Ter um gerente de expansão de franquias na empresa facilita ― e muito ― o crescimento da rede e a conquista de novos franqueados alinhados aos objetivos e valores da marca.
Considerado um dos braços-direitos do franqueador, esse profissional tem expertise em realizar pesquisas e estudos para expandir a marca em outros mercados, além de colaborar para o relacionamento com os parceiros.
É verdade que nem toda rede de franquia tem esse cargo em seu organograma, mas deveria. Afinal, é praticamente impossível o franqueador dar conta de administrar seu negócio e ainda exercer a função de atrair novos franqueados.
E é aí que entra o papel do gerente de expansão: focar em estratégias de crescimento.
Para entender melhor, continue a leitura e veja quais as responsabilidades de um gerente de expansão, as habilidades necessárias para ocupar o cargo e dicas para ter sucesso na empresa!
Qual o papel do gerente de expansão de franquias?
O gerente de expansão é responsável por todos os processos e atividades que dizem respeito ao crescimento da empresa, desde a identificação de novas oportunidades de negócios até a inauguração da unidade de um novo franqueado.
Esse acompanhamento de ponta a ponta permite ao gestor ter uma visão mais detalhada sobre as ações necessárias para conquistar novos públicos. Sendo assim, com trabalho bem-feito, consegue evitar conflitos com franqueados que não possuem o perfil da empresa.
Porém, suas funções vão além.
Confira abaixo qual o papel do gerente de expansão de franquias e as atribuições associadas ao cargo.
Pesquisa e análise de mercado para identificar novas oportunidades
Uma das responsabilidades do gerente de expansão é pesquisar e conhecer mercados para prospectar novas oportunidades de negócios.
E isso inclui identificar, por exemplo, potenciais consumidores da marca em regiões em que não está presente.
O profissional pode pesquisar em redes sociais, jornais, sites e estudos sobre tendências de consumo da região, além de acompanhar os concorrentes locais e verificar se há brechas para ganhar mais uma fatia de mercado.
Seleção e qualificação de potenciais franqueados
O gestor de expansão de franquias desempenha o papel de atrair, selecionar e qualificar potenciais franqueados. Afinal, o crescimento da marca franqueadora acontece por meio da abertura de novas unidades, certo?
Dessa forma, após identificar as regiões de interesse para a expansão do negócio, o profissional deve buscar investidores interessados e que tenham o perfil da empresa.
O processo seletivo deve filtrar não só o perfil do empresário, como estilo de trabalho, qualidades profissionais e visão de mercado, mas também se tem dinheiro suficiente para o investimento, habilidade empreendedora, maturidade para seguir regras e conhecimento do setor de atuação.
Desenvolvimento de estratégias de expansão
Outra função é desenvolver e executar estratégias de expansão da rede. E esse processo envolve diversas etapas, desde a definição de metas e objetivos no planejamento até o relacionamento com novos franqueados.
Entre as estratégias, como a estruturação do modelo de negócio, o gerente deve fazer a gestão do pipeline de expansão, isto é, monitorar o progresso das negociações, dos fechamentos de contratos e da abertura de novas unidades.
E mais: as estratégias incluem criar um programa de treinamentos para as franquias superarem desafios financeiros e operacionais e alcançarem bons resultados.
Negociação e fechamento de contratos de franquia
A negociação e o fechamento de contratos com franqueados são processos que podem durar de semanas a meses. Portanto, é fundamental ter um profissional especializado à frente da operação.
O gerente de expansão participa de toda a triagem de parceiros, além da transmissão de conhecimentos sobre a marca e os requisitos para fazer parte dela. Essa etapa envolve, ainda, a negociação de termos contratuais.
Coordenação da abertura de novas unidades
Após fechar o contrato, o gestor participa da coordenação da abertura de novas unidades para assegurar o andamento de todos os aspectos e padrões conforme estipulado pela franqueadora, como a adequação do espaço e a instalação de equipamentos.
O objetivo é dar suporte ao franqueado e garantir a padronização da marca em toda e qualquer franquia da rede.
Monitoramento do desempenho das novas franquias
Como dissemos, o gerente atua de ponta a ponta no processo de prospectar e conquistar franqueados.
E, para colaborar com o sucesso desses parceiros, cabe ao profissional acompanhar o desempenho da nova unidade e oferecer suporte constante para ajustar estratégias e garantir sucesso operacional e financeiro.
Manutenção do relacionamento com franqueados existentes
Por fim e não menos importante, o gerente mantém o relacionamento com os franqueados por meio de contatos regulares, suporte operacional e administrativo e oferta de treinamentos contínuos para garantir a mesma qualidade em todas as lojas.
Em algumas redes franqueadoras, o gerente pode também ser responsável pela relação com outros stakeholders, como setores de marketing, financeiro e jurídico, consultores da empresa e instituições financeiras.
Leia também: Redução de custos em franquias: guia 100% prático para colocá-la em ação
Qual a importância do gerente de expansão de franquias?
A principal importância do gerente de expansão de franquias é centralizar os processos e as estratégias de crescimento em um único profissional. Até porque, devido às suas funções, tem uma visão completa do cenário atual da empresa e do que deve fazer para alcançar as metas desejadas, como abrir X unidades em até 12 meses.
Outras vantagens de contar com esse profissional na empresa são:
- contribui para o crescimento sustentável e escalável em longo prazo;
- assegura a seleção criteriosa de novos franqueados;
- ajuda a manter ou elevar a reputação da marca no mercado;
- auxilia a melhorar os resultados e a lucratividade de toda a rede;
- cria vantagens competitivas ao negócio.
Principais habilidades do gerente de expansão de franquias
Para dar conta de tantas responsabilidades, o gerente de expansão de franquias precisa ter certas habilidades, como:
- boa comunicação;
- capacidade de negociação e persuasão;
- bom relacionamento interpessoal;
- competência para analisar o mercado e gerar insights;
- gerenciamento de projetos;
- organização e proatividade;
- conhecimento profundo sobre o modelo de franquias;
- capacidade de liderança e coordenação de equipes;
- olhar apurado e visionário.
Dicas para o sucesso do gerente de expansão
Mesmo que o profissional tenha todas as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para ocupar o cargo, precisa de ferramentas e recursos para exercer um bom trabalho.
E a tecnologia é a melhor aliada quando falamos sobre identificar oportunidades, conhecer seu público-alvo e monitorar o desempenho de todas as unidades para dar o suporte adequado aos franqueados.
Logo, é fundamental utilizar um sistema de gestão de franquias, como o F360 Painel.
De modo simplificado e completo, esse software de gestão financeira transforma o gerenciamento da rede e de seus franqueados. Isso porque o gerente de expansão tem acesso a indicadores de desempenho em tempo real e entende o que precisa de ajustes para elevar a performance.
Afinal, não se esqueça de que o sucesso da rede depende diretamente de seus franqueados.
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