Skip to content

Blog Navigation

blog
  • Finanças
  • Empreendedorismo
  • Franquias
  • Na Mídia
  • Inovação
  • Contabilidade
  • Voltar para
blog
Voltar para
Digite algum palavra para buscar
Empreendedorismo 9 passos para implantar uma boa gestão de lojas
Empreendedorismo 30/12/2016

9 passos para implantar uma boa gestão de lojas

Compartilhar Array
  •  
  •  
  •  

Implantar uma gestão de rede de lojas de sucesso requer dedicação, seja qual for o nicho do negócio. A implacável concorrência exige o melhor desempenho do empreendedor que deseja alcançar seus objetivos com excelência.

Tão importante quanto aplicar bem os recursos financeiros, é fazer um planejamento voltado para a otimização de resultados. Além disso, é preciso trabalhar com foco no fortalecimento da marca, buscar novas tecnologias e soluções inteligentes para se destacar no mercado.

No post de hoje, confira nove passos para você implantar uma boa gestão de lojas!

1. Estude o seu público-alvo

Quem é o seu público-alvo e por que o seu produto é útil para ele? Esses questionamentos são muito importantes para as futuras ações. Por exemplo, conhecer o perfil do seu cliente pode ajudar a saber exatamente o que fazer para atrai-lo.

Outros benefícios de conhecer o seu público são: mais facilidade para escolher a melhor localização dos pontos de venda, saber o tamanho ideal da loja que você precisa, qual o tipo de decoração adequada para as vendas e muitas outras vantagens.

2. Pesquise muito antes de calcular o preço do produto

Faça uma pesquisa para saber quanto os concorrentes estão cobrando pelo mesmo produto ou outro similar. Desconfie de valores abaixo do convencional; analise e compare a qualidade.

Caso você ofereça algo diferenciado, é possível trabalhar com um preço mais justo, de acordo com o benefício proporcionado. Lembre-se de que o lucro é calculado com o valor total de vendas — menos as taxas de despesas fixas e variáveis.

3. Faça um recrutamento eficiente

Você precisará de uma equipe competente para fazer a magia acontecer na sua rede de lojas. Avalie currículos, faça entrevistas e evite contratar pessoas que buscam apenas empregos, mas não construir carreiras. Priorize aqueles que demonstram interesse em servir e aprender.

4. Exerça a sua liderança para gerenciar pessoas

Ser um bom gestor significa saber liderar equipes, delegar tarefas, encorajar as pessoas para que elas trabalhem com entusiasmo e alegria. Promova treinamentos, palestras motivacionais e reuniões informais para oferecer mais conhecimento e interação entre os colaboradores.

5. Gerencie bem o estoque dos produtos

Para garantir que os recursos financeiros sejam bem aplicados, você precisará automatizar o controle de estoque por meio do código de barras dos produtos. Assim, é possível consultar o estoque real antes de fechar os pedidos.

Isso evita erros que prejudicam o orçamento e as vendas, como mercadoria em excesso ou o contrário: estoque em falta. A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda.

Os indicadores de desempenho para gerenciar bem o estoque são os seguintes:

Giro de estoque

O giro de estoque é o número de vezes em que os recursos investidos na compra de produtos foram recuperados por meio das vendas. Quando o valor arrecadado é superior ao custo direto do produto, esse resultado é uma margem da contribuição da venda que pagará os custos fixos das despesas.

Cobertura do estoque

O nível de cobertura do estoque representa o período de tempo em que o estoque consegue suprir futuras vendas, sem que seja renovado. Para conseguir esse número, é preciso dividir a quantidade do estoque de determinada data pelo valor de previsão de vendas.

Se o índice de cobertura for muito alto, é importante avaliar se o estoque está obsoleto, saber qual o motivo e viabilizar soluções.

Nível de serviço ao cliente

Esse indicador mede o número de ocorrências na falta de estoque, ou seja, um bom número significa que o sortimento da empresa predominou nas prateleiras. Isso significa que, durante o período analisado, nenhuma venda seria perdida por falta de produto no estoque.

6. Defina o sortimento dos produtos de cada loja

Para definir o sortimento ou a variedade dos produtos, é necessário conhecer o volume de consumidores na região do ponto de venda, tamanho da loja, equipamentos disponíveis, fornecedores, categoria de produtos que pretende trabalhar e alinhar essas informações com os objetivos de cada unidade.

7. Padronize os canais de atendimento

Dentro de uma rede de lojas ou franquia, é preciso oferecer uma homogeneidade no atendimento. Por exemplo, se um cliente foi bem atendido por telefone na loja X e teve um problema resolvido, o mesmo deve acontecer em outras unidades.

Essa realidade deve fazer parte da cultura da empresa nos mais diversos canais de atendimento: contato pessoal, telefone, e-mail, formulário de contato, chat online, entre outros. Caso o cliente fique insatisfeito com a interação, isso se refletirá negativamente na imagem de toda a organização.

8. Automatize a sua gestão de rede de lojas

Independentemente do tamanho de um negócio, hoje é praticamente impossível gerenciar as finanças e toda a parte burocrática de uma empresa sem os recursos da tecnologia, que é uma das principais responsáveis por oferecer mais praticidade na rotina administrativa.

Um software de gestão financeira ajuda você a gerenciar as contas de forma simples e automática, permite integrar o sistema de cartão de crédito com o fluxo de caixa, fornece informações para a contabilidade e emite relatórios com precisão, entre outras vantagens.

9. Invista em marketing digital

As pessoas já se acostumaram a procurar informações sobre os produtos no Google. Se a sua empresa não aparece nos resultados do buscador mais popular do mundo, é porque já passou da hora de você adotar estratégias para marcar presença na internet.

Use as informações pesquisadas sobre o perfil do cliente para produzir conteúdos úteis para eles. Publique posts no seu blog, crie uma sequência de vídeos com dicas interessantes, adote um perfil nas principais redes sociais e avalie a possibilidade de formatar uma loja virtual para expandir o seu negócio.

Não se esqueça de que é fundamental ter uma identidade visual marcante. Isso inclui logotipo, nome, tipo da letra, enfim, todos os símbolos não verbais que apresentam a personalidade da sua marca.

Como você viu, fazer uma boa gestão de redes de lojas requer ações que, trabalhadas em conjunto, ajudam você a enfrentar os desafios de empreender e a alcançar os objetivos esperados. 

Gostou de saber um pouco mais sobre como implantar uma boa gestão de rede de lojas? Cadastre-se para receber mais artigos como este em seu e-mail.


Compartilhar Array
  •  
  •  
  •  
Empreendedorismo
Escrito por:

Mario

Conteúdo produzido por especialistas da plataforma F360, referência em Gestão Financeira de redes do varejo.

10 dicas para escolher um software de gestão financeira
Ponto de equilíbrio financeiro no varejo: como calcular?
imagem de um dedo clicando o botão ilustrado de envio de newsletter

Assine e fique por dentro

Receba novidades da F360, conteúdos sobre gestão financeira, varejo e franquias direto no seu e-mail.

Sobre nós

A F360

Trabalhe Conosco

Jurídico

Política de Privacidade

Código de Ética e Conduta

Contato

Agende uma demonstração

Soluções

F360 Finanças

F360 Painel

F360 Educa

F360 Contábil

Seja um parceiro

Conteúdo

Blog

Materiais Gratuitos

Acompanhe nossas redes sociais

Plataforma que simplifica a gestão financeira de varejistas e franquias, facilitando o controle do fluxo de caixa e otimizando operações.

P2CR Serviços de Informatica S/A. CNPJ: 18.519.837/0001-07.
Endereço: Avenida Marques de Sao Vicente 2219 Andar 19 Sala 1907 -Agua Branca – São Paulo SP – 05036-040

Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

Assine nossa newsletter

Simplifique sua gestão financeira e impulsione as vendas com nossas dicas