duas mulheres olhando para a tela do notebook
Finanças 29/04/2024

Como melhorar a gestão da empresa? Confira 4 dicas! 

Compartilhar Array

Você sabe o que é ter uma boa gestão organizacional e como melhorar a gestão da empresa como um todo? Independente de ter um pequeno ou um grande negócio, os cuidados com os processos operacionais são essenciais e precisam estar bem alinhados com metas e estratégias.

Além disso, em uma realidade tão competitiva impulsionada pela transformação digital, é preciso elevar ao máximo a eficiência e a produtividade para manter um negócio vivo e próspero no decorrer dos anos.

A importância de aprender como melhorar os processos de uma empresa atinge todos os setores da organização. Por exemplo, distorções entre o catálogo de uma empresa e o seu estoque é um desafio cotidiano que já gerou perdas anuais de US$1,1 trilhão em 2023, segundo dados da Cin 7.

Além disso, a mesma fonte aponta que 14% de donos de pequenos negócios em nível global colocam a dificuldade de gestão do fluxo de caixa como o principal desafio vivido pelas empresas.

Diante desse quadro, preparamos algumas técnicas já testadas e aprovadas para ajudar empresas a impulsionarem os resultados e a eficiência de diversos setores da estrutura organizacional como um todo.

Confira a seguir como melhorar a gestão da empresa com a ajuda da tecnologia e da padronização de processos!

O que é ter uma boa gestão empresarial?

Primeiramente, é fundamental compreender o que é ter uma boa gestão empresarial. Afinal, especialmente para empreendedores de primeira viagem, o conceito pode parecer um pouco genérico.

A definição, inclusive, pode variar com o passar do tempo, de acordo com as mudanças de preceitos éticos e culturais de cada geração.

Hoje em dia, por exemplo, é fundamental alinhar a gestão empresarial com o crescimento sustentável da empresa em longo prazo

Isso é, a expansão de lucros, do alcance de clientes e do crescimento organizacional como um todo deve ser planejado a partir de métricas mensuráveis que guiem para objetivos possíveis e plenamente atingíveis.

Em especial, a tecnologia e a análise de dados devem estar no topo das prioridades de quem quer aprender como melhorar a gestão da empresa.

Afinal, vivemos na era dos dados e da automação de processos. Portanto, nada mais natural que as empresas utilizem esses recursos a seu favor para minimizar erros, identificar gargalos e otimizar o desempenho para atingir os melhores resultados.

Saiba que, se você não estiver ciente disso e não implementar essa visão no seu negócio, a chance de comer poeira dos dos concorrentes é bem alta.

Como melhorar a gestão da empresa?

Agora que você entendeu o que é ter uma boa gestão de negócios, chegou a hora de botar a mão na massa, não é verdade?

Separamos 4 dicas que vão te ajudar a entender como melhorar a gestão da empresa. São sugestões imprescindíveis e abrangentes, mas que dialogam diretamente com as demandas do mundo dos negócios.

Confira!

1. Faça um mapeamento de processos

O mapeamento de processos é um recurso que permite uma análise sistemática de todos os processos e fluxos de trabalho da empresa — tanto de cada setor de forma independente, como também da maneira como eles se integram e se relacionam.

Vale pontuar que, nesta etapa, a tecnologia já desponta como uma aliada de peso. Por meio de uma ferramenta de BPM com automação de dados, é possível definir padrões de funcionamento, identificar gargalos e otimizar tarefas de todas as organizações de forma simples, objetiva e ágil.

Assim, você e seu time enxergam como cada segmento funciona de forma autônoma e entende como eles devem ser integrados a outros departamentos para se tornarem mais eficientes.

2. Defina metas claras

Para que uma gestão funcione de forma adequada, é preciso primeiramente saber de onde partir e aonde a empresa quer chegar, não é verdade? 

Por isso, antes de aprender a gerir os recursos, entenda com que fim eles serão geridos.

  • Qual é o seu orçamento? Qual é a sua expectativa de lucro?
  • Qual é a estimativa de vendas? Como está sua capacidade de estoque?
  • Quais são seus canais de vendas? O que você precisa para ter esse canal funcionando bem e de forma integrada?
  • Quantos colaboradores serão necessários para cada departamento?

Estes são os objetivos que devem orientar o mapeamento de processos que citamos no tópico acima. Afinal, o fluxo de trabalho deve ser otimizado para atingir uma meta clara, não é verdade?

3. Invista na comunicação interna

Sua empresa tem processos bem definidos e sabe quais metas devem ser alcançadas? Maravilha! Nesse contexto, nossa terceira dica para entender como melhorar a gestão da empresa diz respeito à comunicação.

Uma comunicação interna clara é fundamental para o engajamento das equipes e para deixá-las na mesma sinergia em torno de objetivos em comum.

É fundamental transmitir, para cada colaborador, o seu papel nessa jornada para que ele se sinta integrado às metas organizacionais e consiga produzir de forma eficiente em prol dos melhores resultados.

4. Monitore o desempenho com métricas precisas

Já falamos acima sobre a oportunidade histórica que é viver na era dos dados, não é verdade? Hoje, contamos com a tecnologia e as ferramentas de automação ideais para coletar, analisar e obter insights de dados em tempo real.

Por isso, é fundamental contar com um sistema de métricas bem definido para monitorar o desempenho e os resultados de implementação de processos e do trabalho dos colaboradores.

São esses dados que fornecerão os insights para embasar tomadas de decisão corretas e promover um gerenciamento eficiente dos fluxos de trabalho da organização.

Agora você já sabe como melhorar a gestão da empresa, certo?  

Contar com uma ferramenta certa para gestão de processos pode te ajudar a ir ainda mais longe, mantendo o seu negócio competitivo em tempos de transformação digital e ajudando a obter os melhores resultados com seu empreendimento!

Este artigo foi escrito pela Lecom, empresa referência na Gestão Inteligente de Processos, oferecendo ao mercado uma plataforma de BPMS (Business Process Management Suite ou System) para automatizar, executar, melhorar e gerenciar processos.

Compartilhar Array
Avatar photo
Escrito por:

Parceiro F360