Diferentemente do que muitos pensam, o varejo físico também possui uma infinidade de dados à disposição dos empresários e profissionais. Saber o que fazer com essa quantidade de informação é o que separa as empresas que têm sucesso das que não conseguem se destacar em seus segmentos. Para conseguir extrair insights importantes para seu negócio e conseguir crescer é preciso contar com o apoio da tecnologia. Hoje, não é apenas o comércio eletrônico que tem soluções à disposição para auxiliar na gestão. Os varejistas que atuam no ambiente offline também podem contar com o apoio de diferentes sistemas e plataformas. Confira cinco opções que realmente transformam a vida dos gestores.
1 – Plataforma de gestão financeira
Muitos sistemas de gestão financeira são desenvolvidos para visualização do fluxo de caixa e DRE (demonstrativo do resultado do exercício). Contudo, hoje é possível encontrar soluções que encaram esses relatórios não como um fim, mas como uma consequência do dia a dia da empresa. Dessa forma, conseguem automatizar processos e facilitar a rotina dos profissionais da área, reduzindo o trabalho manual e erros operacionais – além de possibilitar que as pessoas foquem em análise de dados e na rápida tomada de decisões.
2 – Soluções de gestão de vendas
Vender é a essência de qualquer negócio – quem não vende seus produtos e serviços, morre! Portanto, é fundamental também contar com uma boa ferramenta que faça a gestão comercial de sua loja, garantindo que toda a movimentação seja registrada e, principalmente, ofereça os principais indicadores para a gestão de forma fácil e ágil. Assim, é possível tomar decisões certeiras e elaborar a melhor estratégia de metas e crescimento.
3 – Digitalização de documentos
Seja uma franquia grande ou pequena, a quantidade de documentos que um gestor precisa lidar cresce a cada ano. Relatórios, notas fiscais e recibos são apenas alguns exemplos que precisam ser guardados por muito tempo e ter uma atenção redobrada com o armazenamento. O ideal é contar com recursos de digitalização, pois reduz não apenas o espaço físico que esses papéis consomem como também facilita a organização e a segurança.
4 – WhatsApp para comunicação
Sim, o popular aplicativo de mensagens entre os brasileiros também pode ser uma ferramenta que oferece ganho estratégico aos franqueados. O bom uso do app auxilia bastante na comunicação com a rede, compartilhamento de boas práticas, divulgação de campanhas e/ou resultados e até mesmo no relacionamento com os consumidores. Muitas lojas estão abandonando o telefone fixo e utilizando os smartphones por conta disso.
5 – Monitoramento de Fluxo
Por fim, tão importante em saber quanto vendeu, é saber o quanto deixou de vender. A maioria das lojas que apresenta desempenho ruim não é por queda de fluxo de consumidores, mas por baixa produtividade e conversão. Portanto, medir a quantidade de pessoas que o local teve é essencial para analisar se a equipe de vendedores está com um ótimo indicador de conversão e até ver se determinada ação de marketing teve o efeito esperado.
* Henrique Carbonell é Sócio Fundador da F360º, plataforma Saas única que integra todos os processos de gestão de qualquer Varejo, desenvolvida por varejistas para varejistas.