Se você é empresário e tem uma loja ou franquia, provavelmente já se deparou com os mitos da gestão financeira, aquelas dicas infalíveis que prometiam transformar suas finanças, mas, no final das contas, se revelaram completamente equivocadas? Acredite, você não está sozinho!
Esse tema é considerado por muitos empreendedores como algo complexo e, muitas vezes, cercado por conceitos que podem levar a decisões equivocadas e consequências ruins para o seu negócio.
Neste artigo, desvendaremos os 9 mitos sobre gestão financeira de lojas e franquias. Prepare-se para se surpreender e, com isso, aprimorar sua compreensão sobre como gerir os recursos e obter excelentes resultados. Vem com a gente!
1- Fechar o caixa no final do dia é apenas uma formalidade?
MITO! O fechamento de caixa no final do dia vai além de uma formalidade. Na prática, ele é um processo essencial para os empreendedores.
O fechamento de caixa consiste na conciliação minuciosa de todas as transações monetárias efetuadas durante um determinado período (diário, semanal ou mensal). Isso engloba registros de vendas em dinheiro, Pix, cartão de crédito ou débito, bem como pagamentos de contas e outras movimentações de entrada e saída de recursos.
Ao realizar essa etapa, você verifica se todas as transações financeiras estão corretas e em conformidade com as movimentações ocorridas. Isso evita desvios, fraudes e erros contábeis, auxilia no ajuste de metas de vendas e contribui com a elaboração de relatórios financeiros, proporcionando uma gestão mais eficiente.
Quer saber como fazer o fechamento de caixa de forma correta? Confira aqui, o passo a passo que preparamos para te ajudar!
2- A conciliação bancária é uma tarefa desnecessária e demorada?
MITO! Muitos empresários acreditam que esta atividade é dispensável e que consome tempo, porém vamos desmistificar essa ideia.
Ao contrário do que se imagina por aí, a conciliação bancária desempenha um papel fundamental na gestão financeira das empresas. Sua finalidade é confrontar os registros contábeis internos com as informações fornecidas pelos bancos, garantindo a consistência e a integridade dos dados financeiros.
Muitas pessoas confundem conciliação bancária com fluxo de caixa, entretanto, esses processos são distintos, embora estejam interligados.
O fluxo de caixa, de forma simplificada, consiste no registro minucioso de todas as receitas e despesas de uma loja ou franquia, levando em consideração até mesmo os lançamentos futuros com previsão de entradas e saídas de recebíveis. Por outro lado, a conciliação bancária se refere ao processo de conferir se todos os valores lançados no dia estão devidamente refletidos na conta do negócio no banco.
Ao realizar essa atividade, é possível identificar erros de lançamento, inconsistências e até mesmo detectar possíveis fraudes, assegurando a confiabilidade das informações.
Leia também: Conciliação bancária: tudo o que você precisa saber!
3- A conciliação de cartões te ajuda a evitar prejuízos e cobranças indevidas?
VERDADE! A conciliação de cartões desempenha um papel fundamental na prevenção de prejuízos e cobranças indevidas.
Faz parte da rotina de quem tem uma loja ou franquia ter que organizar as milhares de transações provenientes de diferentes operadoras é a única forma de garantir isso é por meio de um processo de conciliação de cartões.
Através desse fluxo, é possível comparar e reconciliar todas as transações realizadas com cartões de crédito ou débito, garantindo a exatidão dos valores recebidos pelas vendas.
Além disso, existem outros benefícios desse tipo processo automatizado, tais como:
- Controle financeiro dos recebíveis;
- Centralização das informações;
- Diminuição de erros;
- Aumento da produtividade;
- Controle melhor das taxas de serviços, entre outros.
Quer saber como fazer conciliação de cartões de forma eficiente? Veja aqui!
Vale ressaltar, que no F360 Finanças também é possível, fazer a conciliação de vouchers utilizados pelo setor food, tais como: Ifood, Rappi, Sodexo, Alelo, Ticket, VR, entre outros.
4- Focar apenas na receita é suficiente para ter sucesso financeiro?
MITO! Focar apenas na receita não é o suficiente! Para alcançar o sucesso do seu negócio, é preciso ter um planejamento financeiro estratégico, e o orçamento empresarial é a chave para isso.
Com esse documento, é possível prever e planejar despesas, ganhos e investimentos que o negócio terá em um período predeterminado. Em outras palavras, ele permite uma visão clara e precisa das finanças da empresa, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.
No orçamento empresarial, devem constar as seguintes informações: despesas, receitas, investimentos, fluxo de caixa projetado, empréstimos, ativo fixo (que compreende os bens destinados à manutenção do negócio em funcionamento) e os custos de produção.
É fundamental compreender que esse planejamento é elaborado a partir de uma avaliação do futuro, o que significa que, apesar de considerarmos o histórico da organização, outros aspectos igualmente importantes devem ser minuciosamente analisados.
Com um orçamento empresarial bem elaborado, você poderá controlar e direcionar seus recursos de forma eficiente, evitando desperdícios e identificando oportunidades de crescimento.
5- As contas a receber se destacam como o principal indicador de saúde financeira?
MITO! Tanto as contas a pagar quanto às contas a receber desempenham um papel crucial na estabilidade financeira de um negócio, especialmente em lojas e franquias.
Para alcançar uma gestão financeira sólida, é essencial equilibrar de forma eficiente esses dois aspectos.
As contas a pagar representam os compromissos financeiros do negócio, como fornecedores, aluguel e despesas operacionais. Gerir adequadamente estes recursos garantirá que todas as obrigações sejam cumpridas de maneira pontual, evitando problemas com fornecedores, multas e até preservando a reputação da empresa.
Por outro lado, as contas a receber indicam as receitas esperadas, como vendas e pagamentos dos clientes. Elas possibilitam acompanhar a liquidez, fator essencial para mensurar o sucesso financeiro, pois demonstram o fluxo de dinheiro entrando no negócio, além de fornecer informações valiosas para o planejamento estratégico.
Para entender melhor sobre esse assunto, recomendamos ler o artigo: Entenda a importância da gestão de contas a pagar e receber e aprenda as melhores práticas
6- O fluxo de caixa bem feito é uma estratégia para identificar prejuízos?
VERDADE! Manter o fluxo de caixa bem organizado é uma estratégia fundamental para identificar prejuízos e planejar investimentos!
Este processo é uma poderosa ferramenta gerencial que registra minuciosamente todos os ganhos e despesas de um negócio, monitorando cada entrada e saída de dinheiro no caixa durante um determinado período.
Vale ressaltar, que com um bom fluxo de caixa, é possível acompanhar o saldo disponível para arcar com os custos operacionais e, ainda, planejar estratégias eficientes para o crescimento da sua empresa.
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7- Um sistema de PDV simples é suficiente para gerir as finanças do negócio?
MITO! Alguns empreendedores acreditam erroneamente que um sistema de Ponto de Venda (PDV) básico é suficiente para controlar as finanças de uma loja ou franquia. No entanto, essa visão está equivocada! Um PDV isolado pode restringir a visão financeira geral da empresa.
Suponha que um varejista tenha apenas um sistema de PDV que registra as vendas diárias, mas não está integrado a um sistema completo de gestão financeira. Nesse cenário, o gestor enfrenta dificuldades para acompanhar detalhes essenciais, como lucro líquido, margens e despesas gerais.
Isso pode levar a uma falta de visibilidade financeira e até mesmo a tomada de decisões baseadas em dados incompletos.
Não corra esse risco! Integração é a chave para uma gestão financeira eficiente.
8- Emitir notas fiscais aumenta os impostos e diminui a margem de lucro?
MITO! Você sabia que essa é uma crença equivocada? Emitir notas fiscais corretamente não significa um aumento exorbitante nos impostos ou uma redução drástica da margem de lucro. Na verdade, é uma prática essencial para a saúde financeira e legal do seu negócio.
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital criado para registrar as operações de compra e venda de produtos e serviços, entre as partes interessadas: fornecedor e cliente.
Assim, este arquivo deve fornecer informações detalhadas sobre os produtos, valores, impostos e para garantir a segurança da transação comercial, possui um número único de identificação chamado de chave de acesso.
Emitir notas fiscais de forma regular traz benefícios significativos, como:
- Transparência na prestação de contas e relacionamento com os clientes.
- Deduções fiscais legais que podem ajudar a reduzir a carga tributária.
- Evitar problemas futuros com o Fisco e manter a credibilidade do seu negócio.
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9- No DRE é possível ver um resumo financeiro do negócio?
Verdade! O Demonstrativo de Resultados (DRE) é um relatório que apresenta as receitas, despesas e custos que foram feitos em um determinado período de tempo e que formaram o resultado líquido do período analisado.
Além disso, o DRE ajuda a verificar se o que foi planejado está sendo seguido, bem como dá ao gestor um olhar mais realista sobre a condição financeira do negócio, contribuindo para as tomadas de decisão.
Este relatório segue uma abordagem dedutiva, utilizando um valor específico como referência – o faturamento. A partir desse dado, são extraídos os valores de custos e despesas, chegando assim ao lucro ou prejuízo alcançado durante o período em análise.
Além disso, é importante ressaltar que a estrutura do Demonstrativo de Resultados para gestão pode ser personalizada, permitindo que os dados sejam adicionados conforme a necessidade de cada empresa ou franquia.
E você sabia que no F360 Finanças é possível gerir os recursos financeiros de lojas e franquias de forma simples e completa? Agende uma demonstração gratuita e veja como essa funcionalidade pode contribuir com a gestão financeira da sua loja ou franquia!