E com um gostinho de quero mais a ABF Franchising Expo 2023, considerada a maior feira de franquias do mundo, foi um sucesso! Foram 4 dias com um público de aproximadamente 61 mil pessoas, mais de 400 marcas expositoras, com muito conteúdo, experiências e networking.
E a F360 esteve lá para apresentar os nossos produtos, falar sobre os principais lançamentos, bater um papo com nossos clientes e parceiros e é claro fazer negócios.
Recebemos mais de 562 pessoas no estande e foi um momento incrível com muitas conexões e troca de ideias.
Mas, se você não pode estar por lá, ou quer conferir mais detalhes sobre esse evento, reunimos a seguir as 5 principais tendências de mercado que podem ser aplicadas na sua estratégia, a partir de agora. Dá uma olhada!
1- O ponto para instalar uma franquia pode ser em qualquer lugar
Na rua, na chuva ou na fazenda! Brincadeiras à parte, a escolha sobre o ponto comercial para a instalação de uma franquia não deve mais ser pautada nos grandes centros comerciais ou shoppings centers, pelo contrário. Encontrar novos espaços apresentam diversos tipos de oportunidades, pois são mais opções para consumidores que estão nesses locais e buscam por experiências mais agradáveis.
E aqui vale tudo! Parques, aeroportos, condomínios residenciais, estações de metrô ou trem, qualquer lugar pode ser um excelente lugar para uma franquia, desde que todos os aspectos importantes para o desenvolvimento do negócio e o público-alvo estejam por lá.
Vale ressaltar que nesses casos, o mais interessante é investir em franquias para pequenas compras emergenciais, como por exemplo, alimentos e remédio.
A principal vantagem desse tipo de ponto comercial está relacionada aos custos baixos tanto para investimento quanto para manutenção do negócio.

2- Procure fornecedores que estão alinhados com o seu propósito
Pode até parecer clichê, mas para obter os melhores resultados, é essencial encontrar os fornecedores certos, e não estou falando de preço e qualidade, que são requisitos mínimos para a contratação, mas sim: Propósito.
Imagine que você vende produtos sustentáveis em sua loja e acaba se associando a empresas que não se preocupam com essa questão, isso além de ser incoerente pode prejudicar a mensagem e a imagem da sua marca, pois, o seu público geralmente vai querer apoiar empresas que estejam em sintonia com as suas causas.
Por isso, busque fornecedores que estejam alinhados com o seu propósito, pois, eles estão mais propensos a oferecer soluções personalizadas e trabalham em conjunto para alcançar metas comuns.

3- A experiência de compra do cliente se tornou omnichannel
Desde as transformações do pós-pandemia, a forma com o cliente descobre um produto ou marca mudou! Atualmente, a experiência de compra passou a ser omnichannel, ou seja, o cliente pode ter o contato tanto pelos canais digitais quanto na loja física.
Entender a forma como esse consumidor se comporta, quais são as suas dores, é extremamente importante no processo de vendas, para que o vendedor possa oferecer exatamente o que ele procura, otimizando tempo e recursos.
No entanto, para que isso aconteça da melhor forma possível, a marca franqueadora precisa ter processos e políticas bem definidos para que o franqueado tenha lucratividade e ao mesmo tempo enxergue valor nesse tipo de transação. Aqui a integração é o melhor caminho!
Outro ponto importante sobre esse tema, destacado pelos maiores players na ABF Franchising Expo 2023, é que para investir nesse tipo de estratégia não é preciso ter necessariamente uma tecnologia robusta, mas é preciso promover uma mudança na cultura e comportamento.
4- O futuro da gestão de franquias será impactado pela inteligência artificial
Ela veio para ficar!! Comentada por aí e muitos lugares nos últimos meses, a inteligência artificial (IA) não é algo novo, mas esse tema ainda desperta discussões e curiosidades.
Durante a ABF Franchising Expo 2023, esse tema foi abordado com uma ferramenta poderosa para potencializar processos e otimizar recursos.
Uma das principais áreas em que a inteligência artificial tem impactado é no relacionamento com o cliente. Chatbots, assistentes virtuais, sistemas de reconhecimento de voz, estão cada vez mais presentes nesse tipo de negócio.
Essas soluções automatizadas permitem uma melhor análise do comportamento e ainda proporcionam uma experiência mais ágil e eficiente. Durante as palestras realizadas na feira, muitos players apresentaram cases de sucesso sobre esse tipo de implementação.
Além disso, o uso dessa tecnologia tem sido utilizado com frequência na gestão dos recursos e na tomada de decisões.
5- Indicadores são fundamentais
Chega da era do achismo! No franchising, assim como em outros setores, a análise dos dados são importantíssimos para verificar o desempenho do negócio e orientar estratégias inteligentes.
É por meio de indicadores que o gestor pode analisar o comportamento dos consumidores, identificar tendências de mercado e compreender a performance das unidades.
Além disso, com a utilização de dados padronizados também é possível ter um maior controle financeiro sobre o negócio, pois, a visão detalhada do fluxo de caixa, contas a pagar e receber, faturamento e rentabilidade, possibilita identificar novas oportunidades, reduzir despesas e alinhar estratégias.
E para te ajudar nisso, você pode contar com o F360 Finanças. Agende uma demonstração gratuita e veja como transformar a sua gestão financeira.