Os certificados digitais são documentos eletrônicos que identificam uma entidade, seja ela uma pessoa, empresa ou organização. No mundo digital este tipo de certidão tem se tornado cada vez mais importante para os empreendedores, especialmente em transações eletrônicas e ferramentas online.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Quer saber o que é certificado A1 e como ele pode impulsionar a gestão dos seus recursos, garantindo segurança e otimização nos processos? Continue a leitura e descubra!
Principais aprendizados deste artigo:
- O certificado A1 é um documento digital protegido com criptografia e senha, emitido pela Autoridade de Certificação, que traz informações sobre o negócio e promove mais segurança para as transações comerciais on-line.
- O arquivo tem diversos fins, como facilitar a assinatura de documentos digitais, emitir notas e declarações fiscais, assim como certificados de origem.
- Empresas que adotam o regime de tributação de lucro presumido ou lucro real devem ter um certificado A1 para autenticar suas assinaturas e validar quaisquer transações eletrônicas.
- Para adquirir o documento, preencha o formulário referente às suas necessidades e apresente as identificações legais de pessoa física, assim como o cartão CNPJ e o Contrato Social do empreendimento.
O que é certificado digital A1?
O certificado A1 é um arquivo digital que contém informações sobre uma empresa e para isto usa uma chave privada de criptografia. De forma simplificada, podemos dizer que se refere à uma espécie de “RG eletrônico de uma empresa”.
Além da segurança da criptografia tradicional, este documento digital também possui um recurso de acesso protegido com senha. Sem esse código, outro usuário não conseguirá instalar ou ter acesso à certidão.
O certificado A1 é emitido pela Autoridade de Certificação (CA) do governo brasileiro e tem como principal objetivo garantir a segurança das transações online. Ele tem validade de 1 ano e é armazenado pelo usuário por meio de arquivo, cartão, token ou até mesmo na nuvem.
Esta certidão também pode ser inserida em softwares de emissão de documentos fiscais, sistemas de backup que utilizem certificados digitais ou plataformas de assinatura eletrônica.
Para que serve o certificado digital A1?
O certificado A1 é utilizado para identificar uma empresa, com ele é possível:
- Assinar documentos virtualmente;
- Emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e);
- Fazer a transmissão de declarações fiscais;
- Enviar declarações de Imposto de Renda à Receita;
- Emitir certificados de origem, entre outros.
Esta certidão virtual garante a autenticidade das informações em transações eletrônicas e protege as empresas contra fraudes ou invasões.
O certificado A1 é uma exigência legal em diversas situações, como por exemplo, na emissão de notas fiscais, portanto, empresas que não possuem este documento estão sujeitas a penalidades e multas.
Vale ressaltar que empresas inscritas nos regimes do Lucro Presumido e Lucro Real, a assinatura digital é imprescindível para declarar as suas obrigações à Receita Federal.
Passo a passo para adquirir o certificado digital A1
Agora que você já conhece todos os benefícios do Certificado A1 chegou a hora de aprender como adquiri-lo. Para isso, acompanhe abaixo o passo a passo:
1- Após escolher qual certificado se adequa melhor a sua necessidade, selecione uma autoridade certificadora que possui reconhecimento da ICP-Brasil, para a realização desse processo.
Caso deseje localizar uma autoridade, clique aqui e veja a lista completa.
2- Em seguida, será necessário preencher um formulário e apresentar a documentação, veja a seguir quais são:
- Cartão CNPJ impresso com no máximo 3 meses da data de validade do certificado;
- Documentos de identificação dos representantes legais (RG, CNH, RNI) e cadastro de pessoa física (CPF);
- Contrato Social com a última alteração registrada em órgãos competentes, ou certidão simplificada.
- Documentos de eleição da diretoria vigente ou Ata/Estatuto, caso houver.
Obs: em alguns casos será necessário enviar documentações adicionais.
3- Por fim, a autoridade certificadora irá validar os documentos enviados, para isto ela agendará uma reunião. Antigamente, esse processo era feito apenas presencialmente, no entanto, já existem algumas empresas que fazem isto à distância, utilizando plataformas de videoconferência. Facilitando a conclusão e agilidade.
Após esta etapa, o certificado A1 ficará disponível em algumas horas ou dias, dependendo do prazo da empresa escolhida. Essa entrega geralmente é feita por e-mail, onde o representante recebe um link para baixar o arquivo.
Você sabia que incluindo o seu certificado digital A1 no F360 Finanças você tem diversos benefícios, como:
- Redução de tempo nas operações;
- Automatização das entradas de notas fornecedores disponíveis no SEFAZ;
- Geração de títulos no contas a pagar.
Se você já é nosso cliente, aprenda como fazer a inclusão desse documento no F360 Finanças, clicando aqui
FAQ – Perguntas frequentes sobre o certificado digital A1
O que é o Certificado Digital A1 e como funciona?
O certificado digital A1 é um documento emitido pelo governo por meio da Autoridade de Certificação (CA). Tal registro é um arquivo digital com informações essenciais sobre a empresa, protegido com uma chave criptografada privada e senha para acesso, o que traz mais segurança para os usuários.
Quais são as principais diferenças entre o Certificado Digital A1 e o A3?
A principal diferença entre os tipos de certificados digitais é que o A1 armazena todos os arquivos on-line, no próprio computador do portador. Já o A3 guarda os dados em um token ou cartão. O prazo de validade também difere: enquanto o A1 vale por 1 ano, o A3 pode durar até 3 anos.
Para que serve o Certificado Digital A1 e em quais situações ele é utilizado?
As utilidades básicas do certificado A1 são:
- assinatura virtual de documentos;
- emissão de notas fiscais eletrônicas e diversos certificados;
- transmissão de declarações fiscais;
- envio de declaração do imposto de renda.
Quais são as vantagens de utilizar o Certificado Digital A1 em minha empresa?
Usar o certificado A1 traz mais segurança e praticidade para a rotina das empresas, já que viabiliza a assinatura virtual e a emissão de documentos obrigatórios, como as notas fiscais. Além disso, por servir como uma identidade eletrônica, o arquivo reduz a incidência de fraudes empresariais.
Como obter um Certificado Digital A1?
Para obter um certificado digital A1, você deve selecionar, junto à autoridade certificadora, o modelo que supre suas necessidades. Em seguida, preencha o formulário e apresente a documentação de identificação de pessoa física e jurídica. Cumprido este passo, basta esperar a validação.