franquias do Brasil
Franquias 06/04/2020

Você sabe quais são as maiores franquias do Brasil?

Compartilhar Array

Nos últimos anos, mais de 160 mil de brasileiros optaram por modelos de franqueamento para desenvolver os seus empreendimentos. De acordo com dados de 2020 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de empreendimentos – entre as 50 maiores franquias do Brasil – cresceu em 9% no último ano, dois pontos percentuais a mais do que em 2018.

Os dados revelados apontam um aumento no número médio de unidade por franquia. As 17 primeiras franqueadoras, por exemplo, contam com mais de 1.000 empreendimentos por empresa. Para saber mais sobre as tendências de franquias do Brasil para os próximos anos, confira o top 10 de maiores modelos de franchising.

Maiores franquias do Brasil

O Boticário

Em 2019, a rede de franqueamento do O Boticário cresceu “apenas” 82 unidades. No entanto, a empresa de produtos para beleza permanece no topo, como a maior das rede de franquia do Brasil.

Ao todo são mais de 3.800 unidades espalhadas pelo país em mais de 1.700 cidades do Brasil. Vale ressaltar ainda que existem mais de 170 lojas no exterior.

Quanto custa uma franquia do O Boticário?

A partir de R$ 90 mil, é possível abrir uma franquia do O Boticário na modalidade quiosque, o que ajuda bastante na praticidade. Para abrir uma loja o valor passa para R$ 500 mil.

O faturamento médio da loja, inclusive, pode variar entre R$ 70 mil a R$ 100 mil, dependendo do período do ano.

Vale a pena investir?

De acordo com dados do O Boticário, a empresa conta com o oitavo maior faturamento do país, com mais de R$ 11,2 bi.

Enquanto alguns setores, como o de alimentação e lazer, podem contar com algumas variações em suas arrecadações ao longo do ano, o de cosméticos se mostrou bastante estável.

McDonald’s

Com mais de 37 mil unidades espalhadas ao redor do mundo, 2 mil dessas estão localizadas no Brasil. Em 2019, as franquias do Brasil cresceram em 170 unidades ao redor do país e retomou o posto de segundo lugar nas maiores do país.

De acordo com a BBC, a rede de fast food é a segunda maior empregadora do mundo, atrás apenas do Walmart.

Quanto custa uma franquia do McDonald’s?

A maior rede de fast foods do mundo não informa em seu site o valor mínimo para se tornar um franqueado. No entanto, a ABF informa que para abrir um desses restaurantes o valor necessário é de R$ 2,5 milhões.

Vale a pena investir?

Ainda segundo o órgão brasileiro, o faturamento médio mensal de uma franquia do McDonald’s gira em torno de R$ 560 mil, isso após 60 meses após a abertura do empreendimento. Embora seja a mais cara no valor investimento, é uma das melhores na rentabilidade também, pois conta com um mercado sólido e de marca reconhecida no mercado.

AM/PM

O fato de ter fechado 116 unidades no país, contribuiu para a am/pm perder o posto de segundo lugar entre as maiores franquias do Brasil, para o McDonald’s. No entanto, ela ainda é a maior ofertadora de serviços para a rede de postos Ipiranga.

No último cálculo feito pela ABF, eram mais de 2.300 unidades espalhadas em todo o Brasil.

Quanto custa uma franquia da am/pm?

Para se tornar parceiro de uma das maiores franquias do Brasil, é preciso desembolsar entre R$ 90 a 110 mil.

Vale a pena investir?

A am/pm é uma marca americana que está presente no nosso país desde 1991, e embora tenha fechado unidades no último ano, ela ainda configura entre uma das maiores franquias do Brasil.

Cacau Show

No quarto lugar das maiores franquias do Brasil está a Cacau Show. A empresa de chocolates somou um crescimento de 100 unidades ao todo e totaliza agora mais de 2.300 lojas distribuídas pelo país, tornando-se referência em qualidade para chocolates.

Quanto custa uma franquia da Cacau Show?

Para se tornar um franqueado da rede de chocolates, é preciso um investimento médio de R$ 160 mil. No entanto, eles não cobram muito pelo espaço e pode ser um lugar de pelo menos 30m².

Vale a pena investir?

Com um faturamento médio de R$ 55 mil, a previsão de retorno é de 18 meses. E conta com datas especiais ao longo do ano, como Páscoa e Dia dos Namorados que podem fazer um investimento alavancar rapidamente.

Subway

Mesmo que tenha fechado 230 unidades no último ano, a Subway ainda configura como a empresa detentora do quinto lugar, entre as maiores franquias do Brasil. Hoje são mais de 1.800 unidades divididas em shoppings, grandes avenidas e até dentro de bairros.

Quanto custa uma franquia da Subway?

Diferente do alto investimento requerido pelo McDonald’s, a Subway conta com um valor mais baixo. Para se tornar um franqueado, a expectativa é que o investimento do capital seja entre R$ 300 mil a R$ 500 mil.

Vale a pena investir?

A Subway não informa qual é o faturamento médio mensal da empresa. No entanto, o prazo para o retorno, segundo a própria empresa, é entre 24 a 36 meses.

Acqio

A Acqio é a primeira empresa a trabalhar com vendas de máquinas para pagamento eletrônico no país e mesmo tendo sido fundada apenas em 2014, já configura entre as maiores franquias do Brasil.

Quanto custa uma franquia da Acqio?

A Acqio conta com duas modalidades no seu modelo de franquias. A modalidade franquia Home cobra um investimento médio de R$ 3 mil reais. Já no modelo Master, é preciso investir algo em torno de R$ 70 mil.

Vale a pena investir?

A modalidade Master é que dá um retorno maior, e tem o seu lucro estimado em algo em torno de R$ 30 mil mensais.

Lubrax+

Com mais de 1.600 unidades espalhadas no Brasil, a Lubrax+ é a maior franquia do país na área de serviços automotivos. 

Quanto custa uma franquia da Lubrax+?

Para investir na franquia Lubrax+, é necessário fazer um investimento médio em torno de R$ 115 mil.

Vale a pena investir?

Sem informar os valores de lucro por mês, a Lubrax+ tem o prazo médio de retorno da franquia entre 24 a 36 meses.

Kumon

O Kumon é a franquia de educação mais bem posicionada entre as maiores do país e cresceu 75 unidades no último ano. O curso é voltado para jovens e oferta disciplinas de matemática, português, inglês e japonês.

Quanto custa uma franquia do Kumon?

O Kumon tem modelos de negócios diferentes, que variam de acordo com os cursos oferecidos pelo franqueado. O investimento pode variar entre R$ 35 mil a R$ 65 mil.

Vale a pena investir?

Com uma média de 120 alunos inscritos no curso do franqueado, a expectativa média mensal de lucro da rede de Kumon é de R$ 24 mil.

Jet Oil

Após perder mais de 280 unidades no último cálculo, a franquia do Jet Oil caiu do sexto lugar para o nono. A empresa oferta serviços automotivos para os postos Ipiranga.

Quanto custa uma franquia Jet Oil?

O custo para investir na franquia da Jet Oil varia de acordo com o espaço desejado pelo franqueado. No entanto, a média é de R$ 120 mil.

Vale a pena investir?

A Jet Oil ressalta que os valores de lucro da franquia podem variar bastante, por influência das regiões instaladas. No entanto, a expectativa de lucro mensal é de R$ 20 mil.

CVC Brasil

Mesmo crescendo 135 unidades no último ano, a CVC Brasil caiu da oitava posição para a décima, no ranking das maiores franquias do Brasil. A CVC é, hoje, uma das grandes referências no país e no mundo no quesito agência de turismo.

Quanto custa uma franquia da CVC Brasil?

Para se tornar um franqueado da maior rede de turismo do Brasil, é preciso um investimento médio de R$ 70 mil.

Vale a pena investir?

É importante ressaltar que se o franqueado gosta de turismo, essa pode ser a melhor para ele. A empresa conta com um diferencial interessante: não cobra taxa de franquia nos seis primeiros meses, o que ajuda bastante no começo. Por isso, o capital investido costuma ser recuperado após 12 meses.

Tendências do mercado de franquias do Brasil

Como podemos observar no ranking, o segmento de alimentação lidera o top 10 com quatro indicações. Se aumentarmos o leque de visibilidade, podemos conferir ainda grandes nomes na lista, como Burger King (14º), BR Mania (15º), Bob’s (17º) e Dia (20º) que são grandes nomes no mercado.

Por isso, se você está procurando um mercado mais bem consolidado, pode ser interessante investir no setor de alimentação.

Outro mercado que além de estar se tornando bem consolidado, está em um crescimento interessante é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que engloba nomes como O Boticário (1º), Óticas Carol (11º), Óticas Diniz (16º) e Farmácias FTB (19º), que demonstraram um crescimento constante em suas unidades nos últimos anos.

Quer saber um pouco mais sobre Gestão Financeira de Franquia? Então, confira o nosso e-book que vai  te mostrar a forma correta de manter o seu negócio com uma boa saúde financeira.

Compartilhar Array
Avatar photo
Escrito por:

Mario

Conteúdo produzido por especialistas da plataforma F360, referência em Gestão Financeira de redes do varejo.

Assine nossa newsletter

Receba novidades da F360, conteúdos sobre gestão financeira, varejo e franquias!