Saber como calcular a margem de contribuição é essencial para acompanhar a saúde financeira da sua franquia. Isso porque esse indicador aponta se a receita gerada é suficiente, ou não, para pagar despesas fixas e custos e ainda dar lucro.
Basicamente, esse cálculo revela como está o desempenho financeiro do negócio. E olha que interessante: o termo “contribuição” é pelo fato de essa métrica apontar quanto o valor de venda de um produto ou serviço colabora com a quantia que é preciso levantar para cobrir todas as contas do negócio.
Sabe dizer quanto suas soluções estão “contribuindo” para os ganhos e lucros da sua loja? Então, aprenda como calcular a margem de contribuição e descubra agora!
O que é margem de contribuição?
A margem de contribuição é um indicador que revela a situação financeira de uma empresa. Para isso, é considerada a relação entre o valor obtido com a venda de produtos e/ou serviços e quanto essa receita colabora com o pagamento de todos os gastos fixos e geração de lucro.
Para ficar mais fácil entender essa métrica, pense no seguinte: na sua loja foram vendidas 1 mil unidades de uma mercadoria que custa R$ 10 cada, totalizando R$ 10 mil em vendas, certo?
Porém, não significa que essa quantia é o lucro, pois, para produzir essas peças, foram gastos no total R$ 5 mil. Isso quer dizer que a margem de lucro é de R$ 5 mil (10.000-5.000), certo?
Em uma interpretação rápida, chega-se à conclusão de que, de cada R$ 1 recebido pela venda, apenas R$ 0,50 sobra para cobrir custos fixos e gerar lucro.
Mais adiante, quando explicarmos o passo a passo de como calcular a margem de lucro, ficará mais fácil entender tudo o que entra nessa conta. Apenas adiantamos um pouco para ficar mais claro o que essa métrica ajuda a descobrir.
Quando usar a margem de contribuição?
Existem diversos momentos da gestão financeira de uma franquia que esse indicador pode ser usado. Alguns ótimos exemplos de aplicação são:
- analisar a rentabilidade dos produtos e/ou serviços: apontando quais dos itens comercializados gera mais receita e quais não dão o resultado financeiro esperado;
- definir preços de venda: ajuda a determinar qual deve ser o valor mínimo de venda de um produto/serviço para gerar lucro para o negócio;
- determinar o ponto de equilíbrio: revela o momento em que a receita total se iguala à soma de todas as despesas e custos, colocando as finanças da loja em um nível que não há nem lucro, nem prejuízo;
- tomar decisões de produção: dependendo do segmento da franquia, esse indicador financeiro pode ser usado para determinar se é preciso, ou não, aumentar a produção de um determinado item por ser mais lucrativo e ter demanda de venda, por exemplo;
- traçar estratégias de venda: identificando quais mercadorias podem entrar em promoção, quais precisam ter o estoque aumentado, ou mesmo se há algum item que pode ser descontinuado por não vender bem.
Dica de leitura: “Estratégia de precificação: como escolher o melhor modelo de preços?“

Margem líquida x margem bruta: qual a diferença?
Antes de falarmos como calcular a margem de contribuição, tem uma definição que precisa estar clara, que é a diferença entre margem líquida e margem bruta.
A margem líquida representa a lucratividade geral de um negócio. Ela é obtida todos os custos fixo e variáveis, e sua fórmula de cálculo é:
margem líquida = (lucro líquido / receita líquida) x 100%
Já a margem bruta revela os lucros gerados pelo que é vendido (lucratividade de cada produto e/ou serviço), e não da empresa como um todo. O cálculo deve ser feito usando a seguinte fórmula:
margem bruta = (lucro bruto / receita líquida) x 100%
Temos um artigo que explica esses índices em detalhes. Aproveite e confira! “Margem de lucro: encontre a ideal para o seu negócio!“
Como calcular a margem de contribuição?
O cálculo desse indicador pode ser feito aplicando a seguinte fórmula:
margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
Sendo:
- valor das vendas: receita total gerada em um determinado período decorrente da comercialização dos produtos ou serviços da franquia. Aqui, considera-se o preço pelo qual a mercadoria ou solução é vendida;
- custos variáveis: são valores que oscilam conforme o volume produzido ou vendido, tais como compra de matéria-prima e impostos;
- despesas variáveis: gastos que acompanham a quantidade vendida, sendo um ótimo exemplo o pagamento de comissão para os vendedores.
É possível calcular tanto a margem de lucro total da franquia quanto a gerada por um único item. Porém, a base é sempre a mesma, ou seja, valor das vendas, custos variáveis, despesas variáveis, mudando apenas os totais utilizados:
- margem de contribuição total = valor total das vendas – (custos variáveis totais + despesas variáveis totais)
- margem de contribuição unitária = valor das vendas de um determinado item – (custos variáveis do item + despesas variáveis do item)
Exemplo de cálculo de margem de contribuição
E nada melhor para aprender como calcular a margem de contribuição do que a prática, concorda? Então, veja este exemplo:
- preço de venda: R$35;
- custo de produção do produto: R$20;
- despesas variáveis: R$10.
Aplicando a fórmula:
- margem de contribuição = 35 – (20 + 10)
- margem de contribuição = 35 – 30
- margem de contribuição = R$ 5
Será que esse resultado é bom ou é ruim? Vamos analisar!
Como interpretar a margem de contribuição?
Não adianta muito saber como calcular a margem de contribuição e não entender o que o resultado quer dizer, concorda?
No exemplo que demos, o resultado foi de R$5. Isto é, essa é a contribuição de um determinado período para pagar todos os gastos do negócio e ainda gerar lucro.
Agora, para descobrir se essa quantia é suficiente ou não, é preciso fazer uma projeção de vendas do mesmo intervalo considerado, que é a estimativa do volume de vendas pretendido. O resultado deve ser subtraído da margem de contribuição obtida.
Então, suponhamos que foram investidos R$100 em um produto, prevendo uma quantidade mínima de vendas de 10 unidades para cobrir o gasto e gerar lucro.
Porém, foram vendidos apenas 5. Logo, sua loja está no prejuízo, pois:
- 5 x 5 = 25 (quantidade vendida multiplicada pela margem de contribuição do nosso exemplo anterior)
- 100 – 25 = 75 (valor investido menos o resultado da conta anterior)
Isto é, não alcançou nem o equivalente ao valor aplicado no início. Neste caso, é preciso analisar a situação, identificar os pontos de falha, e rever as estratégicas, tais como:
- reavaliar o preço final do produto;
- usar diferentes técnicas de venda;
- criar promoções;
- dar descontos exclusivos para aumentar o interesse dos clientes;
- treinar melhor os vendedores, entre outras práticas.
Qual a importância da margem de contribuição?
Ficou claro como calcular a margem de contribuição e interpretar? Como você pôde ver, esse indicador é essencial para mensurar a saúde financeira da sua franquia. A partir do resultado, é possível tomar diversas decisões, como as relacionadas à precificação dos produtos e adoção de melhorar práticas de vendas.
Essa métrica também ajuda a identificar se é possível diminuir os gastos e, com isso, ter mais sobra de receita e lucratividade.
Como são muitos pontos a serem considerados e analisados, o ideal é contar com a ajuda da tecnologia. Os sistemas certos dão uma visão geral e precisa da parte monetária do seu negócio, além de otimizarem a rotina e gerar os dados necessários para definir boas estratégias de crescimento.
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