A F360 está completando 8 anos! Para comemorar queremos compartilhar os principais aprendizados que tivemos ao decorrer dessa trajetória.
Essas lições são uma forma de troca de experiências e conhecimentos, para fortalecer o ecossistema empresarial e para que cada vez mais surjam negócios de sucesso!
Aprendizado 1: Saiba se reinventar
Decisões de mudança são sempre acompanhadas pelo que mais precisa ser pensado: o problema, a dor do cliente. Se não formos as pessoas que criam uma disrupção em nosso próprio modelo de negócio, estamos abrindo as portas para nossos concorrentes.
É preciso estar em constante mudança e adaptação para acompanhar a rapidez do mercado, visto isso nós da F360° nos reinventamos recentemente e lançamos o F360° Educa, plataforma com viés educacional.
Aprendizado 2: Saiba lidar com frustrações
Todos os dias, nos deparamos com situações frustrantes. Mas é preciso levantar a cabeça e seguir em frente. Tem que ser casca grossa para lidar com todas as adversidades, porque em alta performance sempre terá mais notícias difíceis.
O mercado está em constante mudança e muitos planos acabam sendo adaptados ou adiados, é preciso saber lidar com essas frustrações e tomar as melhores decisões para seguir em frente.
Aprendizado 3: Encontre as pessoas certas para estar ao seu lado
Tudo que criamos foi feito graças a um time. O que define tudo que conquistamos é a nossa capacidade de atrair as pessoas certas, comprometidas, que querem construir, que sabem lidar com frustrações, que tornam o nosso sonho um sonho delas também.
Hoje possuímos mais de 170 colaboradores e graças ao esforço de todos contamos com 5 produtos no mercado e mais de 8 mil clientes.
Aprendizado 4: Conquistar seus clientes
Saber como conquistar clientes é uma necessidade fundamental para o plano de qualquer empresa. Para isso é necessário estabelecer uma relação de confiança, assim é mais provável que o consumidor se torne fiel, além disso é fundamental escutar e criar uma relação de empatia com os clientes.
Cada modelo de negócio segue um caminho, cabe a você entender o seu cliente e ver como é a melhor forma de se relacionar com eles.
Aprendizado 5: Busque novos conhecimentos
Hoje muito se fala em Lifelong learning, ou educação ao longo da vida, que é um conceito que busca derrubar a ideia de educação de acordo com o modelo tradicional, e mostra a necessidade de estar em constante aprendizado.
Devemos sempre aprender algo novo e ser curiosos. É preciso acessar novos conhecimentos por meio de diferentes fontes, como conversando, frequentando eventos e workshops, lendo livros, vendo documentários e fazendo cursos entre outros.
Aprendizado 6: Um olhar mais humano
Um olhar mais empático em relação aos profissionais que estão atuando do seu lado. Um dos aprendizados de 2020 foi a percepção de que a saúde é um bem muito valioso e que precisa ser valorizado.
Aprendizado 7: Tecnologia, o futuro é agora
A tecnologia vem avançando rapidamente e para acompanhar as novas tendências, é necessário que as empresas tenham que alinhar-se ao nível de interatividade, agilidade e inovação exigido pelo público. A importância da inovação tecnológica para as empresas está diretamente relacionada aos crescentes níveis de competitividade, agilidade e transformações impostas pelos consumidores e pelas próprias tendências de mercado.
A F360° tem como meta expandir o uso da tecnologia no varejo, para que os processos diários sejam cada vez mais assertivos e demandam menos tempo. Quando a transformação digital faz parte da cultura de um negócio e seus processos são todos pautados nas possibilidades garantidas pela tecnologia, uma série de benefícios podem ser obtidos.
Aprendizado 8: Identificar quando partir para a ação
É importante ter ideias e planejar estratégias, mas também é fundamental partir para a ação e tirar essas ideias e esse planejamento do papel. É essencial extrair aprendizados de cada tentativa e registrar o que funcionou e o que não funcionou.
No contexto do varejo, busca-se atrair clientes a partir de uma série de estratégias bem elaboradas, pois o mercado está em constante mudança e existem muitos concorrentes. É necessário agir rápido e ter assertividade na tomada de decisão, para que haja um entendimento com o processo de relacionamento com o consumidor, ao longo de toda jornada.