franchising pós-quarentena
Franquias 26/06/2020

Franchising pós-quarentena: desafios e dicas para retomar operações

Compartilhar Array

Mesmo sem previsão exata para o fim da pandemia, as empresas começam a pensar no momento de retomada dos serviços. O franchising pós-quarentena, por exemplo, tem demandado bastante esforço por parte dos líderes e colaboradores para que as coisas consigam se manter.

Sabemos que não tem sido fácil, mas também precisamos compreender que isto é apenas uma fase e é importante se preparar para o momento de reabertura do comércio, tanto parcial quanto total. Para saber mais como o franchising pós-quarentena deve se comportar, confira!

O franchising pós-quarentena

Não é novidade para ninguém que o setor de franquias sofreu bastante durante o período da pandemia causado pela Covid-19. De acordo com uma pesquisa levantada pela Praxis Business, no início do ano as expectativas eram ótimas e 64% dos franqueadores esperavam que o índice de crescimento esperado era de 10% ao ano.

No entanto, na pesquisa feita entre os dias 25 e 31 de março apontaram que 51% das redes acreditam que terão queda de rendimento até o fim do ano.

Para não sobrecarregar o caixa dos franqueados, 36% dos entrevistados cortaram ou retardaram as taxas de royalties. Já as taxas de marketing, 43% dos franqueados entrevistados suspenderam ou retardaram a cobrança, 19% ainda estão cobrando normalmente e 24% isentaram totalmente ou cancelaram o pagamento.

Para a retomada do franchising pós-quarentena, a maioria (57%) está confiante que os negócios deverão voltar ao mesmo patamar em que estava antes da pandemia.

Desafios do franchising pós-quarentena

Segurança de todos

Sabemos que na retomada, a gestão financeira na pandemia e o caixa são importantes! Mas em primeiro lugar devemos focar na na vida e na saúde de todos!

É muito importante que no pós-quarentena, seus colaboradores estejam devidamente seguindo as normas de saúde, como manter o espaço mínimo de 1m, utilizar  as máscaras e possibilitar que eles higienizem  as mãos constantemente, seja com álcool em gel ou detergente.

Assim, além de manter a saúde de todos os seus colaboradores, você estará evitando que haja problemas com a imagem da sua marca.

Novo jeito de fazer as coisas

O isolamento social nos forçou a muitas coisas, dentre elas: funcionários trabalhando de home office, conferências de vídeo, softwares para ajudar no controle da empresa entre outros.

E não tem jeito, essa evolução veio pra ficar e você pode fazer o uso dela, mesmo após a retomada do setor de franchising pós-quarentena.

Se você orientar que seus franqueados voltem ao o que era antes, além de estar dando longos passos para trás, você pode ter certeza que o seu concorrente não estará nessa direção.

Não se esqueça do marketing

Quando o caixa está apertado, uma das primeiras ações de muitos líderes é achar uma válvula de escape no marketing, o que é um erro.

Dentre tantos desafios do franchising pós-quarentena, sabemos que muitos estarão focados em manter a saúde financeira do caixa, e isso é normal. No entanto, não procure por saídas fáceis, como eliminar totalmente o investimento do marketing.

O marketing é um dos principais responsáveis por ajudar que a sua empresa volte a ser lembrada pelo seu cliente.

Como se comportar no pós-quarentena

Com os colaboradores

Como pontuamos anteriormente, a segurança de todos deve estar em primeiro lugar, e sabemos que isso é um verdadeiro desafio para os franqueadores.

Algumas práticas que podem ajudar:

  • Manter todos os colaboradores muito bem informados e treinados sobre todas as medidas básicas de higiene;
  • Instalar sinalizadores para ajudar no distanciamento mínimo de 1m;
  • Mesmo que os colaboradores trabalhem com luvas, eles devem mantê-las limpas, com o auxílio de álcool em gel;
  • Manter a comunicação em dia, e perguntando aos funcionários se estão se sentindo seguros com as práticas aplicadas e o que pode ser melhorado.

Com o financeiro

A saúde financeira do franchising pós-quarentena é com certeza uma das maiores dores dos franqueados e franqueadores.

Para garantir que a sua franquia trabalhe de maneira realista e que saiba onde estará pisando em um cenário único – até então – e que precisará de cuidados especiais, algumas dicas são:

  • Os bancos privados e os públicos têm feito linhas de crédito para ajudar o franchising pós-quarentena, se for o caso, procure saber mais;
  • Elabore um plano de ação para diferentes cenários: pessimista, realista e otimista, assim, além de trabalhar dentro da realidade, sua franquia poderá evitar surpresas;
  • Mantenha o fluxo de caixa sempre atualizado;
  • Assim como os bancos, fornecedores e credores estão mais dispostos a negociar as dívidas, por isso, procure-os para fazer a renegociação.

Operações da franquia

Uma das lições que muitas franquias aprenderam na crise foi que operar como deliverys foi uma grande saída, para que o negócio não ficasse parado. 

No entanto, houveram outras medidas que foram tomadas para permitir que muitos negócios não fechassem as portas. Essas medidas não devem ser esquecidas, pois elas apontam um novo direcionamento do seu negócio, por isso, é muito importante dar continuidade aos novos modelos de operação.

Algumas outras dicas para a operação do franchising pós-quarentena são:

  • Aprimorar os novos fluxos de operação da rede, podendo agora implementar modelos híbridos de atendimento (online e físico);
  • Garantir a disponibilidade de novos produtos nas plataformas online;
  • Focar em estar sempre otimizando os fluxos antigos e novos;
  • Caso a franquia esteja operando com horas reduzidas ou equipe limitada, garanta que tudo esteja organizado e operando dentro das normas;
  • Além dos deliverys, o modelo de drive-thru também tem sido uma ótima opção.

Franchising no pós-quarentena

É muito importante pontuar que cada franquia detém particularidades importantes e que podem ser fundamentais na hora de traçar as estratégias.

Por isso, as ideias sugeridas aqui podem ser adaptadas ao seu modelo de franquia para te ajudar, o importante é se preparar para as fases de abertura: a gradual e a definitiva.

Compartilhar Array
Avatar photo
Escrito por:

Mario

Conteúdo produzido por especialistas da plataforma F360, referência em Gestão Financeira de redes do varejo.

Assine nossa newsletter

Receba novidades da F360, conteúdos sobre gestão financeira, varejo e franquias!