Se você já é dono do seu próprio negócio e deseja expandi-lo e rentabilizá-lo cada vez mais, deveria dar uma olhada na lista das 20 principais franquias de sucesso no Brasil. São casos de empresas que começaram como pequenos empreendimentos e hoje faturam milhões de reais, garantindo o sucesso empresarial dos franqueados.
Veja, abaixo, as marcas que são exemplos a serem seguidos no país e veja como você pode se inspirar para realizar um bom plano de negócios!
1. O Boticário
Maior rede de perfumes e cosméticos do Brasil, O Boticário conta com mais de 3.700 lojas e, forte expansão no canal de venda direta. A empresa passou, recentemente, por uma reformulação visual e estratégica, buscando maior competitividade no seu segmento de atuação.
Os franqueados de O Boticário elogiam a transparência e o engajamento de todos os envolvidos nos projetos da marca.
2. Dia
Criada na Espanha, a rede Dia chegou ao Brasil em 2001 e desde então já soma mais de 700 lojas. Nos últimos 5 anos adotou uma estratégia mais agressiva, posicionando-se em bairros que já possuem supermercados populares e oferecendo melhor qualidade de atendimento com preços competitivos.
Para se ter uma franquia, o investimento inicial pode chegar a um milhão de reais.
3. Habib’s
Genuinamente brasileira, a rede Habib’s foi fundada em 1988 e hoje já possui mais de 300 lojas. A marca trabalha com o conceito de popularização dos seus produtos, apostando em uma estratégia de vender um grande volume a um baixo preço unitário. Para fazer parte da rede, o franqueado precisará investir cerca de 900 mil reais.
4. Localiza Rent a Car
Espalhada em inúmeros países no mundo, a Localiza tornou-se sinônimo de aluguel de carros. Com preços acessíveis e pouca burocracia para o cliente, a empresa tem uma receita líquida de mais de 3 bilhões de reais.
5. Wizard Idiomas
A Wizard é a maior rede de idiomas do país. O investimento para se tornar um franqueado gira em torno de 57 mil reais.
6. Colchões Ortobom
Com uma estratégia baseada na imagem de que os colchões são importantes itens de saúde, a Ortobom deixou de ser uma simples empresa de fabricação de camas para se tornar uma das maiores franquias do Brasil.
Atualmente, a rede conta com quase 2 mil unidades. O investimento inicial para o franqueado gira em torno de 200 mil reais.
7. Subway
Sucesso nos Estados Unidos na década de 1980, o Subway chegou ao Brasil há cerca de 15 anos. A rede aposta em um modelo mais saudável de Fast Food, o que atrai muitos adeptos nos dias atuais. Para se tornar um franqueado, é preciso investir cerca de 250 mil reais.
8. Cacau Show
Apostando no formato do chocolate como presente, a Cacau Show expandiu sua marca para mais de mil franquias em todo o país. O investimento inicial é de cerca de 90 mil reais.
9. Casa do Construtor
A Casa do Construtor é uma rede de franquias que trabalha com aluguel de equipamentos para empresas da construção civil. De acordo com os franqueados, o grande destaque é o suporte remoto oferecido para a solução de problemas operacionais dos clientes.
10. Rei do Mate
Com mais de 300 pontos de venda espalhados pelo país, o Rei do Mate é outra marca que aposta na tendência de alimentação saudável, oferecendo vários tipos de chás, sucos, doces e salgados.
11. China in Box
Comida chinesa sempre fez sucesso no Brasil e o China in Box percebeu o potencial do produto rapidamente. A franquia especializou-se no delivery e hoje é uma das maiores da América Latina neste setor. O investimento inicial é de cerca de 600 mil reais.
12. Domino’s Pizza
Uma das mais antigas pizzarias do mundo, a Domino’s possui mais de 12 mil lojas espalhadas pelo planeta. Todos os franqueados contam com suporte direto da matriz da empresa, nos Estados unidos.
13. Chilli Beans
A Chilli Beans aposta em um atendimento descolado e personalizado para vender seus óculos e acessórios a preços mais competitivos do que os concorrentes. Com isso, tornou-se a maior empresa do setor na América Latina. O investimento inicial para se tornar um franqueado gira em torno de 250 mil reais.
14. Giraffas
O Giraffas é uma rede de restaurantes que possui mais de 400 unidades. A marca aposta na presença em praças de alimentação de grandes shoppings centers de todo o país. Para se tornar um franqueado, o investimento pode variar entre 110 mil e 1 milhão de reais.
15. Griletto
Concorrente do Giraffas, o Griletto possui menos lojas (cerca de 160), mas vem crescendo bastante no Brasil. O investimento inicial gira em torno de 360 mil reais.
16. Havaianas
A marca Havaianas pode ser considerada um dos maiores exemplos de sucesso do mundo. A empresa, que produzia sandálias populares na década de 1980, transformou seu produto em objeto de desejo em várias partes do planeta por meio de agressiva estratégia de marketing.
Hoje, disponibiliza para os franqueados a oportunidade de abrirem lojas exclusivas em diversas partes do Brasil.
17. Hering Store
A Hering Store sempre foi conhecida pela venda de camisetas básicas para o dia a dia. A empresa reformulou seu posicionamento e seus produtos e passou a oferecer uma gama maior de roupas e acessórios, acompanhando tendências de moda mundiais.
18. Morana
Focada em bijuterias e acessórios, a Morana se destaca pelo suporte técnico online oferecido aos franqueados.
19. Number One
A escola de inglês possui 130 pontos de atendimento em todo o Brasil e é uma das maiores franquias do país. O investimento inicial pode variar entre 16 e 150 mil reais.
20. Sorridents
A rede de clínicas Odontológicas Sorridents vem crescendo muito em todo o país. Atualmente, já são mais de 170 unidades espalhadas por vários estados brasileiros. Para se tornar um franqueado, o investimento inicial gira em torno de 360 mil reais.
E então? Sentiu-se inspirado a seguir os passos das franquias de sucesso do Brasil? Pesquise sobre as estratégias utilizadas por cada uma delas e busque o crescimento do seu negócio! Se você gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhar com os amigos em suas redes sociais!