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Franquias 02/05/2024

Plano de negócios para franquia: 7 pontos que não podem faltar!

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O plano de negócios para franquia pode ser definido como um manual para o desenvolvimento de uma empresa desse modelo. O motivo é que ele contempla todos os objetivos da marca e os principais passos que precisam ser dados para atingi-los.

Basicamente, estamos falando de um “mapa para o sucesso”, já que esse é um guia que dá aos franqueadores e franqueados a direção clara do como as operações devem ser realizadas para a rede crescer e gerar cada vez mais lucro para todos.

Por que esse documento é importante? Bem, com um plano de negócios para franquia, é possível, por exemplo, garantir a padronização dos processos de modo que todos atuem da mesma maneira, além de chamar a atenção novos parceiros de negócio e potenciais investidores.

Entretanto, para chegar a resultados como esses, é preciso criar um planejamento completo, que inclui análise de mercado, descrição da missão e valores da marca, definição de metas e outros pontos.

É justamente este passo a passo que apresentaremos agora para você. Então, siga a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo!

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento no qual constam todos os propósitos e objetivos de uma empresa, incluindo o que os gestores e as equipes devem fazer para alcançá-los. No mercado de franchising, ele é elaborado pelos responsáveis pela rede franqueadora e compartilhado com todos os franqueados.

Para criar esse guia, é fundamental considerar as características e particularidades da franquia. Afinal, esse é um modelo empresarial diferente dos demais, no qual todas as unidades precisam ser iguais em formato e modo de trabalho. 

Por esse motivo, não dá para, simplesmente, “copiar” o de outra empresa. É crucial desenvolver um próprio!

E um detalhe bem importante sobre o plano de negócios de uma franquia é que esse documento é dinâmico. Isso quer dizer que ele precisa ser atualizado constantemente. 

Esse ajuste é necessário porque, por mais que se tenham objetivos e metas a serem alcançados, muita coisa muda com o passar do tempo. E, se você não adequar a empresa, dificilmente ela sobreviverá a essas modificações e aos imprevistos.

Dica de leitura: “Planejamento anual no varejo: passo a passo para fazer o da sua loja

Por que fazer um plano de negócios para franquia?

Existem vários outros motivos pelos quais esse plano é importante para o crescimento de uma rede de franquias, sendo que os principais são:

  1. aumenta as chances de sucesso;
  2. ajuda a atrair parceiros e investidores;
  3. direciona a gestão de maneira geral;
  4. facilita as tomadas de decisão;
  5. direciona e alinha a atuação de todos;
  6. permite imaginar cenários e problemas, preparando-se para enfrentá-los.

Está se perguntando por quais motivos tudo isso é possível? Bem, como já comentamos, o plano de negócio para franquias pode ser definido como um mapa e, quando uma pessoa tem um papel como esse nas mãos, fica muito mais fácil encontrar o caminho a seguir, concorda?

Além disso, todos falarão “a mesma língua”, o que é essencial para garantir a padronização da franquia. Há também um alinhamento mais preciso entre as expectativas do franqueado e do franqueador e, com isso, a melhora dessa relação comercial.

Sobre isso, não deixe de ler o artigo: “Como deve ser o relacionamento entre franquias e franqueados?

Como elaborar um plano de negócios para franquia?

Para esse guia realmente ser eficaz, podendo gerar todos os resultados esperados, você precisa incluir nele:

  1. descrição completa da rede franqueada;
  2. objetivos e metas;
  3. estratégia de vendas e de marketing;
  4. planejamento operacional; 
  5. modelo de gestão;
  6. análise de mercado;
  7. planejamento financeiro.

Veja, a seguir, os detalhes de cada uma dessas diretrizes.

1. Descrição completa da rede franqueada

Relacione tudo o que a franquia vende, quais são os produtos e/ou serviços comercializados, os problemas que resolvem e qual o perfil do público-alvo. Aqui, também é preciso detalhar a missão, a visão e os valores da marca.

2. Objetivos e metas

Podemos dizer que este é o ponto alto de um plano de negócios para franquia: esclarecer quais são as metas e os objetivos

Para isso, deve-se abordar os motivos pelos quais a rede foi criada — por exemplo, para expandir a venda de um determinado produto ou entregar um modelo de serviço em diferentes lugares do país.

Em seguida, defina aonde pretende chegar, como a quantidade de unidades que planeja abrir em dois anos ou o volume de vendas de faturamento em três meses. Aponte também quais metas precisam ser cumpridas para chegar a esses resultados, tais como crescer 30% a cada mês.

Tome cuidado apenas para estabelecer metas alcançáveis e realistas, de acordo com o modelo de negócio, a capacidade de atendimento e a realidade do mercado. Qualquer definição diferente disso pode gerar frustração e afetar seriamente o crescimento da rede de franquias.

3. Estratégia de vendas e de marketing

De que maneira você pretende atrair, conquistar e fidelizar os clientes? Nesta etapa, a ideia é descrever as estratégias de marketing que serão usadas, por exemplo, se serão apenas on-line ou também off-line.

Aponte ainda como o time de vendas deve trabalhar, a maneira correta de abordar os possíveis compradores, como lidar com rejeições e como trazer de volta consumidores antigos, com tudo que ajudará a atender bem o público e vender mais. 

4. Planejamento operacional 

Seguindo essa linha, outro tópico-chave do plano de negócios para franquia é a descrição da parte operacional. Ela consiste em dizer como os produtos serão produzidos ou quais são os critérios de seleção de fornecedores, a maneira certa de prestar os serviços, as formas de entrega, as embalagens, os prazos de atendimento e outras diretrizes.

O plano de negócios para franquia dá o direcionamento necessário para o sucesso da marca

5. Modelo de gestão

A maneira como um negócio é gerenciado impacta diretamente seus resultados e, consequentemente, o sucesso ou fracasso. É por isso que escolher como a rede será administrada é tão importante.

Algumas opções de gestão são:

  • democrática: a participação dos colaboradores é incentivada e reconhecida;
  • meritocrática: os profissionais conquistam mais responsabilidades a partir de análises como desempenho e entrega de resultados;
  • autoritária: rígida e sem espaço para inovações ou recebimento de opiniões, sendo esse um modelo pouco indicado;
  • por resultados: tem como foco as consequências, os efeitos, os retornos e as respostas alcançadas a partir de ações.

6. Análise de mercado

Incluir uma análise de mercado no plano de negócios para franquia é essencial para fazer projeções e prever cenários — lembra que falamos sobre isso?

Ao saber os resultados entregues pelos concorrentes, quais foram os números do setor nos últimos tempos, o que a economia sugere para o futuro do segmento, entre outros pontos, fica muito mais fácil se planejar e pensar em estratégias para escapar de problemas ou sofrer o menor impacto possível.

7. Planejamento financeiro

Todas as pessoas que abrem um negócio próprio querem que ele dê lucro, não é mesmo? No mercado de franchising, isso não é diferente. Logo, quando o assunto é a montagem de um plano a ser seguido, a parte financeira precisa englobar:

  • valor inicial de investimento;
  • custos fixos e variáveis;
  • taxas e demais cobranças;
  • entre outros números.

E, para facilitar a rotina financeira de toda a rede, nada melhor do que contar com a ajuda da tecnologia. 

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Escrito por:

Carolina Ferrari

Gerente de marketing da F360