Para apostar no segmento de franquias é importante lembrar que a escolha pelo tipo de negócio precisa ser bem consciente e, além das devidas pesquisas mercadológicas, é necessário gostar do seu novo empreendimento e estar em um segmento que faça sentido para você.
Você já deve ter ouvido falar que as franquias são um tipo de investimento relativamente mais seguro do que iniciar uma empresa do zero. Mas, como todo negócio, é preciso se tentar às cláusulas de contrato entre franqueador e franqueado. Normalmente, há uma padronização que caracteriza a loja não só no aspecto físico, mas também seu modus operandi.
Segundo o Sebrae, o índice de franquias que não alcança “sobrevivência” acima de dois anos de operação é de apenas 5%, enquanto a porcentagem de negócios próprios que morrem nesse mesmo período é cinco vezes maior.
A grande vantagem da franquia é que ela é uma “fórmula” já testada no mercado e o franqueado conta com o suporte do franqueador, portanto, a chance de sucesso é maior.
Apesar de todos os desafios que a pandemia trouxe, alguns ramos de negócio nunca param de fato ou simplesmente continuam nas graças do consumidor. Em 2020, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou que o segmento continua em alta com um faturamento de R$ 167,1 bilhões e em 2022 a expectativa é que o franchising cresça cerca de 8%.
Acompanhando esses números, espera-se que o número de unidades de franquias aumente em pelo menos 5% ultrapassando a marca de 156.798 unidades franqueadas em operação hoje no Brasil.
Tenha em mente que, enquanto franqueado, você precisa desenvolver um bom trabalho para aproveitar todas as vantagens que vem com a franquia.
Outra peculiaridade das franquias é que o franqueado recebe todo um suporte da marca que transmite seu know how e entrega o planejamento estratégico já definido para ser colocado em prática.
A estratégia e a adequação do franqueado fazem toda a diferença no sucesso do negócio. Entre em contato com a marca, pesquise, peça detalhes do processo, das operações e não tenha pressa.
Fique de olho nas franquias desses segmentos:
• Saúde, beleza e bem-estar
• Segurança
• Lavanderia
• Home care
• Alimentação
• Educação
• Gestão financeira
• Farmácia
• Vestuário
• Entrega
• Produtos orgânicos