Saber quanto investiu para conquistar cada cliente é um dado extremamente importante e relevante na hora de mensurar a lucratividade da empresa.
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é, inclusive, uma ótima ferramenta para medir os resultados advindos de ações como, por exemplo, o marketing digital. Podemos fazer uso da seguinte equação:
CAC = Investimento no período x número de novos clientes adquiridos
Exemplificando: se você investiu R$ 20.000 num período e, nesse mesmo tempo, conquistou 20 novos clientes, seu CAC foi de R$ 1.000 por cliente.
Esse investimento só entra na conta quando está diretamente relacionado à aquisição de clientes e isso inclui o trabalho da equipe para atrair visitantes, a captação do lead qualificado e a nutrição desses mesmos leads até o fechamento da compra em si.
Em outras palavras, o processo de vendas precisa ser monitorado com precisão para entender quais são as etapas do ciclo do cliente.
Quanto mais dados obtiver, mais preciso será o investimento no CAC na etapa em que estiver precisando mais. Quanto menor o investimento em CAC, melhor porque significa que o processo já está tão lapidado que não precisa de grandes ajustes.
Seguindo essa linha de raciocínio, veja algumas dicas para aprimorar seu CAC:
* Associe-se a um ecossistema de negócios
A vantagem colaborativa atinge uma base muito maior de clientes e seus produtos já chegam de forma contextualizada a diversos tipos de consumidores por causa das conexões com outras empresas associadas.
* Segmentação de público
Ter um público segmentado ajuda a direcionar ações mais efetivas que vão ao encontro das necessidades do consumidor final e, assim, você sabe exatamente quem deseja atrair.
* Relação de valor
Agregue valor à essa interação com o cliente, seja em forma de promoção, conteúdo personalizado ou experiências. Os consumidores esperam que suas marcas favoritas ofereçam mais do que um produto; é necessário também criar um vínculo emocional.
* Mecanismos de fidelização
Programa de pontos e cashback são exemplos de ações que podem engajar e fidelizar seu cliente. Pense em como usar esses mecanismos estrategicamente compreendendo em que etapa e ações é momento certo de empregá-los. Assim, você evita investimento excessivo em ações para a massa, que nem sempre são efetivos para captar novos clientes.
Agora que você já sabe como é importante ter todas essas informações sobre o processo de vendas, você também precisa de soluções que façam uma leitura detalhada e possibilitem a personalização desses dados.
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