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Finanças 11/06/2024

Planejamento tributário no varejo: realize e reduza custos!

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O planejamento tributário no varejo pode ser definido como um conjunto de práticas que têm como objetivo reduzir a carga tributária de um negócio de forma legal, isto é, de acordo com o permitido pelas legislações. Esse processo ajuda a diminuir gastos e a aumentar a margem de lucro.

Como você pode ver, somente com essa primeira explicação, já é possível ter uma ideia do quanto essa dinâmica pode ser vantajosa para a sua franquia, não é mesmo? Afinal, com custos operacionais menores, você consegue trabalhar com preços finais mais competitivos, e esse é um importante diferencial que ajuda a atrair e fidelizar clientes.

A verdade é que existem diversos outros benefícios relacionados a esse tipo de plano de ação, e adotá-los é essencial, principalmente considerando que o Brasil é o país que mais tributa empresas.

Segundo publicado na Forbes, nosso país está em segundo lugar no ranking de maior tributação empresarial de todo o mundo, atrás somente de Malta. 

A reportagem também destaca que, além dos altos valores, muitos negócios pagam mais impostos do que seria o correto. Isso, certamente, afeta a saúde financeira e o crescimento dessas companhias.

Se quer evitar esse tipo de gasto, sem deixar de cumprir suas obrigações legais, veja agora quais estratégias de planejamento tributário para franquias você pode adotar.

O que é e para que serve o planejamento tributário no varejo?

Consiste na realização de diversas práticas e atividades que têm por objetivo encontrar maneiras de uma empresa pagar menos impostos sem infringir nenhuma lei. Para isso, são realizadas análises precisas sobre as legislações vigentes e comparativos com o modelo de negócio e tributos pagos.

Para ficar mais fácil entender esse conceito, imagine que o regime tributário da sua franquia seja o Lucro Presumido. Porém, após alguns levantamentos e contas, você e seu contador percebem que é financeiramente mais vantajoso mudar para o Simples Nacional.

Ao fazer isso, é possível reduzir o percentual de impostos que precisam ser pagos e garantir a conformidade do seu negócio.

Aqui, é essencial ter em mente que não pagar os tributos corretamente, ou tomar medidas na tentativa de economizar — como alterar valores de notas fiscais — ,gera uma série de transtornos. 

Seu CNPJ pode ser inscrito na Dívida Ativa da União, e isso impacta diretamente a imagem e reputação da sua marca. Você e seus sócios, caso tenha, podem ser acusados de crime de sonegação fiscal, pagar multas, ter o nome negativado e muito mais.

Logo, não restam dúvidas que um bom plano de ação é muito melhor do que se arriscar e enfrentar problemas como esses, concorda?

Quais tipos de planejamento tributário no varejo existem?

Basicamente, existem quatro tipos de planejamento no varejo que podem ser realizados com o objetivo de reduzir a carga tributária, que são:

  • operacional: tem como foco a garantia do cumprimento das obrigações fiscais, como registros contábeis e emissão correta de notas fiscais, pois afetam diretamente no valor dos tributos que precisam ser pagos;
  • tributário preventivo: o objetivo é encontrar meios de reduzir os impostos em curto prazo, sem gerar problemas com o Fisco;
  • tributário tático: tem como foco redução tributária em médio prazo, geralmente entre um e três anos;
  • tributário estratégico: visa a otimização do valor dos tributos em longo prazo, alinhados com os objetivos de crescimento do negócio no mesmo período.

Qual o impacto do planejamento tributário no varejo?

O impacto do planejamento tributário na saúde financeira de um negócio varejista pode ser visto nas vantagens que essa estratégia traz

Entre as principais estão:

  • possibilidade de aumentar a margem de lucro, decorrente da redução de custos operacionais;
  • aproveitamento dos incentivos fiscais disponíveis para o ramo de atuação;
  • garantia de conformidade, evitando problemas com os órgãos fiscalizadores que, inclusive, afetam a rentabilidade;
  • melhora da imagem da marca, que assegura a reputação ao cumprir com todos os compromissos financeiros.

Economia fiscal no varejo: como reduzir impostos?

Uma das melhores práticas para pagar menos impostos é a elisão fiscal, atividade que encontra brechas nas leis e/ou interpretações das legislações favoráveis às empresas. 

Lembra que falamos na abertura deste artigo sobre mudar do Lucro Presumido para o Simples Nacional? Pois esse é um ótimo exemplo de como gerar economia fiscal no varejo a partir dessa estratégia.

Outras maneiras são:

  • trocar a CNAE, Classificação Nacional de Atividades Econômicas, da sua loja;
  • resgatar créditos tributários;
  • reduzir a base de cálculo considerando doações e patrocínios;
  • entre outras.

Quais os principais desafios do planejamento tributário no cenário atual?

Para fazer parte dos casos de sucesso em planejamento tributário para franquias, pode ser necessário enfrentar alguns desafios. Entre os mais comuns, estão:

  • entender a complexidade das legislações;
  • acompanhar as mudanças das leis;
  • conhecer o funcionamento de todos os impostos que sua loja precisa pagar;
  • garantir que nenhuma norma ou regra será descumprida;
  • encontrar um bom suporte contábil que ajude nesse tipo de atividade.

Dica de leitura: “Contabilidade para franquias: guia completo

Como fazer planejamento tributário no varejo? 8 passos

Para enfrentar desafios como os que acabamos de apresentar, e estruturar um planejamento eficiente para pagar menos impostos com a sua franquia, o passo a passo mais indicado é:

  1. defina seus objetivos: os quais podem ser, por exemplo; garantir segurança fiscal, atrelar redução de tributos ao crescimento da sua marca; 
  2. escolha o tipo de plano: que pode ser operacional, tributário preventivo, tático ou estratégico, conforme explicamos;
  3. levante todos os valores pagos: considerando os impostos relativos ao seu regime tributário e as alíquotas;
  4. estude as legislações: a fim de verificar como os percentuais desses tributos podem ser reduzidos legalmente;
  5. simule diferentes cenários: isso ajuda a identificar qual a melhor alternativa para o seu negócio;
  6. pense em curto, médio e longo prazo: considerando que, quanto mais a sua franquia crescer, maior tende a ser a carga tributária;
  7. conte com ajuda de especialistas: como contadores e advogados;
  8. abrace a tecnologia: para ajudar na emissão de notas fiscais, acompanhar entrada e saída de valores, fluxo de caixa e outras atividades que influenciam o valor dos impostos.

Neste último passo, nós podemos te ajudar! A F360 oferece a você diversas soluções para aprimorar a gestão da sua empresa. 

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Escrito por:

Maurício Galhardo

Head e curador do F360 Educa, apaixonado por finanças, autor de três livros de negócios e gestão financeira, com ampla experiência em treinamentos e palestras. Já treinou mais de 20 mil pessoas no varejo!