Empreendedorismo 09/05/2023

5 Dicas para faturar mais no dia das mães

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O dia das mães está chegando e, como todo ano, é uma oportunidade incrível para os varejistas faturarem alto. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a expectativa é que as vendas cresçam cerca de 7,6 % comparado com 2022. 

E os consumidores estão dispostos a gastar em média R$ 198,00, segundo o mesmo estudo, valor semelhante ao dia das mães do ano anterior. 

No entanto, as compras dos presentes não devem mais estar focada apenas em flores e chocolates, mas sim em diversos outros produtos, como: perfumaria, cosméticos, vestuário, joalheria e calçados. 

Mas, como aproveitar essa oportunidade? 

Veja a seguir as 5 dicas infalíveis que preparamos para te ajudar a aumentar as vendas. Prepare-se! 

1 – Kits de produtos

Ofereça embalagens com itens variados e preços acessíveis. Insira alguma etiqueta ou brinde especial, deixe o produto o mais customizado e personalizado possível. Isso pode ajudar os clientes a escolherem um presente completo sem ter que se preocupar em montar tudo separadamente.

Para impulsionar a venda, use o gatilho da economia. Mostre para o cliente as vantagens dos produtos vendidos em conjunto. 

Monte os Kits com produtos de sucesso e “encalhados” isso ajuda a girar o estoque e manter os preços atrativos, trazendo uma margem de lucro, importante para o seu negócio.

Ofereça os produtos do Kit, para compra individualmente, pois, além de conquistar pessoas que não estão dispostas a comprar o kit, você não configura a estratégia como venda casada, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

2 – Formas de pagamento

No dia das mães, é essencial que os negócios ofereçam diversas formas de pagamento aos seus clientes. Isso porque, neste período, as pessoas tendem a comprar presentes e produtos para homenagear suas mães, e a falta de opções pode ser um obstáculo para concretizar uma venda.

Além disso, cada consumidor tem suas preferências, podendo ser por cartão de crédito, débito, pix, transferência ou dinheiro. Ao oferecer diversas opções, o estabelecimento aumenta as chances de agradar ao cliente e garantir a venda.

Outra vantagem de ter várias formas de pagamento é a possibilidade de atrair novos clientes, que podem escolher uma loja ou empresa em detrimento de outra simplesmente por oferecerem mais opções.

Mulher escolhendo roupas em loja
Não perca a oportunidade de faturar mais no Dia das Mães

3 – Invista na experiência do cliente

Você sabia que 71% dos consumidores que compram em lojas físicas, fazem isso para sentir e experimentar os produtos? Curioso né?! 🤔

Diante disso, investir na melhor experiência do cliente é sem dúvida nenhuma um fator determinante para quem deseja faturar mais no dia das mães.

Isso inclui ações que vão além da venda do produto, como uma decoração atrativa que torne o ambiente mais acolhedor e agradável, ofereça um brinde junto com a mercadoria, crie uma embalagem com um detalhe especial, enfim dê asas à imaginação, mas sem perder o olho no faturamento, hein? 😄 É possível inovar sem gastar muito, e contar com empresas parceiras pode ser um excelente caminho. 

O segredo aqui é valorizar as emoções e sensações que podem levar o consumidor a se tornar um fã ou detrator da sua marca. 

🚨Ah, e não esqueça de treinar os seus funcionários para oferecer um atendimento de qualidade e personalizado para os clientes! Isso pode fazer com que eles se sintam mais à vontade na sua loja e aumentar a chance deles voltarem a comprar no futuro.

4- Opções de entrega

Essa é uma maneira de proporcionar mais comodidade e agilidade aos consumidores, que podem escolher a forma de entrega que melhor se adapta às suas necessidades.

Dentre as opções, você pode oferecer: retirada na loja, entrega em domicílio, entrega expressa, entrega agendada, entre outras. Essas possibilidades permitem que o cliente escolha a mais conveniente para sua situação, tornando a experiência de compra mais personalizada e satisfatória.

Para evitar possíveis problemas, invista em uma boa comunicação com o cliente, deixando claro os prazos, as condições e os processos para cada tipo de entrega. Além disso, é necessário ter uma equipe preparada para atender aos clientes e solucionar possíveis equívocos que possam surgir durante o processo de entrega.

5- Horário de funcionamento

Amplie o horário de funcionamento da sua loja, caso seja possível. Isso irá proporcionar um maior fluxo de clientes visitando o estabelecimento, estimulando ainda mais o aumento das vendas.

Para isto, faça um acordo com os funcionários previamente, e combine um “rodízio” entre os membros da equipe. Mas, avalie a contratação de profissionais “freelancers”,caso seja necessário. 

Aplicando estas estratégias como essa, você pode conseguir um faturamento surpreendente no dia das mães. Então, aproveite essa oportunidade, encante seus clientes e fortaleça a sua marca.

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Escrito por:

Tálita Gonçalves

Redatora e analista de conteúdo F360

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