reputação digital em franquias
Finanças 27/02/2024

O que é e como manter a boa reputação digital de franquias?

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A boa reputação digital de franquias é conquistada pela marca franqueadora e pelos seus franqueadores. Afinal, ela não se refere apenas à opinião e aos sentimentos de clientes em relação à compra no site, mas também ao que é divulgado on-line em redes sociais, sites (como o Reclame Aqui) e, até mesmo, na imprensa sobre as lojas físicas.

Se alguma franquia tiver problemas com um cliente, é possível que a situação pare nas redes sociais e, assim, a reputação da marca pode ser rapidamente afetada. Basta o post ter muitos compartilhamentos e comentários — tanto negativos quanto positivos.

Logo, para evitar situações negativas e usar a internet a favor da longevidade do seu negócio, preparamos este texto explicando o que é reputação digital, sua importância e vantagens de gerenciar bem a sua.

E ainda dicas para franqueadoras e franqueados trabalharem juntos em prol de uma imagem excelente da marca no mercado. Confira!

O que é reputação digital?

A reputação digital é a maneira como a marca é percebida pelos clientes na internet. E isso inclui opiniões e sentimentos sobre a própria empresa e seus produtos ou serviços. Basta uma pesquisa para um futuro consumidor descobrir o que falam da empresa em sites especializados, nas redes sociais e em blogs.

Ela é desenvolvida a longo prazo, é claro, afinal, confiança não se conquista da noite para o dia. Para cativar o cliente e ter uma boa imagem no mercado é preciso, de modo geral, oferecer uma excelente experiência de compra, desde o atendimento inicial até o pós-venda/suporte.

Quais os fatores impactam a reputação digital de uma marca?

Diversos aspectos influenciam a imagem e reputação digital de um negócio, incluindo internos e externos

Os fatores internos são, por exemplo:

  • estratégias mal-elaboradas e mal-executadas;
  • má escolha de fornecedores;
  • gargalos operacionais;
  • mau atendimento ao cliente;
  • problemas no pagamento;
  • má gestão do estoque;
  • entre outros.

Já os externos dizem respeito à opinião e percepção dos clientes e do mercado sobre a marca, que, na verdade, são consequências das ações internas.

Saiba mais: 6 estratégias de vendas online para sua franquia

Qual a importância da reputação digital para franquias?

A reputação de marca para franquias é importante tanto para a franqueadora quanto para o franqueador. Isso porque ela impacta o sucesso dos dois no mercado. Além do mais, uma rede precisa ter boa reputação para atrair parceiros de qualidade e, assim, escalar seus resultados.

E dizemos isso porque o cliente pode descobrir rapidamente por sites de busca, como Google, o que dizem sobre a marca. E, dependendo do que encontrar, pode fazê-lo procurar a concorrência. Se a imagem for positiva, estimula o público a comprar na loja, mesmo que ela seja física.

Por isso, pensar na importância da reputação digital para franquias é essencial se você trabalha com esse modelo de negócios. Se apenas uma unidade for impactada, acredite, as outras também podem ser.

Outro ponto aqui é que a reputação digital também afeta o ranking do Google nas respostas dadas em seu buscador. Quanto melhor for a imagem, melhor será o posicionamento do site durante uma pesquisa de um potencial cliente.

Quais as vantagens de uma franquia com boa reputação digital?

Como já percebeu até aqui, a reputação digital pode ditar o sucesso ou o fracasso de uma marca no mercado. Logo, investir tempo, recursos e esforços para criar e executar estratégias que conquistem clientes, é vital para manter uma boa imagem.

E as vantagens dessas ações são diversas, conheça algumas abaixo!

Atrair bons franqueados

Para o lado da marca franqueadora, manter uma boa reputação on-line é vital para ter bons parceiros. Afinal, nenhum franqueado em potencial deseja investir em um  negócio cujos clientes tenham uma imagem negativa, certo?

Ele busca justamente uma franquia com boa reputação e valores que combinem com sua essência e seus objetivos.

Continue aprendendo: Como deve ser o relacionamento entre franquias e franqueados?

Escalar os resultados

Outro aspecto que é diretamente afetado é o aumento da procura pela marca. Quanto melhor a reputação, mais pessoas são atraídas e, no fim, elevam as vendas.

O que, por sua vez, ajuda a aumentar a quantidade de franquias espalhadas em diversas regiões do país ou até mesmo internacionalmente.

Imagine só: um influenciador compartilha um post que fala bem sobre alguma ação da sua marca e, assim, o conteúdo é viralizado e alcança milhões de pessoas que podem se tornar clientes.

Aumentar o marketing boca a boca

Ter uma boa reputação digital significa que os clientes estão satisfeitos e, por isso, indicam a marca para amigos, colegas e seguidores nas redes sociais e outros canais digitais, como Youtube e blogs.

Esse é o chamado marketing boca a boca. Uma excelente estratégia para vender mais e crescer de modo sustentável. Conquiste seus clientes e faça-os divulgar a marca em sua rede de contatos!

Criar um diferencial competitivo

Coloque-se no lugar do consumidor: ao pesquisar na internet um tênis para comprar, é possível que analise preços e as empresas que estão vendendo, certo? E se encontrar pessoas falando mal de determinada loja, há grandes chances de você comprar com a concorrência para evitar dor de cabeça.

Portanto, a loja que está com boa reputação passa mais confiança ao novo cliente, criando uma vantagem competitiva no mercado, que resulta em mais vendas!

Para obter todas as vantagens, acompanhe sempre como está a imagem da marca

Dicas para a gestão da reputação digital de franquias

Para ajudar a manter uma boa imagem da sua marca no mercado, separamos práticas voltadas tanto para o franqueador quanto para a rede franqueadora. Afinal, é preciso que todos trabalhem em um objetivo comum para obter o sucesso desejado.

Isso sem falar que é necessário que ambas as partes façam a gestão do que falam sobre o negócio no ambiente virtual até mesmo para gerenciar crises e entender o que precisa ser mudado com urgência.

Vamos lá? Confira dicas para a gestão de reputação digital de franquias!

Monitore as opiniões e avaliações dos clientes

A primeira sugestão é justamente acompanhar de perto o que falam sobre sua marca, seja de modo geral ou local, referindo-se a apenas uma unidade em determinada região.

Lembre que o nome é o mesmo e, por isso, pelo olhar do público, todas as lojas físicas e on-line são uma empresa só. Se você for franqueado, atente-se aos comentários e as avaliações também.

Para monitorar, você pode usar plataformas de gestão de redes sociais, que mostram o que falam sobre a loja, ou então outros sistemas que mostram o que sai na mídia sobre a empresa e os resultados das avaliações respondidas por clientes.

Destacamos a necessidade de descobrir problemas para sempre pensar em estratégias para elevar a reputação digital do negócio.

Crie uma política de resposta

Os canais de atendimento precisam ficar sincronizados e dar a mesma informação ao cliente, usando o mesmo tom e linguagem, representando realmente a voz da marca. E a melhor forma de fazer isso é padronizar as respostas.

Assim, elas podem ser modificadas apenas para atender o canal em que serão dadas, como telefone, e-mail, chat, redes sociais, WhatsApp, entre outros.

É importante orientar os funcionários também em como agir em situações negativas para reverter o cenário.

Nunca deixe de responder

Uma dica valiosa é: nunca deixe o cliente sem resposta. Isso acaba com a reputação digital de uma empresa, acredite!

Mesmo que seja um comentário negativo, mostre-se disponível em ajudar e leve a conversa para o privado.

Em casos mais graves, lembre-se sempre ligar para o consumidor e criar uma conexão com ele.

Fique de olho em padrões

A marca franqueadora e os franqueados devem ficar atentos aos padrões que aparecem em opiniões e sentimentos dos clientes em relação à marca. Se reclamações e críticas forem parecidas e recorrentes, entenda como realizar melhorias nas operações.

Use também a gestão da reputação digital para evoluir e identificar tendências e oportunidades de vendas.

Peça avaliações

Por fim, não fique com medo de pedir avaliações sobre a marca e seus produtos. A ideia é se empenhar para oferecer uma ótima experiência e, no fim, receber comentários positivos.

Use as críticas para melhorar e, depois, mostre o que foi mudado!

Quer ver um exemplo prático? Se os clientes estão reclamando no Facebook e Instagram que a marca podia oferecer Pix como meio de pagamento, não perca tempo e integre mais esse método na sua loja. A imagem da marca precisa ser moderna para atrair novos clientes sempre.

E se precisar de ajuda para realizar a gestão financeira de suas franquias, conte com as soluções inteligentes da F360 para marcas franqueadoras e franqueados!

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Escrito por:

Tálita Gonçalves

Redatora e analista de conteúdo F360