a pena ser considerada.

A ideia é fidelizar os clientes para que comprem novamente da sua loja no Natal, em aniversários e vários outros dias tão importantes quanto.

Gostou dessas dicas de como vender mais no Dia das Crianças? Quer otimizar a conciliação das vendas com cartões de crédito e débito nessa época? Então, agende uma demonstração e veja como funcionam os recursos do F360 Finanças.

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Escrito por:

Carolina Ferrari

Gerente de marketing da F360