Se você não divide o portfólio de produtos da marca por categorias de itens, certamente planeja mal as compras para repor o estoque. Pelo menos é o que diz a Matriz de Kraljic, desenvolvida em 1983 pelo economista Peter Kraljic.
Apesar de antiga, a ferramenta de gestão de compras se mostra bastante atual e é muito utilizada no mercado, seja qual for o segmento e o tamanho da marca.
Seu nome surgiu pela primeira vez em um artigo para a Harvard Business Review, chamado “As compras devem se tornar gestão de fornecimento”, em tradução livre.
No material, Peter Kraljic apresenta um novo método para a gestão da cadeia de suprimentos e coloca as compras como um dos principais elementos estratégicos de um planejamento empresarial.
E o melhor é que a ferramenta é simples de usar e, por isso, acessível até mesmo para quem não tem experiência em controle de estoque. Logo, é uma metodologia bastante útil para aprender e aplicar regularmente no dia a dia da gestão de franquias.
Vamos aprender como fazer uma Matriz de Kraljic para o varejo? Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber!
O que é a Matriz de Kraljic?
A Matriz de Kraljic é uma ferramenta de gestão de compras que se baseia em duas variáveis principais para classificar o portfólio de uma empresa: importância estratégica do produto e complexidade/risco que oferece à cadeia de suprimentos.
Separada por esses dois eixos principais (importância e risco), se divide em 4 categorias, representadas por quadrantes com cores distintas: itens não críticos, de alavancagem, de gargalo e estratégicos.
Portanto, para entender o que é a Matriz de Kraljic, é necessário conhecer suas categorias e a divisão do processo de compras. Listamos todas a seguir.
1 – Itens de alavancagem (alta importância, baixa complexidade)
Os itens de alavancagem são mercadorias ou serviços com impacto expressivo no lucro e baixo risco de fornecimento. Isso porque têm grande oferta no mercado, e são facilmente encontrados em diversas empresas.
Logo, o varejista tem mais poder de compra e consegue negociar melhores preços e condições de pagamento com seus fornecedores, podendo até pensar em substituir certos produtos.
Como exemplo, há os notebooks usados pelas equipes, cruciais para a produtividade, que afetam diretamente o funcionamento da franquia, mas, por outro lado, são facilmente encontrados para compra.
O nome desse quadrante diz respeito à facilidade de alavancar a posição da marca com a possibilidade de negociar melhores preços e condições.
2 – Itens estratégicos (alta importância e complexidade)
Já os itens estratégicos são produtos ou serviços com alto impacto no lucro, mas com dificuldade de compra, tendo, portanto, grande risco de fornecimento. Logo, são produtos sensíveis que afetam diretamente os resultados de uma franquia.
Por serem indispensáveis e exclusivos, é fundamental desenvolver um relacionamento forte e duradouro com os fornecedores desses itens, que podem ser o espaço de servidor na nuvem e a energia (luz elétrica).
3 – Itens de gargalo (baixa importância, alta complexidade)
Os itens de gargalo, segundo Peter Kraljic, não são importantes para o negócio, pois não representam riscos ao seu funcionamento. Porém, são escassos no mercado e limitados a poucos fornecedores.
Entretanto, mesmo que não ofereçam riscos à franquia, é preciso manter bom relacionamento com os fornecedores para evitar gargalos desnecessários.
Afinal, por serem poucos vendedores, existe um alto poder de barganha e/ou alto risco de cancelamento de contrato. Um exemplo é a licença de softwares altamente especializados.
4 – Itens não críticos (baixa importância e complexidade)
Os itens não críticos não representam impacto no funcionamento da franquia e nem risco de fornecimento, pois são abundantes no mercado.
Portanto, o varejista pode programar compras recorrentes desses produtos e serviços para evitar desabastecimento desnecessário, mas sem gastar tempo para criar grandes planos de compra. Alguns exemplos são materiais de escritório ou de limpeza.
Agora, para compreender melhor essas quatro categorias, confira como é a Matriz de Kraljic visualmente.
Fonte: Blog na Garage
Para que serve a Matriz de Kraljic no varejo?
A Matriz de Kraljic serve para o varejista ou gestor saber onde está seu poder de barganha com os fornecedores e quais itens podem ter um problema de gargalo na logística, com mais ou menos impacto nos resultados do negócio.
Sendo assim, a ferramenta serve como base para estratégias de gestão de compras, estoque e da franquia, já que permite reduzir custos ao evitar compras mal-planejadas, gargalos operacionais e perda de tempo com itens que não são prioritários.
Além disso, ao usar esse método de gestão, o estoque fica sempre abastecido, o que ajuda a melhorar a satisfação do cliente com a marca.
Leia também: Controle de estoque: o que você precisa melhorar no seu? Veja!
Como aplicar a Matriz de Kraljic no varejo?
Para colher bons insights da metodologia, é fundamental entender como aplicar a Matriz de Kraljic na gestão de compras e de fornecedores da sua franquia. Veja dicas abaixo conforme a classificação dos itens!
Direcionar estratégias de compras
Cada categoria revela a necessidade de estratégias diferentes, como:
- itens de alavancagem: fazer negociações em massa para obter melhores preços e fornecedores;
- itens estratégicos: garantir fornecedores com bons preços e condições de pagamento, mas que tenham suporte de qualidade e invistam em inovação e desenvolvimento;
- itens de gargalo: investir em bom relacionamento com os fornecedores e em contratos de longo prazo com condições favoráveis à franquia;
- itens não críticos: encontrar fornecedores com preços competitivos e investir na negociação de descontos.
Fazer a gestão de riscos
Ao identificar quais categorias de produtos podem prejudicar os resultados da franquia, o varejista deve preparar um planejamento de compras conforme os riscos envolvidos.
Sendo assim, ele pode, por exemplo, ter estratégias de diversificação de fornecedores ou de estocar determinados itens escassos no mercado.
Garantir a padronização operacional
Pense só: se uma ou poucas unidades de uma rede de franquias tiverem produtos em falta, o consumidor terá uma visão equivocada sobre a marca, prejudicando a reputação do negócio.
E, por isso, o uso da matriz contribui para automatizar e programar compras de determinados produtos (não críticos) ou realizar um planejamento de compras minucioso para garantir o abastecimento de itens mais sensíveis nas datas corretas.
Saiba mais: Estoque de segurança: aprenda a calcular e não perca vendas!
Como fazer uma Matriz de Kraljic?
Para implementar a ferramenta de gestão de suprimentos:
- mapeie todos os itens comprados pela franquia;
- avalie o risco de fornecimento e o impacto dos produtos/serviços no lucro;
- classifique os itens nos quadrantes da Matriz de Kraljic;
- liste e analise todos os fornecedores da loja;
- crie estratégias específicas para cada quadrante;
- monitore os resultados e faça ajustes na matriz quando for necessário.
Na prática, a melhor maneira de fazer uma boa gestão de estoque e desenvolver estratégias de compras eficientes é usar a tecnologia a seu favor, até mesmo para identificar o item adequado para cada quadrante da Matriz de Kraljic.
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