Muita gente pode achar que recuperar dinheiro com conciliação bancária é procurar por centavos de diferença. Ao contrário: essa ação pode ajudar sua empresa a descobrir fraudes das quais sequer suspeitou. Dados do Diagnóstico das Fraudes no Brasil mostram que 63% das empresas participantes identificaram uma ou mais fraudes entre setembro de 2023 e setembro de 2024.
Imagine que você acredite ter R$ 25 mil no banco. Ao conferir, descobre que o saldo existente é de apenas R$ 10 mil. Então, você faz a conferência de vendas com cartão, Pix e dinheiro em espécie e descobre que, sim, há um erro no valor registrado pela instituição e que, em alguns casos, ocorreu por fraude. É nesse ponto que você pode recuperar o dinheiro com a conciliação bancária.
Se ainda não sabe como fazer ou não conhece o assunto, não se preocupe. Neste guia, você entenderá o que fazer e como recuperar dinheiro com a conciliação bancária. Continue a leitura.
Principais aprendizados
- A conciliação bancária é o ato de comparar os extratos bancários com os lançamentos do seu negócio;
- Essa estratégia serve não apenas para ver se o saldo no banco é o mesmo que indica nos extratos, mas também para descobrir erros no repasse do cartão e fraudes;
- A conciliação bancária automatizada é mais rápida, precisa e praticamente imune a erros humanos;
- Se houver tarifas bancárias cobradas a mais ou indevidas, conteste e solicite reembolso;
- Muitos gestores já recuperaram milhares de reais com conciliação bancária.
O que é conciliação bancária?
A conciliação bancária é o processo de comparar os lançamentos do seu controle financeiro (como planilhas, sistema ERP ou app financeiro) com o extrato bancário para garantir que tudo esteja certo. É uma forma de conferir se o que você acha que tem no banco é o mesmo que a instituição diz ter.
Na conciliação, você confere:
- entradas: depósitos, transferências, recebimentos;
- saídas: pagamentos, tarifas, saques;
- saldos: se o saldo final do seu controle confere com o saldo do banco.
Exemplo: se o seu sistema registrou um recebimento R$ 1.000 via transferência no dia 10 de maio, você precisa conferir se esse valor realmente entrou na conta bancária dentro do prazo para a efetuação da transação. Se não apareceu, algum problema ocorreu — e aí entra a importância da conciliação.
É uma prática essencial para manter a saúde financeira, evitar surpresas e garantir informações confiáveis para decisões e relatórios.
Formatos de conciliação bancária
A conciliação bancária ocorre de duas formas:
- manual: você confere, um por um, os lançamentos das suas ferramentas de controle financeiro e, depois, compara com os extratos bancários;
- automatizada: o sistema salva automaticamente todas as entradas e saídas financeiras do seu negócio e faz a conciliação automática com o banco.
O que é conferência de vendas com cartão?
Conferência de vendas com cartão é o processo de conferir se os valores das vendas feitas por meio de cartões realmente foram pagos pelas operadoras e estão de acordo com o que a loja vendeu, as taxas de adquirentes e o prazo de pagamento acordado.
É normal confundir conferência de vendas com cartão e conciliação bancária, mas são conceitos distintos. Enquanto o primeiro antecipa e explica os valores que cairão no banco, o segundo confirma se realmente caíram.
Como fazer uma conciliação bancária?
Confira o passo a passo para fazer sua conciliação bancária:
- Crie uma cultura de prestação de contas;
- Reúna os documentos necessários;
- Organize as informações por data;
- Compare linha por linha;
- Identifique as diferenças;
- Detecte créditos não registrados;
- Faça os ajustes necessários;
- Feche a conciliação.
Veja cada um desses aspectos detalhadamente nos tópicos a seguir.
1. Crie uma cultura de prestação de contas
Implemente o hábito de registrar todas as entradas e saídas do seu negócio, desde vendas até compra de insumos. Assim, qualquer conciliação será muito mais precisa e prática, já que todos os dados necessários estarão à disposição com rapidez.
2. Reúna os documentos necessários
Para fazer a conciliação bancária, você vai precisar de:
- extrato bancário do período analisado (diário, semanal ou mensal);
- relatório financeiro interno da empresa (fluxo de caixa, sistema ERP ou planilha).
Lembre-se de que você deve comparar as informações da empresa com as da instituição financeira. Portanto, quanto mais completo for o relatório, mais preciso será o resultado.
3. Organize as informações por data
Liste as movimentações na mesma ordem cronológica em ambos os documentos:
- Créditos (entradas): vendas, depósitos, pagamentos recebidos;
- Débitos (saídas): boletos pagos, transferências, tarifas, impostos.
4. Compare linha por linha
Sim, você precisará olhar todos os lançamentos, um por um, tanto nos registros da empresa quanto do banco. Para cada item do extrato bancário:
- verifique se há um lançamento correspondente no controle interno;
- confirme se o valor e a data estão corretos;
- destaque o que não tem correspondência.
5. Identifique as diferenças
Se alguma informação não bater, siga estas orientações:
- Faltou lançar? Corrija no sistema;
- Lançamento duplicado? Ajuste ou exclua;
- Tarifa indevida? Solicite ao banco;
- Pagamento em duplicidade? Negocie reembolso ou crédito com o fornecedor.
Sistemas automatizados comparam o que o banco cobrou com os contratos ou padrões definidos. Se houver tarifas bancárias cobradas a mais ou indevidas, você pode contestar e solicitar reembolso.
6. Detecte créditos não registrados
Às vezes um cliente paga um boleto, mas, por erro humano, o sistema financeiro não recebe o registro do valor. A automação cruza o extrato com os lançamentos contábeis e identifica rapidamente:
- pagamentos de consumidores não lançados;
- recebimentos em duplicidade;
- entradas esquecidas.
Você pode, então, lançar corretamente o valor para evitar cobranças indevidas — cobrar um cliente que já pagou, por exemplo.
7. Faça os ajustes necessários
Depois de identificar as diferenças, é hora de atualizar seu controle financeiro. Registre as observações que precisa justificar ao contador e mantenha todos os documentos utilizados em arquivos fáceis de encontrar.
8. Feche a conciliação
Ao final, o saldo final do extrato bancário deve bater com o saldo no controle interno. Caso contrário, você precisa falar com o contador e com a instituição bancária.
Agora que você já sabe como usar a conciliação bancária para recuperar dinheiro, veja por que automatizar traz mais resultados com muito mais rapidez.
Como a conciliação bancária automatizada ajuda a recuperar dinheiro?
Veja como essa tecnologia traz de volta valores que você sequer sabia que perdeu:
- Precisão financeira;
- Erros de repasse das maquininhas;
- Conciliação de cartões automática;
- Menor taxa de erros;
- Integração de todas as contas bancárias;
- Identificação de pagamentos indevidos;
- Resolução de fraudes;
- Correção de erros de digitação ou classificação;
- Aceleração da tomada de decisão;
- Suporte para a conciliação contábil;
- Aceleração da recuperação por inadimplência.
Veja, com detalhes, como a conciliação bancária automatizada melhora a relação da sua empresa com as finanças.
1. Precisão financeira
Você não apenas recupera dinheiro com conciliação bancária, mas também evita que essa “perda” aconteça, pois o sistema assegura o registro de todas as transações financeiras. Dessa forma, evita problemas fiscais e financeiros, além de auxiliar todo o seu planejamento orçamentário.
2. Erros de repasse das maquininhas
Uma das formas mais comuns de recuperar dinheiro com conciliação bancária é perceber que houve um erro de repasse das maquininhas de cartão de crédito.
3. Conciliação de cartões automática
Como você viu, a conferência de vendas com cartão é uma das etapas para a conciliação bancária. Mas, em vez de você ter que fazê-la manualmente, a plataforma se encarrega desse serviço. Assim, a precisão das contas será muito maior.
4. Menor taxa de erros
Trabalhos, sono e outras demandas podem levar qualquer pessoa a se distrair ou se confundir durante a conferência dos valores. E qualquer lapso pode causar erros consideráveis nas contas. Contudo, o sistema não sofre com esses pormenores: o registro ocorre automaticamente, assim que uma transação acontece.
E não há limitações. Se você tem um e-commerce, a plataforma salvará qualquer compra 24 horas por dia, 7 dias por semana.
5. Integração de todas as contas bancárias
Os sistemas de conciliação bancária atuais se integram a todas as contas bancárias de uma mesma empresa. Assim, a tecnologia salva todos os registros bancários, independentemente de onde vierem. Como consequência, agilizam as conciliações.
6. Identificação de pagamentos indevidos
Imagine que tenha ocorrido um pagamento duplicado de alguma venda da sua loja. O que seria um prejuízo (e até poderia acarretar problemas sérios para o negócio), o sistema consegue apontar automaticamente. Depois, você pode acionar o banco para estorno ou correção antes que o prazo vença.
A plataforma também identifica pagamentos duplicados, taxas bancárias inesperadas, cobranças indevidas ou fraude para que você não tenha preocupações futuras.
7. Resolução de fraudes
Se um pagamento duplicado é ruim, uma fraude é ainda pior. Pense: se o golpista conseguiu fazer uma transação do tipo no seu negócio, as chances de que ocorra de novo são grandes.
Quando o sistema financeiro compara os registros internos com os extratos bancários, você consegue identificar transações não autorizadas ou fraudulentas. Dessa forma, pode aumentar o esquema de segurança ou identificar o responsável pelo golpe.
8. Correção de erros de digitação ou classificação
A automação mostra diferenças entre o que a loja registou e o que realmente entrou ou saiu do banco. Por exemplo: você registrou R$ 1.000,00 em vez de R$ 10.000,00. Dessa forma, evita erros por digitação, má gestão e, claro, fraude.
Se você é lojista, sabe que valores registrados incorretamente ou alocados na conta errada podem gerar distorções contábeis e até problemas com o fisco. A automatização compara os dados com precisão e destaca divergências antes mesmo que você as perceba.
9. Aceleração da tomada de decisão
Para um planejamento financeiro de longo prazo, a tecnologia é essencial para estimar qual é o orçamento mensal. Assim, você consegue tomar decisões mais precisas. Será que é possível investir em um novo equipamento no momento ou é melhor esperar um pouco mais?
Além disso, os sistemas automáticos atualizam os dados continuamente. Se você fez uma venda, o recurso contará o novo valor assim que cair na conta. Então, na hora de produzir relatórios, você contará com as informações financeiras mais atuais até o momento.
10. Suporte para a conciliação contábil
A conciliação bancária é uma etapa importante para a conciliação contábil, processo geral de conferir e validar todas as contas de uma empresa, como bancos, clientes, fornecedores, estoques e ativos fixos. O objetivo é manter os saldos condizentes com documentos ou registros externos.
11. Aceleração da recuperação por inadimplência
Infelizmente, a inadimplência é comum na rotina do comerciante. Dados do Serasa mostram que o Brasil tinha 75,7 milhões de inadimplentes em março de 2025, ou seja, 46,6% da população adulta do país tem dívidas atrasadas. O lojista, portanto, precisa ficar atento.
A conciliação automatizada permite saber quem realmente pagou e quem não pagou. Com isso, a equipe pode:
- enviar cobranças corretas e rápidas;
- negociar acordos com mais segurança;
- melhorar o fluxo de caixa.
Conheça casos reais de retorno financeiro com o F360 Finanças.
Na prática: histórias reais de quem recuperou dinheiro com o F360 Finanças
Você pode até não acreditar que a conciliação automatizada trará ganhos reais para seu negócio, mas muita gente se beneficiou com o uso da plataforma inteligente F360 Finanças. Confira alguns depoimentos de clientes.
“Com a conciliação do F360 Finanças, encontrei uma diferença de R$ 5 mil em duas lojas que lançariam de forma incorreta. Após analisar as informações, consegui recuperar esse dinheiro.”
Fernando Rehme, franqueado Mr. Cat
“Não sei dizer há quanto tempo sou cliente (do F360 Finanças), uns seis anos, mais ou menos; só sei que não vivo sem. Desde que comecei a usar, eu recuperei, de diferenças de taxas de cartões, R$ 17 mil. No F360 Finanças, ficam muito claros os nossos gastos, as nossas despesas, se alguma coisa varia. Então, eu não vivo sem.”
Adriana Godoy, franqueada Chilli Beans e Twenty Four Seven
“A gente controlava 24 pontos de vendas no Excel (…) Com o advento de novas formas de pagamento, esse controle manual quase se tornou impraticável. A partir do momento que a gente entendeu que precisava de uma plataforma, isso trouxe um ganho e uma otimização de tempo muito grande para a equipe. Também trouxe uma confiança maior, porque muitas vezes a gente questionava se aqueles dados que estavam na planilha eram confiáveis.
Com certeza eu recomendaria o F360 Finanças para outros franqueados e empresários, porque se você quer ser um empresário de sucesso, ter o teu negócio na tua mão para continuar crescendo, você precisa ter uma plataforma para auxiliar no dia a dia.”
Leonardo Polachini, diretor-executivo do Grupo Polachini
Confira mais do case a seguir:
Como você viu, muita gente recuperou dados importantes com o F360 Finanças. Ao centralizar e automatizar sua operação financeira, você tem todas as transações do seu negócio em uma só plataforma. E melhor: pode olhar contas a pagar, fluxo de caixa e quaisquer outros dados todos os dias, quando quiser.
Faça conciliação bancária segura de verdade. Conheça o F360 Finanças!
FAQ
1. O que é conciliação bancária?
Conciliação bancária é a comparação entre os lançamentos financeiros do controle interno de uma empresa (como o fluxo de caixa ou sistema contábil) com os extratos bancários fornecidos pelo banco para verificar se há erros. O objetivo é confirmar se todos os recebimentos e pagamentos foram registrados corretamente, além de identificar a ocorrência de erros ou fraudes.
2. O que é conferência de vendas com cartão?
Conferência de vendas com cartão é o ato de verificar se as operadoras realmente pagaram as vendas feitas com débito, crédito ou Pix e se batem com as vendas registradas no sistema da empresa.
3. O que são taxas de adquirentes?
Taxas de adquirentes são valores cobrados pelas empresas que processam pagamentos com cartão, como Cielo, Rede, Stone e PagSeguro. Chamadas de adquirentes, essas empresas atuam como intermediárias entre a loja, os bancos emissores dos cartões e as bandeiras.
4. Como fazer uma conciliação bancária?
Confira o passo a passo para recuperar dinheiro com conciliação bancária:
- Crie uma cultura de prestação de contas;
- Reúna os documentos necessários;
- Organize as informações por data;
- Compare linha por linha;
- Identifique as diferenças;
- Detecte créditos não registrados;
- Faça os ajustes necessários;
- Feche a conciliação.
5. O que fazer após identificar valores recuperáveis?
Depois de identificar valores recuperáveis com a conciliação bancária, siga o passo a passo:
- Documente a diferença com prints, extratos e lançamentos;
- Entre em contato com o banco, cliente ou fornecedor, conforme o caso;
- Solicite reembolso, ajuste ou compensação;
- Registre corretamente na contabilidade/financeiro para refletir o acerto.