O plano de negócios para franquia pode ser definido como um manual para o desenvolvimento de uma empresa desse modelo. O motivo é que ele contempla todos os objetivos da marca e os principais passos que precisam ser dados para atingi-los.
Basicamente, estamos falando de um “mapa para o sucesso”, já que esse é um guia que dá aos franqueadores e franqueados a direção clara do como as operações devem ser realizadas para a rede crescer e gerar cada vez mais lucro para todos.
Por que esse documento é importante? Bem, com um plano de negócios para franquia, é possível, por exemplo, garantir a padronização dos processos de modo que todos atuem da mesma maneira, além de chamar a atenção novos parceiros de negócio e potenciais investidores.
Entretanto, para chegar a resultados como esses, é preciso criar um planejamento completo, que inclui análise de mercado, descrição da missão e valores da marca, definição de metas e outros pontos.
É justamente este passo a passo que apresentaremos agora para você. Então, siga a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo!
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento no qual constam todos os propósitos e objetivos de uma empresa, incluindo o que os gestores e as equipes devem fazer para alcançá-los. No mercado de franchising, ele é elaborado pelos responsáveis pela rede franqueadora e compartilhado com todos os franqueados.
Para criar esse guia, é fundamental considerar as características e particularidades da franquia. Afinal, esse é um modelo empresarial diferente dos demais, no qual todas as unidades precisam ser iguais em formato e modo de trabalho.
Por esse motivo, não dá para, simplesmente, “copiar” o de outra empresa. É crucial desenvolver um próprio!
E um detalhe bem importante sobre o plano de negócios de uma franquia é que esse documento é dinâmico. Isso quer dizer que ele precisa ser atualizado constantemente.
Esse ajuste é necessário porque, por mais que se tenham objetivos e metas a serem alcançados, muita coisa muda com o passar do tempo. E, se você não adequar a empresa, dificilmente ela sobreviverá a essas modificações e aos imprevistos.
Dica de leitura: “Planejamento anual no varejo: passo a passo para fazer o da sua loja“
Por que fazer um plano de negócios para franquia?
Existem vários outros motivos pelos quais esse plano é importante para o crescimento de uma rede de franquias, sendo que os principais são:
- aumenta as chances de sucesso;
- ajuda a atrair parceiros e investidores;
- direciona a gestão de maneira geral;
- facilita as tomadas de decisão;
- direciona e alinha a atuação de todos;
- permite imaginar cenários e problemas, preparando-se para enfrentá-los.
Está se perguntando por quais motivos tudo isso é possível? Bem, como já comentamos, o plano de negócio para franquias pode ser definido como um mapa e, quando uma pessoa tem um papel como esse nas mãos, fica muito mais fácil encontrar o caminho a seguir, concorda?
Além disso, todos falarão “a mesma língua”, o que é essencial para garantir a padronização da franquia. Há também um alinhamento mais preciso entre as expectativas do franqueado e do franqueador e, com isso, a melhora dessa relação comercial.
Sobre isso, não deixe de ler o artigo: “Como deve ser o relacionamento entre franquias e franqueados?“
Como elaborar um plano de negócios para franquia?
Para esse guia realmente ser eficaz, podendo gerar todos os resultados esperados, você precisa incluir nele:
- descrição completa da rede franqueada;
- objetivos e metas;
- estratégia de vendas e de marketing;
- planejamento operacional;
- modelo de gestão;
- análise de mercado;
- planejamento financeiro.
Veja, a seguir, os detalhes de cada uma dessas diretrizes.
1. Descrição completa da rede franqueada
Relacione tudo o que a franquia vende, quais são os produtos e/ou serviços comercializados, os problemas que resolvem e qual o perfil do público-alvo. Aqui, também é preciso detalhar a missão, a visão e os valores da marca.
2. Objetivos e metas
Podemos dizer que este é o ponto alto de um plano de negócios para franquia: esclarecer quais são as metas e os objetivos.
Para isso, deve-se abordar os motivos pelos quais a rede foi criada — por exemplo, para expandir a venda de um determinado produto ou entregar um modelo de serviço em diferentes lugares do país.
Em seguida, defina aonde pretende chegar, como a quantidade de unidades que planeja abrir em dois anos ou o volume de vendas de faturamento em três meses. Aponte também quais metas precisam ser cumpridas para chegar a esses resultados, tais como crescer 30% a cada mês.
Tome cuidado apenas para estabelecer metas alcançáveis e realistas, de acordo com o modelo de negócio, a capacidade de atendimento e a realidade do mercado. Qualquer definição diferente disso pode gerar frustração e afetar seriamente o crescimento da rede de franquias.
3. Estratégia de vendas e de marketing
De que maneira você pretende atrair, conquistar e fidelizar os clientes? Nesta etapa, a ideia é descrever as estratégias de marketing que serão usadas, por exemplo, se serão apenas on-line ou também off-line.
Aponte ainda como o time de vendas deve trabalhar, a maneira correta de abordar os possíveis compradores, como lidar com rejeições e como trazer de volta consumidores antigos, com tudo que ajudará a atender bem o público e vender mais.
4. Planejamento operacional
Seguindo essa linha, outro tópico-chave do plano de negócios para franquia é a descrição da parte operacional. Ela consiste em dizer como os produtos serão produzidos ou quais são os critérios de seleção de fornecedores, a maneira certa de prestar os serviços, as formas de entrega, as embalagens, os prazos de atendimento e outras diretrizes.
O plano de negócios para franquia dá o direcionamento necessário para o sucesso da marca
5. Modelo de gestão
A maneira como um negócio é gerenciado impacta diretamente seus resultados e, consequentemente, o sucesso ou fracasso. É por isso que escolher como a rede será administrada é tão importante.
Algumas opções de gestão são:
- democrática: a participação dos colaboradores é incentivada e reconhecida;
- meritocrática: os profissionais conquistam mais responsabilidades a partir de análises como desempenho e entrega de resultados;
- autoritária: rígida e sem espaço para inovações ou recebimento de opiniões, sendo esse um modelo pouco indicado;
- por resultados: tem como foco as consequências, os efeitos, os retornos e as respostas alcançadas a partir de ações.
6. Análise de mercado
Incluir uma análise de mercado no plano de negócios para franquia é essencial para fazer projeções e prever cenários — lembra que falamos sobre isso?
Ao saber os resultados entregues pelos concorrentes, quais foram os números do setor nos últimos tempos, o que a economia sugere para o futuro do segmento, entre outros pontos, fica muito mais fácil se planejar e pensar em estratégias para escapar de problemas ou sofrer o menor impacto possível.
7. Planejamento financeiro
Todas as pessoas que abrem um negócio próprio querem que ele dê lucro, não é mesmo? No mercado de franchising, isso não é diferente. Logo, quando o assunto é a montagem de um plano a ser seguido, a parte financeira precisa englobar:
- valor inicial de investimento;
- custos fixos e variáveis;
- taxas e demais cobranças;
- entre outros números.
E, para facilitar a rotina financeira de toda a rede, nada melhor do que contar com a ajuda da tecnologia.
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